sexta-feira, 27 de março de 2015

Fabio Carvalho - Aposto. Intervenção urbana em Lisboa.

Fábio Carvalho está mais uma vez em Lisboa, Portugal, onde realiza a intervenção urbana "APOSTO". 


Fábio Carvalho | Aposto - Lisboa | 2015Esta é a segunda vez em que o artista realiza um projeto de intervenção urbana naquela cidade. Ano passado Fábio Carvalho fez uma outra intervenção urbana, chamada “Migração Monarca”, durante as tradicionais Festas dos Santos Populares de Lisboa, que correspondem às festas juninas brasileiras, acrescentando bandeirinhas de papel de seda com seus "Monarcas" - soldados em uniforme camuflado, com asas de borboleta saindo de suas costas - às decorações já existentes pelas ruas.


Fábio Carvalho | Migração Monarca - Lisboa | 2014Para o projeto de intervenção urbana deste ano, chamado “Aposto”, o artista, que é um apaixonado pelos azulejos antigos, tendo até mesmo um projeto paralelo de levantamento dos azulejos antigos em sua cidade natal, o Rio de Janeiro, criou três novos padrões de azulejo, a partir de fotos de peças da série "Delicado Desejo", de sua autoria. A série "Delicado Desejo" é composta por armas de fogo criadas a partir de um patchwork de diversas rendas.


Desejo Delicado | rendas diversas | 2015Os novos padrões foram impressos em papel, e depois os azulejos de papel foram aplicados com cola de amido em fachadas de prédios lisboetas onde os azulejos originais já estavam em falta, por deterioração ou roubo. Nenhum azulejo real foi encoberto pelos azulejos de papel do artista. Francisco Queiroz, Doutor em História da Arte, professor na Escola Superior Artística do Porto, e consultor na área da Reabilitação de Centros Históricos, afirmou na página do facebook do projeto SOS Azulejo (Portugal), que esta seria uma "outra forma de chamar a atenção" para o constante problema de roubos e perdas de azulejos nas fachadas da cidade.


Fábio Carvalho | Aposto - Lisboa | impressão a laser, cola de amido | 2015O artista conta que desde que começou a ir à Lisboa com regularidade, a partir de 2011, ficou interessado pelos “remendos” errados que as pessoas fazem nas fachadas de suas casas, usando padrões diferentes dos originais para completar os buracos que vão aparecendo, e que isto foi um dos pontos de partida para esta intervenção artística.

Na página http:// hs13rclisboa.blogspot.pt, é possível acompanhar a evolução da intervenção urbana, onde se pode encontrar até mesmo um “mapa dos tesouros”, com a localização exata de cada fachada azulejar que recebeu a intervenção de Fábio Carvalho. Nesta página o visitante irá encontrar ainda os outros projetos que o artista está desenvolvendo durante a Residência Artística HS13rc.
Fábio Carvalho | Aposto - Lisboa | 2015texto completo e mais imagens: http://hs13rclisboa.blogspot.com.br/p/serie-aposto-2015-intervencao-urbana.html

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now