sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ateliê da Imagem Valeria Costa Pinto.






Foto do vídeo Longe ao Sul
PRÓXIMA SEXTA LIVRE!
DIA 27 de fevereiro, às 19h
Entrada franca
Apresentação de seis vídeos arte da premiada artista Valeria Costa Pinto
Destaque para: Longe ao Sul  - Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio
A próxima Sexta Livre do Ateliê da Imagem será no dia 27 de fevereiro, às 19h, tendo como convidada especial, a premiada artista Valéria Costa Pinto, apresentando seis vídeos arte mais representativos de sua carreira. Logo após, o público poderá conversar com a artista.Entrada franca.
O primeiro vídeo a ser apresentado será Longe ao Sul - premiado no Edital Honra ao Mérito Arte e Patrimônio em 2013 – um vídeo instalação com três projeções distintas e complementares: privilegia o olhar estrangeiro, mas próximo e afetivo da poeta americana Elizabeth Bishop sobre o Brasil, especialmente, sobre Ouro Preto, cidade onde viveu nos anos 60. Às imagens filmadas em janeiro de 2014, na célebre cidade histórica mineira, foram entrelaçados fragmentos de três poemas de Bishop escritos no Brasil como: "Questões de Viagem”, “Chegada em Santos” e “Pela Janela: Ouro Preto”.
Na sequência, o vídeo Oçapse, já apresentado no Ateliê da Imagem, é um fragmento do vídeo coletivo organizado por Marcos Bonisson, onde cada participante representa na forma de imagens, uma questão sobre espaço.
Logo depois, será mostrado Obra, registros documentais de uma obra, desconstruídos e reconstruídos de forma poético visual. A partir do processo de trabalho, do gesto, da manualidade e da interação com a máquina, colocando a obra como metáfora da arte.
Finalizando a noite, o público terá a oportunidade de conhecer mais três vídeos que retratam a vida nas grandes cidades: Reflexus - Refluxus que aborda a solidão e a aceleração do tempo vista através dos reflexos espelhados das fachadas; Ver a cidade com flagrantes de personagens no centro da cidade em busca de visibilidade e meio de vida e, por último, Olindina, conhecida na Rocinha como a mulher da garrafa d’água na cabeça em seu percurso para o trabalho, seu ambiente e seus ideais. Encerrando o encontro, haverá um bate papo com a artista e o público. 
SERVIÇO
Sexta Livre com a artista Valéria Costa Pinto – apresentação de seis vídeos arte.
Dia 27 de fevereiro, às 19h.  Livre - Entrada franca
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur, 453, Urca
Tel: 2541 3314

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now