quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Conversando sobre Arte entrevistado o artista Guilherme Callegari






Quem é Guilherme Callegari? 
Nasci em Santo André - SP, no dia 5 de Fevereiro de 1986.
As lembranças que tenho da minha infância, eu estava na rua andando de bicicleta, soltando pipa ou estava em casa desenhando. Lembro que nessa época eu já desenhava todos os dias. Essas lembranças são bem nítidas na minha mente. Hoje com 28 anos, prestes a completar 29 ainda pinto e respiro meu trabalho todos os dias. Lembro que na adolescência passei a colar lambe-lambe nas ruas da região do ABC, junto com amigos que estão ao meu lado até hoje.
Tenho uma família incrível que sempre me apoiou em todas as minhas decisões. E  tenho uma menina (namorada) incrivelmente linda, ao meu lado que me apoia e me ouve muito também.

Como a arte entrou em sua vida? 
Como todas as crianças, eu sempre desenhei desde pequeno. Eu apenas levei isso um pouco a sério e faço isso até hoje.
Lembro que em um dia em uma aula de Educação. Artística, uma professora me mostrou as pinturas de Kandinsky. E ai comecei ir atrás desses artistas e pesquisar em livros, outros artistas. Naquela época conheci Miró, Francis Bacon, Yves Klein, Basquiat e Warhol. E foi como se eu tivesse entrado em outro mundo.

Qual foi sua formação artística?
 Eu não tenho formação artística acadêmica, sou formado em Design Gráfico com ênfase em tipografia. Acho que minha formação foi essencial para minha pintura caminhar para o que ela.

Que artistas influenciam em sua obra?
 Cy Twombly, Franz Kline, Francis Bacon, Christopher Wool, Luc Tuimans, Robert Rauschenberg, Michael Majerus e Michael Borremans

Como você descreve seu trabalho?
 Minha pintura é um compilado de histórias e pensamentos que tenho no decorrer do dia-a-dia no ateliê, não existe uma única história em cada tela, mas sim milhares de historias em uma única tela. Como se fosse um caderno de anotação.
Eu tenho a necessidade de usar diversos tipos de tintas nas pinturas, desde acrílica, até esmalte sintético, passando por tinta serigráfica, óleo e carvão. Em alguns trabalhos eu uso resina, mas como um elemento a mais e não como um material p protege o trabalho. Já cheguei a usar tinta automotiva, mas não gostei muito. Quero começar a usar encáustica agora. Eu sempre procuro usar tinta mais grossa que eu encontro, que seja mais massuda e não tão liquida.


O material brasileiro para pintura já tem a qualidade desejada?
 O material brasileiro já tem uma qualidade sim, mas ainda precisa de mais diversidade. Temos poucos materiais bons no mercado.

É possível viver de arte no Brasil?
 É possível sim. O pessoal vê isso como impossível, o que é errado. Temos que nos manter organizado e saber o que estamos fazendo e onde pisar com seu trabalho. Estar nos lugares certos. E antes de tudo, ser sincero com seu trabalho.

Como você estuda e se atualiza?
 Livros, exposições, livros, exposições, livros e internet.

Como foi participar de exposição na Gentil Carioca, RJ? Alguma diferença do público de São Paulo?
 A exposição na Gentil foi bem legal, o pessoal da galeria é super profissional, estava sempre ali para me ajudar no que eu precisava. A exposição tinha bons artistas também.
E abertura da exposição foi uma semana antes do carnaval, então o publico estava bem "animado". Agora não sei se a "animação" era por causa do carnaval ou por causa da abertura da exposição. rs

Qual sua opinião sobre os salões de arte, alguma sugestões para aprimorá-los?
 Salões de arte é a peça-chave para o começo de todo artista. É praticamente impossível ter uma carreira sólida no mercado sem ter passado por salões, sem ter ganhado alguns "não" em salões. As inscrições dos salões precisam se modernizar, não da mais para ficar enviando projeto por correio.

O que é necessário para um artista ser representado por uma galeria?
 Eu acho que o que é necessário para um artista, é trabalhar bem, ser sincero com o trabalho, pesquisar, ler, se atualizar, participar de exposições, salões. Mas antes de tudo, respirar o seu trabalho, saber bem o que está fazendo e fazer disso a sua vida. Galeria é conseqüência de tudo isso.

Quais são seus planos para o futuro?
 Meus planos são simples, apenas trabalhar todos os dias e respirar meu trabalho 24h por dia. Pretendo fazer essas duas coisas até o dia que eu morrer.



Antilhas Holandesas. 90 x 120 cm.



Aston Hino. 150 x 180 cm.



Hodie. 150 x 130 cm.




Dente. 56 x 80 cm.


Ibitipoca 35 x 55 cm.


Bal 179 x 189 cm.



 Unutilizar. 150 x 70 cm



Por Junto Aproximar-se. 207 x 105 cm.


Remanejo. 229 x 200 cm.







Nome Artístico: Guilherme Callegari
Portfólio online: www.guilhermecallegari.com


Formação

- 2008 - 2011 - Design Gráfico com ênfase em tipografia - Universidade Anhembi Morumbi
- 2013 - Curso História da Arte - Rodrigo Naves
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Exposições Individuais

- 2014 (Setembro - Outubro) - “errata” - Galeria Arterix - São Paulo - SP
- 2014 (Agosto - Setembro) - “Audaturdir” - Casa da Cultura - Paraty - RJ
- 2011 (Fevereiro - Março) -  “Impermanências” - Casa do Olhar - Santo André - SP
- 2009 (Outubro) - “FORTE” – Piola Art Inside/Piola Higienópolis Brasil
- 2009 (Junho – Julho) “Completo3” – Museu de Santo André – Santo André – SP
- 2009 (Junho) – Exposição Guilherme Callegari – A Casa Galeria – São Paulo
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Exposições Coletivas

- 2014 ( Dezembro - Janeiro) - Nós / Ninguém - Casa Nova - São Paulo - SP
- 2014 (Dezembro - Janeiro) - Frequentes conclusões falsas - Galeria Orlando Lemos - Nova Lima - MG
- 2014 (Maio - Junho) - 13º Salão Nacional de Arte de Jataí - MAC Jataí - Jataí - GO
- 2014 (Fevereiro - Março) - ABRE ALAS - Galeria A Gentil Cariosa - Rio de Janeiro - RJ
- 2014 (Janeiro - Fevereiro) - 5º Salão dos Artistas Sem Galeria  - Zipper Galeria - São Paulo - SP
- 2013 (Julho - Agosto) - 1ª Mostra de Arte Contemporânea do ABC - Salão de Arte - Santo André - SP
- 2012 (Outubro - Novembro)  - Arte Londrina - Estratégias Pictóricas - Londrina - PR
- 2012 (Setembro - Outubro) - Liceu de Artes e Ofícios - Arte para todos - São Paulo - SP
- 2012 (Fevereiro - Março) -  Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André - SP (prêmio aquisição)
- 2011 (Fevereiro - Março) - 20 e Poucos anos - Galeria Baró - São Paulo - SP
- 2010 (Abril – Junho) – Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto – Santo André (prêmio menção honrosa)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Premiações

-    2012 (Abril - Junho) -  Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto – Santo André
-   2010 (Abril – Junho) – Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto – Santo André (prêmio menção honrosa)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Assistente do artista Rodolpho Parigi de outubro de 2011 até maio de 2013
Assistente dos artistas Sandra Cinto e Albano Afonso de maio a outubro de 2013
2013 - Acompanhamento de Projeto com Albano Afonso e Sandra Cinto, Ateliê Fidalga
2013/2014 - Acompanhamento de Projeto com Bruno Mendonça, Carolina Paz e Douglas de Freitas, Atelie 2e1
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now