quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Blow Up! Novo espaço da Galeria Lume.




A Galeria Lume inaugura seu novo espaço no Jardim Europa e abre a exposição coletiva Blow Up!, com obras de todos os artistas por ela representados. Sob curadoria de Paulo Kassab Jr., aproximadamente 40 trabalhos, entre fotografias, esculturas objetos e pinturas, compõem a mostra, que propõe uma nova forma de pensar e analisar a arte, alheia a preconceitos ou amarras pré-estabelecidas.

O significado da obra de arte não está apenas no olhar. Toda acepção nasce em nós mesmos, escravos dos limites de nossos universos culturais e de nossas afinidades. “A fotografia, a tela ou a escultura vivem enquanto apreciadas; antes disso são vazios à espera da contemplação.”, comenta o curador da exposição. Em um momento especial para a Galeria Lume – a inauguração de seu novo espaço -, Blow Up! desafia o espectador a decifrar as obras de uma maneira particular, pessoal. Na ocasião, um recorte do portfólio da galeria perfaz a mostra coletiva: diferentes séries, conceitos, olhares e materiais se misturam para instigar distintas formas de pensar. Entre alguns dos trabalhos expostos, temos a série Flying Houses, do fotógrafo francês Laurent ChéhèreLadies Room Around the World, da norte-americana Maxi CohenThe Non Conformists e The Last Resort, do britânico Martin Parr; entre os brasileiros, Priva-Cidade, Publi-Cité, de Rodrigo KassabSão Paulo Verticais, de Paulo D’AlessandroCorpo Vago, de Gal Oppido; a pintura realista Cantareira, de Kilian Glasner; além de pinturas de Paulo von Poser e esculturas de Florian Raiss.

Fundada em 2011, a Galeria Lume cresceu; os limites de sua antiga sede já não comportavam mais seu vasto portfólio. Com novos artistas, começou a explorar novas mídias, para as quais o espaço físico é primordial. “Além disso, há muito tempo queríamos ter a galeria com acesso mais fácil, e agora chegou o momento.”, comenta Felipe Hegg. Com uma localização privilegiada, a Lume dá um passo adiante e se estabelece como uma referência no mercado. A nova galeria abrigará não apenas exposições como também debates, saraus, cursos livres e, em breve, uma residência artística.

Em meio a tamanha diversidade, alguns talvez enxerguem o conjunto de obras dispostas em Blow Up! como belas paisagens, imagens históricas, esculturas e telas tecnicamente perfeitas, seguindo a exatidão de olhos apegados à realidade. Já os afeitos à imagem poética, à imaginação, “verão cheiro de infância em casas que flutuam, ouvirão contos através de indiscretas janelas e questionarão cobras que transformam-se em rios, criando nostalgias de um tempo vivido na memória.”, conclui Paulo Kassab Jr.   



Exposição: Blow Up!
ArtistasAngelo Luz, Akira Cravo, Alberto Ferreira, Claudio Edinger, Diego Kuffer, Florian Raiss, Gabriel Wickbold, Gal Oppido, Gilberto Salvador, Guta Galli, José Guedes, Kilian Glasner, Laurent Chéhère, Lucio Carvalho, Martin Parr, Maxi Cohen, Paulo D'Alessandro, Paulo von Poser, Penna Prearo, Rodrigo Kassab, Terry O'Neill, Znort
Curadoria: Paulo Kassab Jr.
Coordenação: Felipe Hegg e Victoria Zuffo
Abertura: 27 de novembro de 2014, quinta-feira, às 19h
Período: De 28 de outubro de 2014 a 17 de fevereiro de 2015
Local: Galeria LUME – www.galerialume.com
Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jd. Europa – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3168-0351
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 17h














GALERIA LUME ANUNCIA SEU NOVO ENDEREÇO E ABRE MOSTRA COLETIVA


A Galeria Lume inaugura seu novo espaço no Jardim Europa e abre a exposição coletiva Blow Up!, com obras de todos os artistas por ela representados. Sob curadoria de Paulo Kassab Jr., aproximadamente 40 trabalhos, entre fotografias, esculturas objetos e pinturas, compõem a mostra, que propõe uma nova forma de pensar e analisar a arte, alheia a preconceitos ou amarras pré-estabelecidas.

O significado da obra de arte não está apenas no olhar. Toda acepção nasce em nós mesmos, escravos dos limites de nossos universos culturais e de nossas afinidades. “A fotografia, a tela ou a escultura vivem enquanto apreciadas; antes disso são vazios à espera da contemplação.”, comenta o curador da exposição. Em um momento especial para a Galeria Lume – a inauguração de seu novo espaço -, Blow Up! desafia o espectador a decifrar as obras de uma maneira particular, pessoal. Na ocasião, um recorte do portfólio da galeria perfaz a mostra coletiva: diferentes séries, conceitos, olhares e materiais se misturam para instigar distintas formas de pensar. Entre alguns dos trabalhos expostos, temos a série Flying Houses, do fotógrafo francês Laurent Chéhère; Ladies Room Around the World, da norte-americana Maxi Cohen; The Non Conformists e The Last Resort, do britânico Martin Parr; entre os brasileiros, Priva-Cidade, Publi-Cité, de Rodrigo Kassab; São Paulo Verticais, de Paulo D’Alessandro, Corpo Vago, de Gal Oppido; a pintura realista Cantareira, de Kilian Glasner; além de pinturas de Paulo von Poser e esculturas de Florian Raiss.

Fundada em 2011, a Galeria Lume cresceu; os limites de sua antiga sede já não comportavam mais seu vasto portfólio. Com novos artistas, começou a explorar novas mídias, para as quais o espaço físico é primordial. “Além disso, há muito tempo queríamos ter a galeria com acesso mais fácil, e agora chegou o momento.”, comenta Felipe Hegg. Com uma localização privilegiada, a Lume dá um passo adiante e se estabelece como uma referência no mercado. A nova galeria abrigará não apenas exposições como também debates, saraus, cursos livres e, em breve, uma residência artística.

Em meio a tamanha diversidade, alguns talvez enxerguem o conjunto de obras dispostas em Blow Up! como belas paisagens, imagens históricas, esculturas e telas tecnicamente perfeitas, seguindo a exatidão de olhos apegados à realidade. Já os afeitos à imagem poética, à imaginação, “verão cheiro de infância em casas que flutuam, ouvirão contos através de indiscretas janelas e questionarão cobras que transformam-se em rios, criando nostalgias de um tempo vivido na memória.”, conclui Paulo Kassab Jr.   



Exposição                              Blow Up!
Artistas                                  Angelo Luz, Akira Cravo, Alberto Ferreira, Claudio Edinger, Diego Kuffer, Florian Raiss, Gabriel Wickbold, Gal Oppido, Gilberto Salvador, Guta Galli, José Guedes, Kilian Glasner, Laurent Chéhère, Lucio Carvalho, Martin Parr, Maxi Cohen, Paulo D'Alessandro, Paulo von Poser, Penna Prearo, Rodrigo Kassab, Terry O'Neill, Znort
Curadoria                               Paulo Kassab Jr.
Coordenação                         Felipe Hegg e Victoria Zuffo
Abertura                                 27 de novembro de 2014, quinta-feira, às 19h
Período                                   De 28 de outubro de 2014 a 17 de fevereiro de 2015
Local                                      Galeria LUMEwww.galerialume.com
Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jd. Europa – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3168-0351
Horário                                    Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 17h
Número de obras                    Cerca de 40
Técnica                                   Fotografias, esculturas, objetos e pinturas
Dimensões                             Variadas
Preços                                    R$ 3.000,00 a R$80.000,00


Ass. Imprensa - Balady Comunicação – Silvia Balady / Zeca Florentino
Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br


Galeria Lume
Fundada em 2011 com o objetivo de exibir os grandes nomes da fotografia brasileira, a Galeria LUME estabeleceu-se em pouco tempo como referência de vitalidade, conceito e transgressão. Dirigida por Felipe Hegg e Paulo Kassab Jr., a LUME apresenta um novo caminho para a leitura da contemporaneidade, através de um diálogo aberto, pautado pela pesquisa curatorial e pelo espírito da época. A galeria oferece um panorama dinâmico, apostando em diferentes suportes, nos quais artistas brasileiros e estrangeiros realizam exposições ousadas, orientadas pelo desenvolvimento de trabalhos conceituais e pesquisas consolidadas. A LUME participa, constantemente, de feiras nacionais e internacionais, e representa importantes artistas como Alberto Ferreira, Florian Raiss, Maxi Cohen e Martin Parr, entre vários outros.





Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now