quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Luste Cultural abre, no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, a mostra Arquivo Urbano: 100 anos de Fotografia e Moda no Brasil,









​ 
JUSSARA ROMÃO ABRE EXPOSIÇÃO COM FOTOS DE SEU ARQUIVO URBANO

Luste Cultural abre, no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, a mostra Arquivo Urbano: 100 anos de Fotografia e Moda no Brasil, da editora de moda, artista plástica e designer de jóias Jussara Romão, que também assina a curadoria e a expografia. Composta por 120 fotografias, a exposição apresenta um panorama dos hábitos e costumes dos brasileiros nos últimos 100 anos, com ênfase na moda feminina cotidiana.

Durante amplo período de pesquisa iconográfica, feita por Goya Cruz, foram resgatadas fotografias – oriundas de álbuns de família, instituições, museus e acervos particulares – que traçam uma análise social e histórica da sociedade brasileira, ao longo dos últimos 100 anos. Além de fotógrafos anônimos, que registraram o dia a dia de suas famílias, a pesquisa inclui imagens de nomes consagrados, como Augusto MaltaJean Manzon e Marcio Scavone. Com este material, e partindo do pressuposto de que “Tudo o que acontece na sociedade se reflete na forma de vestir”, surgiu o projeto Arquivo Urbano, composto por um livro (lançado em 2013, pela Luste Editores), e pela presente exposição. O livro – que é finalista do Prêmio Jabuti 2014 na categoria Arte e Fotografia -, traz as imagens acompanhadas por um texto de autoria de Mario Mendes, e relatam comportamentos difundidos por fontes como cinema, rádio, jornais, revistas e televisão, desvendando o país antes e depois do advento da indústria da moda. Agora, as fotografias mais interessantes e emblemáticas ocupam o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, em Porto Alegre, em ampliações e reproduções - as imagens que contam a história até os anos 2000 são impressas em tecido e exibidas em móbiles espalhados pelo museu; as mais recentes são mostradas em tela, representando um novo tempo, a tecnologia e a velocidade que a comunicação atinge o público.

Ocorridas do início do século XX para o XXI, grandes transformações na sociedade geraram diversas mudanças nos hábitos e costumes da população. “A moda, o lazer, a alimentação: tudo mudou de forma extraordinária”, comenta Jussara Romão. A exposição Arquivo Urbano: 100 anos de Fotografia e Moda no Brasil apresenta o cotidiano dos brasileiros nos últimos 100 anos, enfatizando os aspectos da moda com imagens que provêm de acervos de diversas regiões do país, o que possibilita uma análise não restrita aos tradicionais centros políticos e financeiros do país.

Com isso, é contada uma história do Brasil. Não a história oficial de políticos e homens importantes para o país, mas a vida cotidiana dos brasileiros e sua evolução - um tema de interesse para os mais diversos públicos. A exposição representa, desta forma, um importante registro não apenas para historiadores e estudantes, mas também para o público em geral, uma vez que traz imagens curiosas, que contam a trajetória do país de modo pouco usual.


Exposição: Arquivo Urbano, 100 anos de Fotografia e Moda no Brasil
Idealização, curadoria e expografia: Jussara Romão
Abertura: 3 de novembro de 2014, segunda-feira, às 19h
Período: 4 de novembro a 3 de dezembro de 2014
Local: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
Rua dos Andradas, 959 - Porto Alegre/RS
Tel.: (51) 3225 8757
Horário: Terça-feira a sábado, das 9h às 18h




JUSSARA ROMÃO ABRE EXPOSIÇÃO COM FOTOS DE SEU ARQUIVO URBANO

Luste Cultural abre, no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, a mostra Arquivo Urbano: 100 anos de Fotografia e Moda no Brasil, da editora de moda, artista plástica e designer de jóias Jussara Romão, que também assina a curadoria e a expografia. Composta por 120 fotografias, a exposição apresenta um panorama dos hábitos e costumes dos brasileiros nos últimos 100 anos, com ênfase na moda feminina cotidiana.

Durante amplo período de pesquisa iconográfica, feita por Goya Cruz, foram resgatadas fotografias – oriundas de álbuns de família, instituições, museus e acervos particulares – que traçam uma análise social e histórica da sociedade brasileira, ao longo dos últimos 100 anos. Além de fotógrafos anônimos, que registraram o dia a dia de suas famílias, a pesquisa inclui imagens de nomes consagrados, como Augusto Malta, Jean Manzon e Marcio Scavone. Com este material, e partindo do pressuposto de que “Tudo o que acontece na sociedade se reflete na forma de vestir”, surgiu o projeto Arquivo Urbano, composto por um livro (lançado em 2013, pela Luste Editores), e pela presente exposição. O livro – que é finalista do Prêmio Jabuti 2014 na categoria Arte e Fotografia -, traz as imagens acompanhadas por um texto de autoria de Mario Mendes, e relatam comportamentos difundidos por fontes como cinema, rádio, jornais, revistas e televisão, desvendando o país antes e depois do advento da indústria da moda. Agora, as fotografias mais interessantes e emblemáticas ocupam o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, em Porto Alegre, em ampliações e reproduções - as imagens que contam a história até os anos 2000 são impressas em tecido e exibidas em móbiles espalhados pelo museu; as mais recentes são mostradas em tela, representando um novo tempo, a tecnologia e a velocidade que a comunicação atinge o público.

Ocorridas do início do século XX para o XXI, grandes transformações na sociedade geraram diversas mudanças nos hábitos e costumes da população. “A moda, o lazer, a alimentação: tudo mudou de forma extraordinária”, comenta Jussara Romão. A exposição Arquivo Urbano: 100 anos de Fotografia e Moda no Brasil apresenta o cotidiano dos brasileiros nos últimos 100 anos, enfatizando os aspectos da moda com imagens que provêm de acervos de diversas regiões do país, o que possibilita uma análise não restrita aos tradicionais centros políticos e financeiros do país.

Com isso, é contada uma história do Brasil. Não a história oficial de políticos e homens importantes para o país, mas a vida cotidiana dos brasileiros e sua evolução - um tema de interesse para os mais diversos públicos. A exposição representa, desta forma, um importante registro não apenas para historiadores e estudantes, mas também para o público em geral, uma vez que traz imagens curiosas, que contam a trajetória do país de modo pouco usual.


Exposição                                                                            Arquivo Urbano, 100 anos de Fotografia e Moda no Brasil
Idealização, curadoria e expografia                      Jussara Romão
Abertura                                                                               3 de novembro de 2014, segunda-feira, às 19h
Período                                                                       4 de novembro a 3 de dezembro de 2014
Local                                                                                     Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
Rua dos Andradas, 959 - Porto Alegre/RS
Tel.:                                                                           (51) 3225 8757
Horário                                                                       Terça-feira a sábado, das 9h às 18h
Número de obras                                                      120
Técnica                                                                     Fotografia
Dimensões                                                                42 x 59,4 cm a 84,1 x 118,9 cm


Assessoria de Imprensa
Luste Cultural - Balady Comunicação – Silvia Balady / Zeca Florentino
Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br


Jussara Romão
Carioca, formada em Artes Plásticas pela Faculdade Armando Álvares Penteado – FAAP/SP, especializou-se em Artes Gráficas no Senai e estilismo na Faculdade Santa Marcelina. Por onze anos trabalhou na revista Elle como editora chefe de moda, coordenando o departamento e as coberturas online dos desfiles nacionais e internacionais. Palestrou em feiras nacionais e em empresas do setor, ministrou cursos “Moda em Revista” – Senac, IED/Brasil; e “Moda na Fotografia”. Em 2007 inicia carreira solo trabalhando como stylist para publicidade e como designer de jóias. No ano de 2009 abre seu escritório Jussara Romão Agência de Gestão e Conteúdo de Moda e começa a desenvolver publicações customizadas e conteúdo de moda para sites, blogs e redes sociais.

Luste Cultural
Em 2011, a Luste Editorial lança o seu braço cultural, responsável por eventos artísticos, como exposições e concertos. Abraça a filosofia da editora ao selecionar poucos e bons projetos por ano. Em 2011, realizamos a exposição “Miro-Artesão da Luz”, nas estações do Metrô de São Paulo. Já em 2012, lançamos três exposições: uma retrospectiva dos 25 anos de carreira do artista plástico Paulo von Poser; “Ui! Regina Guerreiro”, ambos no Museu Brasileiro da Escultura, e “Contando as Margens – Rios de São Paulo”, no Metrô de São Paulo.
--
------
Balady Comunicação
(11)3814.3382//3032.2095
--

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now