quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Galeria Vilanova abre a exposição Entre Flores e Entrelinhas, dos artistas plásticos Virgilio Neves e Vitor Azambuja, com curadoria de Bianca Boeckel.




GALERIA VILANOVA CELEBRA A PRIMAVERA COM MOSTRA COLETIVA

Galeria Vilanova abre a exposição Entre Flores e Entrelinhas, dos artistas plásticos Virgilio Neves e Vitor Azambuja, com curadoria de Bianca Boeckel. Para a mostra, foram selecionadas 11 obras inéditas – entre desenhos e pinturas -, cujo tema principal é a primavera e as sensações que acompanham essa estação, em trabalhos que envolvem todos os nossos sentidos e reproduzem flores, cores e aromas.
Em duas telas e quatro desenhos, Virgilio Neves cria linhas que ocupam o campo visual dos suportes e que delimitam imagens de maneira aleatória, entregue ao acaso. Após procurar por diversos tipos de ferramentas, o artista iniciou uma pesquisa com extrato de própolis líquido, utilizando este elemento em seus desenhos juntamente com uma caneta permanente. O resultado obtido foi surpreendente não apenas pelos valores formais, mas pelas metáforas que surgiram a partir de então: “O aroma do própolis trazia sensações positivas que me devolviam à infância. E o poder de fixação desta substância e do seu aroma sobre o papel também estavam intimamente ligados ao poder de fixação desta memória em minha mente.”, comenta.
Por sua vez, Vitor Azambuja apresenta cinco telas com um tema recorrente em sua produção: a exuberância das rosas, em cores inusitadas e sempre surpreendentes - sua já conhecida marca. Apesar de sua inspiração na natureza, o artista não pinta pela observação e sim pela imaginação – a harmonia na combinação de suas cores não é fruto da reprodução, mas o resultado de um ato criativo autônomo. Formado em música pelo Conservatório Brasileiro de Música, como pianista, “para ele as flores, principalmente, o levam indubitavelmente aos sons que delas exalam”, diz Geraldo Edson de Andrade, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte.
Em uma celebração ao início da estação mais exuberante do ano, a primavera, Entre Flores e Entrelinhas propicia ao público uma nova visão sobre um tema corriqueiro, com pinturas e desenhos que não apenas se complementam, mas também estreitam o diálogo com o espectador. Nas palavras de Bianca Boeckel: “As obras dos dois artistas cantam e dançam diante dos nossos olhos”.

Exposição: Entre Flores e EntrelinhasArtistas: Virgilio Neves e Vitor AzambujaCuradoria: Bianca BoeckelAbertura: 20 de setembro de 2014, sábado, às 18hPeríodo:  23 de setembro a 3 de novembro de 2014Local: Galeria Vila Nova – http://www.galeriavilanova.com.brRua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SPTel.: (11) 2691-1190Horário: Terça-feira a sábado, das 12 às 18h

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now