sábado, 20 de setembro de 2014

Fábio Carvalho apresenta na exposição "Cerâmica!" sua nova série "Hora do Rancho"


Fábio Carvalho apresenta na exposição "Cerâmica!" sua nova série "Hora do Rancho"Fábio Carvalho participa da exposição coletiva "Cerâmica!", onde apresenta sua mais nova série de trabalhos, chamada "Hora do Rancho", na galeria Meninos de Luz, na rua Rua Saint Roman 149, em Copacabana, Rio de Janeiro. A exposição abre no dia 19/9, sexta, 16h30, e tem curadoria de Osvaldo Carvalho.


Hora do Ranchodesenho com tinta permanente para cerâmica sobre pratos de porcelana previamente decorados
Segundo o curador Osvaldo Carvalho, a exposição traz o trabalho de artistas envolvidos com a cerâmica em suas várias particularidades. São obras que vão desde a manufatura própria pelo artista, até a apropriação de peças prontas e retrabalhadas. A mostra tem seu foco na construção poética visual que abre novas perspectivas de entendimento da cerâmica para além da mera formalização tradicional. 

Os artistas participantes da mostra são Cris Cabus, Denize Torbes, Fábio Carvalho, Guilherme Toledo, Jesse Emidio, Rosita Rocha e Sylvia Goyanna. A pluralidade de meios é o foco que se busca a cada nova exposição realizada na galeria que já recebeu grafiteiros, gravuristas, fotógrafos, poetas visuais, pintores e agora ceramistas. 


Hora do Rancho n° 1desenho com tinta permanente para cerâmica sobre prato de porcelana previamente decoradoPara a exposição "Cerâmica!" Fábio Carvalho desenvolveu uma nova série de trabalhos inéditos, chamada "Hora do Rancho", que é uma série focada em representar através de desenho objetos e símbolos do mundo militar, que são normalmente associados com a masculinidade bruta, a virilidade pura, em um meio que muitas pessoas veem como pertencente apenas ao universo feminino, a louça de porcelana com decoração floral.

Como vem fazendo desde 2009 com sua série "Macho Toys", Fábio Carvalho nos convida a uma reflexão sobre os elementos que constituem as expectativas sobre gênero. Seus trabalhos operam na superposição e no conflito entre elementos tradicionais do universo feminino, em particular os padrões decorativos florais, a louça de porcelana, o scrapbook vitoriano, o bordado, as pérolas e os cristais, com os estereótipos de masculinidade, como o soldado, o policial, o executivo, o halterofilista, o cowboy, etc. 


Hora do Rancho n° 5desenho com tinta permanente para cerâmica sobre prato de porcelana previamente decorado
Nos trabalhos de Fábio Carvalho ficamos frente a frente com imagens ou objetos plenos de beleza, sedução e delicadeza, talvez fazendo-nos até por vezes esquecer que estes estão entremeados ou partem de elementos que representam, em particular tendo em mente a história recente brasileira, violência e repressão. Estamos portanto diante de um dilema provocado por um discurso contraditório, e cabe a cada um tomar a sua posição frente a este dilema.  

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now