sábado, 23 de agosto de 2014

Thomas Eakins


Thomas Eakins (1844-1916) Um dos mais conceituados artistas americanos. Foi pintor, escultor, fotógrafo e professor.Nasceu e passou a maior parte de sua vida na Filadélfia.Estudou na Pensylvania Academie of Fine Arts e aprofundou-se nas ciências da anatomia e dissecação no Jefferson Medical College. Em 1886, mudou-se para Paris onde matriculou-se na Écolle de Beuax-Arts sob a orientação de Gérôme e frequentou o atelier de Bonnat. O Realismo foi reforçado ao conhecer na Espanha os trabalhos de Velasquez e Ribera. Ao retornar para Filadélfia, assumiu o cargo de professor na Pensylvania Academie, tendo chegado a ser seu diretor. Sua visão avançada permitiu diminuir o tempo destinado ao desenho, colocando o aluno em contato com a pintura. Estimulou o uso da fotografia e acabou com as aulas em separados para homens e mulheres no estudo do nu. Medidas polêmicas para a época o que causou desentendimento com os outros professores e levou o a demitir-se. Eakins foi um admirador da fotografia e a utilizava para estudar movimentos e poses. Casou-se com uma ex aluna a artista Susan Hanna Macdowell, também, entusiasmada com a fotografia. A obra de Eakis documentou um pouco da história da Pensilvânia. Seus retratos mostraram as principais figuras da política, artes e ciências e suas obras de exterior deixaram registrados os costumes de sua época. O maior reconhecimento de sua obra veio após sua morte. Ele é considerado um dos grandes estudiosos do homoerotismo na arte. 


Carmelita Requena, 1869.


 Street Scene of Sevilla, 1870.



The Bigling Brothers Racing, 1872. National Gallery of Art.


Basseball Players Practing .1875. Museum of Art, Rhode Island School of Design, Providence.


Clinica Gross, 1875. Jefferson Medical College, Philadelphia. Samuel Gross era um importante médico, em sua clínica Eakins fez o estágio para aprofundar seus conhecimentos anatômicos. A pintura documentou a cirurgia, de osteomielite do fêmur, orientada pelo Dr. Gross. Eakins aparece ao fundo fazendo anotações. É importante fato na história da Medicina, pois o Dr. Gross fez cirurgia conservativa, sem a amputação do membro de acordo com a orientação da época.


Baby at Play ,1876. National Gallery of Washington. A representação da evolução infantil. A criança deixou de lado a boneca e o cavalo para brincar com os blocos para alfabetização.

The Chess Players ,1876. Metropolitam Museum of Art, Nova York.Provavelmente o quadro foi  pintado na casa de seu pai Benjamin Eakins, que aparece em pé observando o jogo entre o velho professor Bertrand Gardel e o jovem pintor George Holmer. É uma alusão a passagem do tempo, pois a cena mostra a provável vitória do jovem, que já tem em seu poder a rainha do adversário. O  quadro foi assinado como O filho de Benjamin Eakins pintou a cena.


Crucifixion, 1880. Phyladelphia Museum of Art.


Mending the Net, 1881. Philadelphia Museum of Art.


Max Shimitt in a Single Boat, 1881. Metropolitan Museum of Art, Nova York.


 
The Swiming Hole, 1884. Albumin print.



The Swimings Hole, 1884-1885.


Portrait of Walt Whitman, 1887-1888.  Pennsylvania Academy of Fine Arts.


An May Morming in the Park, 1879-1880. Saint Louis Art Museum.


Taking the Count, 1888.




 Cowboy Singing , 1890.


Portrait of Maud Cook, 1895 


Wrestlers, 1899. Los Angeles County Museum.



Portrait of Archbishop William Henry Elder, 1903. Yale University Art Gallery


William Rush Carving His Allegorical Figure of the Schuylkillv River, 1908. Brooklin Museum.



Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now