quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Intensas Criaturas em seus infinitos devires" da artista visual Claudia Lewinsohn.




Será lançado no próximo dia 20/8, às 19h, na Travessa de Botafogo o livro "Intensas Criaturas em seus infinitos deviresda artista visual Claudia Lewinsohn, que mistura várias linguagens, filosófica, artística e digital.
Nele um processo de criação; o trabalho da autora, se inicia na pintura,percorre outras linguagens artísticas e por fim se manifesta em forma de vídeos digitais.
O texto analisa e relaciona pensamentos e conceitos filosóficos que subsidiarão as reflexões empreendidas em torno da questão central: o processo de criação visual em seus diversos devires    
O livro vem um DVD contendo fragmentos dos vídeos das Criaturashttp://youtu.be/hWrHe_YRc1A
No dia do lançamento uma perfomer estará atuando com o mesmo espírito com que os vídeos foram utilizados/projetados na cena teatral, ou seja, em sintonia com as imagens dos videos Criaturas estarão presentes no dia do evento.
Intensas Criaturas em seus infinitos devires
... Intensas Criaturas começam a invadir o planeta... temos que interromper... É com essa leveza que a artista visual, pesquisadora de arte contemporânea e professora de Fotografia, Claudia Lewinsohn, convida os guardiões da arte para o lançamento da sua mais recente obra literária, no dia 20 de Agosto, às 19 horas, na nova Livraria da Travessa de Botafogo.
O resultado traz uma reflexão originada em um processo de criação: o trabalho da autora Claudia Lewinsohn, enquanto artista visual, que se inicia na pintura, percorre outras linguagens artísticas e por fim se manifesta em forma de vídeos digitais. O trabalho - prática artística contemporânea - propõe transitar nas fronteiras entre linguagens artísticas, formulando propostas que expandem o universo visual a interligações com o universo da cena teatral e o da performance.
O texto analisa e relaciona pensamentos e conceitos filosóficos que subsidiarão as reflexões empreendidas em torno da questão central: o processo de criação visual em seus diversos devires. O livro, como bem descreve o artista visual Luciano Vinhosa, em seu prefácio, é “fluxo de ideias encarnadas em matéria literária”.
Em permanente devir (Deleuse) as Criaturas que passaram por diversos encontros, experimentaram diferentes formas de vida – esculturas, objeto performático. Atualmente impõem ao espectador contemplações rápidas e fugazes em vídeos de curta duração que empregam telas destruídas, com líquidos aquosos e tintas, além de outros materiais como pedras, folhas, gel e substâncias pastosas.
Um aspecto importante é a contaminação com outras linguagens, no caso a cênica e a performática, no momento em que os vídeos Criaturas integraram a encenação Autour d’un songe apresentada na França, onde as imagens foram projetadas sobre os corpos dos atores e se “transformaram” em mais um personagem em cena, como aponta o encenador Walder Virgolino: “(...)estávamos lá, em cena, nós todos, artistas-colaboradores deste infinito Work in progress, nos deixando entranhar e (re) (trans) vestir por suas imagens que pingavam sobre nossos corpos, procurando, delicadamente, se possível, não nos pisar. As Criaturas de Claudia nos possuiu a todos e nos entregamos felizes a seu aconchego antropofágico.”
Intensas Criaturas em seus infinitos devires: Lançamento dia 20/8, às 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo, Rua Voluntários da Pátria, 97. Editora  da UFF. 124 páginas. R$.
_______________________________________________________________
Sobre Claudia Lewinsohn

Artista visual, pesquisadora em arte contemporânea e professora do Curso de Fotografia da Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro). Mestra em Ciências da Arte (atual Estudos Contemporâneos das Artes) pela UFF, com “Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil” pela PUC-RJ, tendo cursado também “Arts Plastiques et Sciences de l’Art” na Université de Paris I, Panthéon-Sorbonne.
--
Luciana Azambuja
Fatutti Comunicação
+ 55 21 99966.8902 / 2240.4236 / 4042.8902
Avenida Rio Branco, 185 grupo 2120 - Centro
Cep: 20040-007 - Rio de Janeiro
fatutti@gmail.com / luciana@fatutti.com.br 
Facebook: fatutti.comunicacao
Twitter: @fatutti
Instagram: fatutticom

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now