terça-feira, 12 de agosto de 2014

Antanas Sutkus Nostalgia dos Tempos da Pureza SESI de São José do Rio Preto


SESI SP - Centro de Atividades Jorge Duprat Figueiredo
Convidam para a exposição Internacional
Nostalgia dos Tempos da Pureza
Fotografias de Antanas Sutkus
De 14 de agosto a 28 de setembro de 2014
Entrada Franca 


O SESI de São José do Rio Preto convida para a exposição Nostalgia dos Tempos da Pureza, do fotógrafo lituano Antanas Sutkus, de 14 de agosto a 28 de setembro, no foyer do Centro de Atividades Jorge Duprat Figueiredo. Com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho serão apresentadas 30 imagens em preto e branco que revelam o talento de Sutkus, considerado um dos principais fotógrafos da antiga União Soviética e um dos mais expressivos artistas do século 20. A mostra estará aberta à visitação do público de segunda a sexta, das 9h às 18h e, nos sábados domingos e feriados, conforme programação do Teatro até o dia  28 de setembro de 2014. O SESI de São José do Rio Preto fica na av. Duque de Caxias, 4656 – Vila Elvira. (tel. 3224-6611). 
Nostalgia dos Tempos da Pureza vai revelar ao público paulista imagens dedicadas aos dois principais heróis da obra do fotógrafo, os idosos e as crianças. “A coleção presta uma homenagem à infância, esse reino da pureza do qual Antanas Sutkus é um embaixador excepcional”, diz o curador da exposição, Luiz Gustavo Carvalho.
      O fotógrafo lituano Antanas Sutkus, 74 anos, cresceu em um contexto político conturbado. Em 1940, quando tinha apenas um ano, a União Soviética anexou o seu país ao bloco comunista, em plena Segunda Guerra Mundial. Entretanto, mesmo diante de condições tão adversas, o artista tornou-se um dos maiores fotógrafos de sua época.
Sutkus ignorou os ideais totalitários impostos pelo regime soviético e acumulou, em pouco mais de 40 anos, uma vasta obra que retrata o cotidiano do povo lituano.  Somente a partir de 1991, com a independência da Lituânia, o artista passou a trabalhar com tranquilidade em seus quase um milhão de negativos guardados. Sua obra, agora, começa a ser revelada de forma completa para o mundo. Atualmente, possui fotografias expostas em prestigiados museus da Inglaterra, da França e dos Estados Unidos.
Durante toda a sua carreira, Sutkus prestou homenagem aos seus conterrâneos com a série Pessoas da Lituânia, na qual o cotidiano dos lituanos é o sujeito principal: cada indivíduo é fotografado com um senso de humanidade e sem efeitos dramáticos. Ao contrário, o seu olhar traz amor e esperança. Como diz o próprio artista: “O meu credo é amar as pessoas”.

Sobre o projeto Espaço Galeria
A mostra Nostalgia dos Tempos da Pureza, que já foi exibida no SESI Tiradentes durante a primeira edição do Festival Internacional Artes Vertentes 2013, faz parte do projeto inédito Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes linguagens e formatos. Foram programadas cinco mostras em diferentes cidades, que circulararam por unidades do SESI-SP durante 11 meses, permanecendo 45 dias em cada cidade. O projeto Espaço Galeria foi inaugurado com esta exposição no dia 25 de outubro de 2013 na cidade de São José dos Campos, passou com enorme sucesso em Itapetininga, Botucatu e Bauru e encerra, este mês, na cidade de São José do Rio Preto.









SERVIÇO
Exposição: Nostalgia dos Tempos da Pureza com 30 fotos de Antanas Sutkus
Foyer do Centro de Atividades Jorge Duprat Figueiredo
Local: SESI- SP de São José do Rio Preto
Av. Duque de Caxias, 4656 – Vila Elvira 
Visitação de segunda a sexta, de 14 de agosto a 28 de setembro, das 9h às 18. Sábados, domingos e feriados, conforme a programação do teatro.
Mais informações: 17 3224-6611
Entrada gratuita L
Assessoria de imprensa da exposição:
RS Comunicação & Eventos

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now