terça-feira, 5 de agosto de 2014

A Galeria Vilanova abre a exposição Recorte, da artista plástica Camila Alvite


A Galeria Vilanova abre a exposição Recorte, da artista plástica Camila Alvite, curadoria de Bianca Boeckel, com 14 pinturas que traçam um panorama de sua produção. A individual é composta pelas séries Piscinas, Clarabóias e Bichos, e apresenta imagens elaboradas por meio de recortes de ângulos, pontos de vista nos quais explora a luz, ou a falta dela, recriando imagens de elementos, da natureza e de ambientes.

Em Piscinas, a artista recria na tela a perspectiva através de um item reconhecido, no espaço aberto ao infinito. Em Clarabóias, o processo de criação do espaço se dá inversamente àsPiscinas – a perspectiva é marcada pela luz, dentro de um ambiente fechado. Já na série Bichos, tudo se torna deslumbramento estético. O enquadramento feito pela artista nesta primeira fase de sua obra dava destaque e protagonismo a formas e objetos – os recortes confundem, as formas se misturam e cabe ao olhar a definição das formas originais.
 
Nesta mostra, o objeto retratado se torna ideia, sentimento, presença. Uma lembrança trazida de seu conceito original, mas que não se encaixa naturalmente ao novo universo da pintura. Em geral, o fundo das telas possui um tom acinzentado, buscando uma relação com aquele lugar da memória que não é exatamente vívido, com aquilo que procuramos dentro de nós, para só depois ser transmitido. “Os objetos pintados trazem consigo recordações e sentimentos: uma cadeira vazia, solidão; um telefone, esperança. comenta Camila Alvite.
 
Com inspiração extraída tanto de sua imaginação como de sua fundamentada observação das formas, Camila Alvite se utiliza de luz e cor, elementos que ora sobressaem, ora se fundem a um plano secundário cinza, o qual nos remete à inexatidão da memória. Nas palavras de Bianca Boeckel: “Lembranças e versões são trazidas aos olhos e, ao buscar nossas próprias definições, não mais nos limitamos.”.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Exposição: Camila Alvite – Recorte
Curadoria: Bianca Boeckel
Abertura: 12 de agosto de 2014, terça-feira, às 19h
Período: 13 de agosto a 9 de setembro de 2014
Local: Galeria Vila Nova – http://www.galeriavilanova.com.br
Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
Tel.: (11) 2691-1190
Horário: Terça-feira a sábado, das 12 às 18h


* Link para visualização e download de todas as imagens em baixa resolução: http://bit.ly/1mUOOg3

 
GALERIA VILANOVA EXIBE A PRIMEIRA INDIVIDUAL DE CAMILA ALVITE
 
A Galeria Vilanova abre a exposição Recorte, da artista plástica Camila Alvite, curadoria de Bianca Boeckel, com 14 pinturas que traçam um panorama de sua produção. A individual é composta pelas séries Piscinas, Clarabóias e Bichos, e apresenta imagens elaboradas por meio de recortes de ângulos, pontos de vista nos quais explora a luz, ou a falta dela, recriando imagens de elementos, da natureza e de ambientes.
 
Em Piscinas, a artista recria na tela a perspectiva através de um item reconhecido, no espaço aberto ao infinito. Em Clarabóias, o processo de criação do espaço se dá inversamente às Piscinas – a perspectiva é marcada pela luz, dentro de um ambiente fechado. Já na série Bichos, tudo se torna deslumbramento estético. O enquadramento feito pela artista nesta primeira fase de sua obra dava destaque e protagonismo a formas e objetos – os recortes confundem, as formas se misturam e cabe ao olhar a definição das formas originais.
 
Nesta mostra, o objeto retratado se torna ideia, sentimento, presença. Uma lembrança trazida de seu conceito original, mas que não se encaixa naturalmente ao novo universo da pintura. Em geral, o fundo das telas possui um tom acinzentado, buscando uma relação com aquele lugar da memória que não é exatamente vívido, com aquilo que procuramos dentro de nós, para só depois ser transmitido. “Os objetos pintados trazem consigo recordações e sentimentos: uma cadeira vazia, solidão; um telefone, esperança. comenta Camila Alvite.
 
Com inspiração extraída tanto de sua imaginação como de sua fundamentada observação das formas, Camila Alvite se utiliza de luz e cor, elementos que ora sobressaem, ora se fundem a um plano secundário cinza, o qual nos remete à inexatidão da memória. Nas palavras de Bianca Boeckel: “Lembranças e versões são trazidas aos olhos e, ao buscar nossas próprias definições, não mais nos limitamos.”.
 
Exposição                 Camila Alvite – Recorte
Curadoria                  Bianca Boeckel
Abertura                    12 de agosto de 2014, terça-feira, às 19h
Período                       13 de agosto a 9 de setembro de 2014
Local                          Galeria Vila Nova – http://www.galeriavilanova.com.br
           Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
Tel.: (11) 2691-1190
Horário                       Terça-feira a sábado, das 12 às 18h
Número de obras       14
Técnica                      Óleo sobre tela
Dimensões                 30 x 27 cm a 165 x 130 cm
Preço                          __
 
 
Assessoria de Imprensa - Balady Comunicação – Silvia Balady/Zeca Florentino
Tel.: (11) 3814.3382 – contato@balady.com.br
 
Camila Alvite
É graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (1991 a 1995), e em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1995 a 1999). Ganhou os prêmios Salão Dos Artistas Sem Galeria – Prêmio Único, Salão de Arte de Santo André - Prêmio Aquisitivo e 38º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba - Prêmio Aquisitivo Câmara Municipal. Foi assistente de projeto expográfico da exposição AI Weiwei Interlacing (2013), no Museu de Imagem e Som de São Paulo (MIS); diretora de arte e produção da mostra de Yutaka Toyota - Cinemateca de São Paulo; assistente de direção de arte em Nicholas Schöffer - MIS/SP; e assistente de projeto expográfico e direção de arte em Méliès o Mágico do Cinema – MIS/SP. Participou de diversas exposições coletivas como 1ª Exposição Coletiva da Cooperativa de Artes Visuais do Brasil (Galeria municipal de Artes de Barueri – Barueri – SP, 2004), 36º Chapel Art Show - São Paulo – SP (2005), 25º Salão de Arte do Pará - Belém – PA (2006), XI Bienal de Santos - Santos – SP (2008), “Piscinas” Ateliê 397 – SP (2009), Salão dos Artistas sem Galeria (2011), entre outras.
 
Galeira Vilanova
Localizada na região do Parque Ibirapuera, a Galeria Vilanova promove artistas em ascensão e consagrados, e tornou-se ponto de encontro para quem aprecia boa arte. Em seu primeiro ano, já realizou oito exposições. Atende a um público exigente, sempre em busca de novidades em fotografia, pinturas, esculturas e diversas mídias.
Através de intensa pesquisa e de uma curadoria detalhista, exibe uma grande variedade de arte conceitualmente significativa e visualmente estimulante.
Uma combinação de mostras coletivas e solo, além de um acervo eclético e em constante renovação, permitem que colecionadores apreciem trabalhos sempre novos e aprendam sobre as últimas tendências.
Bianca Boeckel, proprietária e diretora, atua também como consultora de artistas e clientèle, lançando mão de sua experiência internacional.
 
 
Zeca
---
Balady Comunicação
Tel.: 11-3814.3382


Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now