domingo, 6 de julho de 2014

Imagem Semanal: Cervo



Autor desconhecido. The Wilton Diptych, 1395-1399. National Gallery, LondresPequeno díptico pintado em ambos os lados. O rei Ricardo II ajoelhado, é apresentado pelos santos João Batista, São Eduardo e Edmundo  a Virgem Maria e a Jesus, cercados de anjos.



Autor desconhecido. The Wilton Diptych, 1395-1399. Em cada veste dos anjos está bordado a figura de um cervo.



Workshop of Master of the Life of the Virgin The Conversation of Saint Hubert, 1485-1490. National Gallery, Londres. Um cervo com um crucifixo entre os chifres apareceu para Hubert (656-727) enquanto ele caçava em um dia santo. Após a visão ele adotou a vida religiosa e tornou-se bispo de Liège. A mesma história é contada em relação a vida de St Eustace.


Pisanello (1395-1455) The Vision of St Eustace, 1438-1442. National Gallery, Londres.Vestido como um caçador com uma túnica dourada e um turbante azul, o santo para diante de um cervo com um crucifixo entre seus cifres. Segundo a lenda, Placidus, um general romano, diante da visão, converteu-se, foi batizado e mudou seu nome. A cena foi baseada na história de Saint Hubert.


Lucas Cranach, the Older (1472-1553)  Diana and the Nymphs Surprise by Action, 1550-1553.Afresco. Santavitale Castle, Parma.


Lucas Cranach, the Older (1472-1573) The Stag Hunt of the Elector Frederic the Wise of Saxony, 1529. National Gallery of Denmark.

Diane and the Stag by Jean Goujon
Jean Goujon (1510-1565) Diana and the Stag, 1550-1554. Museu do Louvre, Paris.


Marcus Gheeraets (1520-1590) Portrait of Unknown Woman, 1570 (?) Victoria and Albert Museum. Uma misteriosa pintura, onde está retratada uma mulher grávida ao lado de um cervo. Suas luxuosas roupas poderiam sugerir tratar-se da Rainha Elizabeth I da Inglaterra, algo nunca confirmado.




Hendrich van Balen (1573-1632) Diana Turns Acteon into a Stag, 1605. Museum of Fine Arts, Budapeste. O  príncipe e caçador Actéon surpreende Diana e sua ninfas num banho na floresta. Deslumbrado por sua beleza Actéon continua  a observá-la. Diana a virgem caçadora, símbolo da castidade descobre o jovem e o transforma em um cervo. Ao voltar para seu acampamento, ele é atacado e mordido pelos cães e acaba morrendo. 


Albrecht Dürer (1471-1528)  The Head of a Stag Killeb by an Arrow. Imperial Museum of Nuremberg.



Wenceslau Hollar (1607-1677)  A Stag Lying, after Dürer, s.d. University of Toronto



Joachim Fries (1579-1620) Diana and the Stag, 1620. Metropolitan Museum of Art, Nova York.


Diego Velazquez (1599-1960) Head of a Stag, 1634. Museu do Prado, Madrid.


Frans Snyders (1579-1657) Still Life with a Dead Stag, 1640. Victoria and Albert Museum, Londres.



Nicolaes Pietersz and Jan Hackaert. A Stag Hunting in a Forest, 1660. National Gallery, Londres.



George Stubbs (1724-1806) Cheetak and Stag with Two Indians, 1760-1770.


Edwin Landseer (1802-1873) The Monarch og the Glen, 1851. National Gallery of Scotland.




Gustave Courbet (1819-1877) The Dead of the Stag, 1859. Musée D'Orsay, Paris.



Georgia O'Keeffe (1887-1986)  From the Faraway, Nearby, 1938. Metropolitan Museum of Art, Noava York.





Frida Kahlo (1907-1954) The Little Deer or Wounded Deer, 1946. A pintura foi feita após sua cirurgia realizada em Nova York. Ao voltar par o México, as dores continuaram e, ela se retratou como um animal mortalmente ferido. Outra interpretação seria a representação de sua impossibilidade de mudar seu próprio destino. Collection Carolyn Farb, Houston, Texas.


Gerhard Richter (1932) Stag. Hirsch, 1963. Coleção particular.




Walton Ford (1960-) The Fight of Stags, 

Um comentário:

Jane Gatti de Campos disse...

Em busca de uma imagem de Botero, cheguei ao seu blog. Magnífico! Estou agora visitando as postagens anteriores, em um aprendizado agradável da História da Arte. Parabéns. Abraços.

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
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