quarta-feira, 14 de maio de 2014

Salvador Dali







Salvador Dali (1904-1989) Nasceu em Figueres. Pintor catalão ligado ao Surrealismo. Estudou na Escola de Desenho Municipal em Figueres. Mudou-se para Madrid e foi admitido na Academia de Artes San Fernando, de onde foi expulso por criticar a qualidade dos professores. Ilustrou o livro As Bruxas de Lleers do poeta catalão Carlos Fogio de Cimment. Com Buñel fez os filmes Um Chien Andaluz e L’âge dór. Colaborou, ainda, com a Disney e com Hitchcock. Em 1924, foi a Paris conhecer Picasso, que juntamente com Miró teve significativa influência em sua obra. Em 1934, casou-se com Gala. Ela era dez anos mais velha do que ele e participou ativamente de sua vida. Morou em Nova York. Retornou a Espanha durante o regime franquista e, sofreu a acusação de apoiar a ditadura. Em 1960, começou sua obra mais importante o Museu Teatro Salvador Dali localizado em Figueres. O museu era o antigo teatro da cidade, onde o artista fez suas primeiras exposições. Bombardeado durante a Guerra Civil Espanhola foi reconstruído pela Prefeitura de acordo com os desejos do artista. Aberto em 1974, teve sua ampliação até 1980. Lá estão obras significativas do pintor e de alguns de seus amigos. O seu túmulo encontra-se no Museu. Dali passou pelo cubismo e pelo dadaísmo antes de ligar-se ao Surrealismo. Sua obra caracteriza-se pela qualidade plástica e o uso de símbolos. Houve influência de Freud e sua teoria do inconsciente.  Foto Fiona Govan.




Retrato de Buñuel, 1924. Centro Reina Sofia. No retrato Dali abandonou o Cubismo e voltou à figuração. As cores frias e a paisagem surrealista do fundo criaram um clima melancólico.



A Chemist Lifting with Extreme Precautions the Cutiele of a Grand Piano, 1926. The Art Institute, Chicago.







Arlequim, 1927  Centro Reina Sofia, Madrid. É uma incursão no Cubismo. O fundo real e plano é dividido pela luz em dois planos e sobre ele reflete a figura de um arlequim.



Iluminate Pleasure, 1029. MoMA, Nova York.



The Acommodations of Desire, 1929. Metropolitan Museum of Art, Nova York.



Oedipus Complex, 1930. Desenho. Museu de Arte de São Francisco.



Persistence of Memory, 1931. MoMA, Nova York.



The Invisible Man, 1929.

Bird of Liquid Desires, 1931-1932. Guggenheim Museum, Nova York



Portrait of Gala, 1935. MoMA, Nova York.



Forgotten Horizon, 1936. Tate Gallery, Londres.



Girafas em Chamas,1937. Kunstmuseum Basel, Basiléia. Ao fundo, uma girafa pegando fogo. Ela tem várias manchas marrons e uma espinha à esquerda. Duas formigas sobem pela sua pata e um carrapato está grudado em suas costas. Em primeiro plano duas figuras fêmeas, uma delas cheias de gavetas. As estruturas que saem das costas parecem apoiar-se em muletas. A girafa queimando seria algo apocalíptico e poderia sugerir a Guerra Civil Espanhola.



The Face of War,1931.


Woman Sleeping in a Lanscape, 1932. Peggy Guggenheim Museum, Veneza.


Sonho Causado pelo Voo de uma Abelha ao Redor de uma Romã um segundo antes acordar,1944. Coleção particular. Uma mulher dorme sobre pedaços de rocha flutuando sobre o mar. Ao lado da mulher, seria Gala, uma pequena romã. De outra romã sai um peixe que cospe um tigre diferente do outro ao seu lado. Ao fundo, um elefante com pernas longas e finas. A espingarda representaria a picada da abelha. Uma das interpretações seria a representação da teoria da evolução.



Crucifixion, 1954.



Landscape with Butterfly, 1956.



Rhinocerus Vestido Con Putilas, 1956. Puerto Banus.


Still-Life Moving Fast, 1956.




Spectre du Soir la Plage (1959) Coleção particular.


King Aragon, 1973. Litografia. Tate Gallery, Londres








Museu Teatro Gala Salvador Dali. Início em 1960. Figueres.



Sugestão: Dali _ Harry N. Abrams, 1968.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now