quarta-feira, 21 de maio de 2014

#DOREGISTRORUA Workshop no Largo das Artes



O Largo das Artes tem o prazer de convidar para o workshop #DOREGISTROARUA, que se propõe a desdobrar as relações do meio digital com ações relacionadas ao movimento, percurso e deriva na cidade. O objetivo do workshop é desenvolver, durante as 3 semanas de encontros, um processo colaborativo de pesquisa dos usos de dispositivos tecnológicos como ferramentas na construção do sentido de arquivo da ação performática e de plataforma motora para a criação artística dessas ações. 

A partir da compreensão de que um registro não pode ser apenas interpretado como documento da ação, mas objeto estético a ser explorado, campo expandido e integrado na elaboração da obra performática, #DOREGISTROARUA estabelece práticas transversais entre teatro contemporâneo, artes plásticas e performance. 


O workshop, teórico e prático, deseja mapear os interstícios do corpo da cidade, encontrar os espaços que, escondidos/ocultos, podem ser elaborados e re-elaborados como potencializadores de discussão e formação de uma consciência coletiva, imprimindo potência ao nosso ser e agir no mundo. A cidade registrada desde o seu próprio desconhecido e o caminho de volta, produzindo no retorno desse impulso, imagem ou encontro vetorial, a forma de ação e pensamento. 



Os participantes serão convidados a desenvolver algumas ações durante os encontros do workshop, e realizar uma apresentação final pública no Largo das Artes e no espaço urbano.


CRONOGRAMA
DIAS 27, 31 DE MAIO /// 3, 7, 10 E 14 DE JUNHO

TERÇAS das 14H ÀS 17H /// SÁBADOS das 11H ÀS 15H


VALOR: R$ 200


Sobre os artistas e suas pesquisas:
Bernardo Zabalaga é graduado em Comunicação Social em 2003 na UCB/Bolivia. Em 2009 graduou-se em Atuação na ESTC de Lisboa. Mestre em Prática de Teatro Avançada na Central School of Speech and Drama, University of London, em 2010. Trabalhou em varias produções teatrais assim como em espetáculos de butoh e teatro-dança. Participou de vários festivais de arte entre eles: POP UP Lisboa, À Sombra, Tempo_Festival e Festival Dois Pontos. Seus últimos trabalhos foram na área da intervenção urbana, video-arte, performance, artes visuais e diversas ações no MAM–Rio, onde trabalhou no Educativo desde setembro de 2011 até maio de 2013. Entre maio de 2012 e maio 2013 coordenou as oficinas de expressão corporal no Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Em 2013 deu aulas de arte na Escola Livre de Artes do mBRAC. Atualmente desenvolve uma pesquisa sobre tradições ancestrais e os seus usos e costumes ritualísticos. Contato:cristalwiz@gmail.com

Bianca Bernardo é artista-etc, elabora práticas híbridas entre performance, educação, curadoria e gestão cultural. Mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pelo Ppgartes-UERJ. Cursou o Programa AULA CAPACETE, no Rio de Janeiro, em 2012. Gerente de Educação do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, orienta os programas da Ação Educativa e os laboratórios de criação da Escola Livre de Artes. Integrou a equipe do Núcleo Experimental de Educação e Arte do MAM-Rio entre 2011-13. Participou do workshop de formação para Artistas Educadores da Casa Daros em 2009, realizando encontros com diversos artistas que compõem a coleção. Realiza colaborações com publicações, artistas e espaços independentes entre as cidades do Rio de Janeiro, Recife, Lisboa, Rosário e Buenos Aires. Entre 2009-11 participou do Grupo Alice, encontros de pesquisa orientados por Brígida Baltar e Pedro Varela. No ano seguinte, integrou o grupo de estudos em História e Crítica da Arte Contemporânea com orientação de Ivair Reinaldim. Destacam-se as exposições e prêmios: arTTrainee, Bê Cubico, Recife; Break-up, Zac Project Space, Siena, Itália; Terra Fabricada, Galeria de Arte Ibeu, Rio de Janeiro; 47o Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, Recife; Bienal SIART, La Paz, Bolívia; Mostra Performance, Barracão Maravilha, Rio de Janeiro; Desde Río, Belleza y Felicidad, Buenos Aires; Giro, El Levante, Rosario. Contato:biabernardo@gmail.com

///

O Largo das Artes é um centro independente de arte contemporânea com galeria, cursos, ateliês e um programa de residências que ao longo do último ano recebeu 14 artistas de 11 países. Em 2014, o espaço amplia a sua atuação, implementando novos cursos e workshops, além de expandir o seu programa de residências para a área de curadoria.


Mais informações:

  Rua Luís de Camões, 2
  Rio de Janeiro, Brasil

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now