quinta-feira, 27 de março de 2014

John Singer Sargent








John Singer Sargent (1858-1925) Nasceu nos Estados Unidos, mas sua família, após a perda do primeiro filho, mudou-se para Paris. Sargent nasceu em Florença em uma das inúmeras viagens de seus pais pela Europa. Seu pai o estimulou ao estudo das artes. Aos 13 anos, começou na aquarela. Aos 15, iniciou-se na pintura com Carolus-Duran. Em 1874, foi admitido na École de Beaux-Arts, Paris. Fez um curso exemplar e aos 23 anos pintou um retrato de seu professor, o que ajudou a construir sua fama como retratista. De início, pintou muitas paisagens, mas foi o retrato que o levou a ser conhecido. Cobrava caro e tinha uma enorme e selecionada clientela. Sua fama o levou a Londres, onde foi recebido com respeito. De lá foi a Nova York para pintar 20 encomendas de personalidades. Essas viagens a Nova York se repetiram, lá ele tinha uma enorme clientela. No final de sua carreira e após sua morte a obra de Sargent sofreu muitas críticas e uma desvalorização dos preços de seus trabalhos. Hoje, sua competência como pintor não é mais contestada. Em relação a sua vida privada pouco se sabe. Ele frequentava raramente a vida social, seu grupo de amigos era pequeno e, um pintor dois anos mais jovem do que ele, acompanhante por longo período de sua vida era uma sugestão de sua homossexualidade. John Singer Sargent em su ateliê em Paris.




Schrehorn, Eismeer ( From the Splendilid Mountain Watercolours Sketcthbook, 1870. Metropolitan Museum of Art, Nova York.



Portrait de Madame X, 1884. The Metrpolitan Museum of Art, Nova York. Sargent pediu a sua conterrânea Virgine Amelie Avegno Gautreau casada com o francês Pierre Gatreau. O retrato foi apresentado no Salão de Paris de de 1884 e, apesar da beleza da obra em que a alva pele da modelo contrasta com o negro do vestido de cetim, criou uma enorme polêmica, pois Virgine era conhecida não só bela beleza, mas também por sua infidelidade.



Claude Monet Painting by the Edge of a Wood, 1885. Tate Gallery, Londres.



Reapers Resting in a Wheat Field, 1885. The Metropolitam Museum of Art, Nova York.
Carnation, Lily, Lily, Rose, 1885. Tate Gallery, Londres.

Colonel Ian Hamilton CB, DSO, 1898. Tate Gallery, Londres.

An Interior in Venice, 1899. Royal Academy of Arts, Londres.

Man wiht Red Drapery, 1900. Gravura e grafite The Metropolitan Museum of Art, Nova York.




The Official White House Portrait of President Theodore Roosevelt, 1903.



Venetian Fishing Boats, 1904. Tate Gallery, Londres


Sel-Portrait, 1907. Uffizi Galery, Florença.


Fountain with Girl Scketing, 1913 Tate Gallery, Londres



John D. Rockfeller, 1917. Coleção Senador e Sra. John D. Rockfeller, IV.

 





Tommies Bathing, 1918. The Metropolitan Museum o Art, Nova York.


Gassed, 1919. Imperial Museum of War, Londres.






Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now