sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

REGULAMENTO DO 42 º SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO - Santo André

REGULAMENTO DO 42 º SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO

 - SANTO ANDRÉ -


1. REGULAMENTO
1.1 A Prefeitura de Santo André, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo e Casa do Olhar Luiz Sacilotto, promove este ano a 42ª edição da exposição de artes plásticas denominada "Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André”.
1.2 A exposição destina-se a reunir trabalhos nacionais contemporâneos representativos das Artes Plásticas.
1.3 Além da exposição de Artes Plásticas, o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André poderá promover, estimular e aprovar quaisquer outras manifestações artísticas.
1.4 A abertura do 42º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto – Santo André será no dia 24 de abril de 2014, no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André.

2. INSCRIÇÃO
2.1 Podem inscrever-se gratuitamente artistas brasileiros ou naturalizados residentes no País. Para participar o artista deverá promover sua inscrição por meio dos Correios no período de 20 de janeiro de 2014 a 15 de fevereiro de 2014. As fichas deverão ser enviadas para a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, à Rua Campos Sales, 414, Centro, Santo André, CEP 09015-200. Apenas as inscrições postadas até a data limite serão recebidas.
2.2 Será permitida apenas uma inscrição, por artista, em uma categoria específica de Artes Plásticas (pintura, desenho, gravura, escultura, objeto, instalação, interferência, vídeo arte e fotografia). O artista deverá, obrigatoriamente, inscrever 3 (três) obras na categoria que escolher, com exceção das categorias instalação e interferência, nas quais o artista poderá inscrever apenas uma obra. Todas as obras inscritas deverão, obrigatoriamente, ter sido produzidas a partir de 2011 até o período da inscrição e não podem ter participado do Salão em anos anteriores.
2.3 As obras deverão estar em condições de ser expostas sem causar danos físicos ao Salão. Em se tratando de instalação e interferência devem ser montadas pelo próprio artista, considerando a medida máxima de 2,20 m de altura (contando com o suporte, se houver) x 12 m² de base. Os artistas devem apresentar na primeira fase: memorial descritivo (assinado pelo responsável), uma planta e perspectiva; na segunda fase: maquete, montagem ou vídeo, a critério da Comissão de Seleção e Premiação.
Para performances, os artistas deverão apresentar: conceito e memorial descritivo (assinados pelo responsável) e um DVD, com uma apresentação da performance.
2.4 O transporte, a montagem e os materiais necessários referentes às instalações e performances são de responsabilidade exclusiva do artista, cabendo à Comissão Organizadora apenas a definição do local de montagem.
2.5 As inscrições só serão aceitas mediante o correto preenchimento dos itens abaixo:
A - Ficha de Inscrição (Anexo 1) devidamente digitada, que será válida para as duas fases da seleção, impressas a partir do site da Prefeitura de Santo André. Não serão aceitas inscrições preenchidas manualmente;
B - Memorial descritivo dos trabalhos (máximo uma página);
C - Pequeno texto (máximo uma página) sobre a pesquisa / produção;
D - Currículo do artista atualizado e resumido;
E - É obrigatória a apresentação de uma foto (no tamanho mínimo de 15 cm X 21 cm) de cada um dos 3 trabalhos, em papel fotográfico com alta qualidade. Não será aceito nenhum outro tipo de impressão. As fotos deverão estar coladas individualmente em folha A4 e identificadas no verso com os dados como segue, respeitando-se a sequência A, B e C das fotos: 1) nome do artista; 2) título da obra; 3) técnica empregada; 4) dimensões; 5) ano de execução da obra; 6) valor da obra expresso em moeda corrente. Conforme Anexo 2;
F - Em caso de obras tridimensionais, o artista deverá apresentar 2 fotos em ângulos diferentes, com as mesmas orientações do item “E” deste artigo, juntamente com uma descrição objetiva do trabalho, incluindo a área a ser ocupada e os materiais utilizados;
G - Para as categorias instalação e interferência que não puderem ser inscritas nos moldes do item E acima, deverão ser feitas mediante apresentação de um projeto único em que constem todas as informações que o artista julgar necessárias para a perfeita compreensão de sua proposta, e desde que contidas num envelope A4, tais como memorial descritivo (obrigatório), fotos, desenhos, croquis, fotos de maquetes, perspectivas tridimensionais, amostra de materiais, DVDs, CDs etc.
Não serão aceitas inscrições via Internet.

H) Serão automaticamente desclassificados artistas que efetuarem mais de uma inscrição. Na inscrição de obras de autoria coletiva deverá constar o nome do grupo e de cada um dos participantes no currículo anexado ao dossiê, sendo que apenas um responsável preencherá e assinará a ficha de inscrição (assinalar na ficha o item inscrição em grupo) e receberá a premiação, se for o caso. Está vedada a inscrição individual de quaisquer dos participantes de trabalho em grupo.


3. ENVIO E DEVOLUÇÃO DOS TRABALHOS E PORTFÓLIOS
3.1 Serão desclassificados automaticamente os trabalhos enviados para a segunda fase que não corresponderem com as fotos apresentadas.
3.2 Para que a Organização do Salão efetue a devolução das fotos e obras, após seu devido uso na(s) fase(s) de seleção e exposição, os artistas deverão proceder, adequadamente, como segue:
3.2.1 Para o caso de devolução via correspondência, o artista deve enviar, junto com o portfólio e as fotos das obras, um envelope devidamente selado com o valor correspondente às despesas postais. Os envelopes que não estiverem selados, ou cujo valor não corresponder ao da postagem, permanecerão arquivados na Casa do Olhar Luiz Sacilotto pelo período de 30 (trinta) dias, a contar da data de divulgação dos resultados finais, à disposição para retirada.
3.2.2 Os prazos para a devolução dos portfólios e fotos, bem como da retirada das obras, após a divulgação dos resultados de cada etapa da seleção, e da exposição, ficam assim determinados, conforme cronograma.
3.3 Após período estipulado para retirada de obras, a Prefeitura de Santo André se reserva o direito de destinar o fim que melhor lhe convier a esses materiais. Se isso vier a ocorrer, fica vetado ao artista reclamar sobre o mesmo.
3.4 As obras entregues e/ou retiradas por transportadora/terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos e devidamente autorizados pelos artistas.
3.5 Para efeito de transporte das obras, a Prefeitura Municipal de Santo André não fornece Nota Fiscal.
3.6 O envio e a retirada das obras são de responsabilidade exclusiva dos inscritos, cabendo aos mesmos assegurar o envio e retirada, seja por correspondência ou transportadora, dentro do prazo descrito no cronograma. A Secretaria de Cultura e Turismo não se responsabiliza por extravios ou danos que os trabalhos enviados possam sofrer, sendo de responsabilidade dos artistas segurá-los contra riscos de qualquer natureza, incluindo o período de exposição.

4. COMISSÃO DE SELEÇÃO E PREMIAÇÃO
4.1 A seleção e premiação das obras será realizada por uma Comissão de três membros, sendo dois deles eleitos pelos artistas inscritos e um indicado pela Secretaria de Cultura e Turismo. Todos serão nomeados pela Prefeitura de Santo André (Anexo 3).
4.2 É vedada a participação dos membros da Comissão Julgadora por dois anos consecutivos.
4.3 Os artistas que fizerem parte da Comissão de Seleção e Premiação não poderão participar da exposição.
4.4 A Comissão de Seleção e Premiação se reunirá para eleger o presidente; selecionar as obras apresentadas pelos artistas na primeira e segunda fase; atribuir prêmio(s) e/ou distinções honoríficas na segunda fase.
4.5 A seleção dos inscritos no Salão de Arte Contemporânea será feita em duas fases: primeira e segunda fase. Sendo a primeira fase correspondente à inscrição mencionada no item 2.1. Para a segunda fase, os artistas selecionados terão o período de 18 de março a 29 de março de 2014 para enviar as obras.
4.5.1 Os participantes da segunda fase deverão entregar, junto com as obras, cópias do RG e CPF e dados bancários (banco, agência e conta corrente), no prazo determinado pela Secretaria de Cultura e Turismo.
4.6 Aos participantes do 42º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto de Santo André poderão ser conferidos prêmios, em dinheiro, no valor total de R$ 28.000,00 para prêmio-aquisição e de R$ 2.000,00 para prêmio-estímulo, corrigidos pelo INPC, de que trata a Lei Federal, em conformidade com a decisão da Comissão de Seleção e Premiação e com retenção dos impostos obrigatórios.
4.7 Os prêmios poderão ser conferidos a trabalhos de qualquer modalidade inscritas e distribuídos para vários artistas conforme decisão da Comissão, respeitando prêmio aquisição e prêmio estímulo.
4.8 Os artistas que tiverem suas obras premiadas automaticamente autorizam a veiculação das mesmas em meios de comunicação e na internet por meio do site da Prefeitura de Santo André.
4.9 As obras, às quais forem atribuídas prêmio-aquisição, serão incorporadas ao Patrimônio Artístico da Prefeitura de Santo André.
4.10 Fica a cargo da Comissão de Seleção e Premiação a distinção de outros prêmios que venham a ser oferecidos por terceiros.
4.11 As decisões da Comissão de Seleção e Premiação são irrecorríveis, facultando-lhe conceder ou não prêmios e/ou distinção honorífica.
Parágrafo Único - Em todas as reuniões da Comissão serão lavradas atas, as quais serão arquivadas na Casa do Olhar.

5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Fica a cargo da Comissão Organizadora a criação ou não de Salas Especiais.
5.2 Ao se inscrever, o artista aceita integralmente todas as disposições deste regulamento.
5.3 Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela Comissão Organizadora da Casa do Olhar Luiz Sacilotto.




 As inscrições para o 42.º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André estão abertas e vão até o dia 15/02/2014.


Confira o Cronograma no Regulamento anexo e participe!
Atenciosamente,

Casa do Olhar - Luiz Sacilotto
Tel.: 4992 7730





Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now