sábado, 30 de novembro de 2013

Philip Guston







Philip Guston (1913-1980) Pintor e gravador canadense. Nasceu em Montreal e morreu em Woodstock. Ainda criança, sua família se mudou para Los Angeles, onde cresceu. Aos 14 anos, entrou para a Los Angeles Manual Ats High School, onde foi colega de Jackson Pollock. Estudou na Otis Art Institute. Foi influenciado por George de Chirico, Ucello, Andrea Mantegna e Piero de la Francesca. Sua família era de origem judaica e foi perseguida por grupos da Klu Klux Khan. Guston registrou esse fato em algumas obras. Em 1935, fixou-se em Nova York. Guston pertenceu inicialmente a New York School integrando o Expressionismo Abstrato, nos anos 60 migrou para o figurativo sendo influenciado pelos quadrinhos. Foto: Renee Conforte McKee. Sua obra é representada pela Barbara Krakow Gallery.
Conspiration, 1930. Whitney Museum of American Art, Nova York.


Gladiators, 1940. MoMA, Nova York. Referência aos muralistas mexicanos.


Red Painting, 1950. MoMA, Nova York.

Zone, 1953-1954. The Edward Broid Trust, Los Angeles.


Oasis, 1957.

Beggar's Joy, 1954-1955.



The Clock, 1956-1957. MoMA, Nova York.



Duo, 1961. Guggenheim Museum, Nova York.

Nice, 1966. Litografia. MoMA, Nova York.


Sem título. Tree, 1971. MoMA, Nova York.

Couple in Bed, 1977.  The Art Institute of Chicago.

Red Box, 1977.  The Art Institute of Chicago.
Cabal, 1977. Whitney Museum of Contemporary Art, Nova York.


Sea, 1980. Barbara Krakow Gallery.

Philip Guston







Philip Guston (1913-1980) Pintor e gravador canadense. Nasceu em Montreal e morreu em Woodstock. Ainda criança, sua família se mudou para Los Angeles, onde cresceu. Aos 14 anos, entrou para a Los Angeles Manual Ats High School, onde foi colega de Jackson Pollock. Estudou na Otis Art Institute. Foi influenciado por George de Chirico, Ucello, Andrea Mantegna e Piero de la Francesca. Sua família era de origem judaica e foi perseguida por grupos da Klu Klux Khan. Guston registrou esse fato em algumas obras. Em 1935, fixou-se em Nova York. Guston pertenceu inicialmente a New York School integrando o Expressionismo Abstrato, nos anos 60 migrou para o figurativo sendo influenciado pelos quadrinhos. Foto: Renee Conforte McKee. Sua obra é representada pela Barbara Krakow Gallery.
Conspiration, 1930. Whitney Museum of American Art, Nova York.
Gladiators, 1940. MoMA, Nova York. Referência aos muralistas mexicanos.
Red Painting, 1950. MoMA, Nova York.

Zone, 1953-1954. The Edward Broid Trust, Los Angeles.


Oasis, 1957.

Beggar's Joy, 1954-1955.



The Clock, 1956-1957. MoMA, Nova York.



Duo, 1961. Guggenheim Museum, Nova York.

Nice, 1966. Litografia. MoMA, Nova York.


Sem título. Tree, 1971. MoMA, Nova York.

Couple in Bed, 1977.  The Art Institute of Chicago.

Red Box, 1977.  The Art Institute of Chicago.
Cabal, 1977. Whitney Museum of Contemporary Art, Nova York.


Sea, 1980. Barbara Krakow Gallery.

Philip Guston







Philip Guston (1913-1980) Pintor e gravador canadense. Nasceu em Montreal e morreu em Woodstock. Ainda criança, sua família se mudou para Los Angeles, onde cresceu. Aos 14 anos, entrou para a Los Angeles Manual Ats High School, onde foi colega de Jackson Pollock. Estudou na Otis Art Institute. Foi influenciado por George de Chirico, Ucello, Andrea Mantegna e Piero de la Francesca. Sua família era de origem judaica e foi perseguida por grupos da Klu Klux Khan. Guston registrou esse fato em algumas obras. Em 1935, fixou-se em Nova York. Guston pertenceu inicialmente a New York School integrando o Expressionismo Abstrato, nos anos 60 migrou para o figurativo sendo influenciado pelos quadrinhos. Foto: Renee Conforte McKee. Sua obra é representada pela Barbara Krakow Gallery.
Conspiration, 1930. Whitney Museum of American Art, Nova York.


Gladiators, 1940. MoMA, Nova York. Referência aos muralistas mexicanos.


Red Painting, 1950. MoMA, Nova York.

Zone, 1953-1954. The Edward Broid Trust, Los Angeles.


Oasis, 1957.

Beggar's Joy, 1954-1955.



The Clock, 1956-1957. MoMA, Nova York.



Duo, 1961. Guggenheim Museum, Nova York.

Nice, 1966. Litografia. MoMA, Nova York.


Sem título. Tree, 1971. MoMA, Nova York.

Couple in Bed, 1977.  The Art Institute of Chicago.

Red Box, 1977.  The Art Institute of Chicago.
Cabal, 1977. Whitney Museum of Contemporary Art, Nova York.


Sea, 1980. Barbara Krakow Gallery.

Philip Guston


Mimmo Rotella (1918-2006)

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Daniel Escobar Paredes Falsas





Queridos Amigos,

No dia 30 de novembro (sábado), às 11h inaugura na Galeria Olido  a III Mostra do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (CCSP). O Programa de Exposições promove mostras individuais simultâneas de artistas selecionados ou convidados pelo CCSP. Dentro desta programação realizo a mostra “Paredes Falsas”, onde apresentarei um conjunto de obras inéditas, incluindo a instalação que dá nome ao projeto. A III Mostra apresenta também os artistas Keyla Sobral, Maíra das Neves, Pedro Wirz, Newton Goto, Thiago Gonçalves, Carla Zaccagnini e a dupla Luciana Ohira e Sérgio Bonilha.
Espero por vocês!!

Sorte no jogo, azar no amor 
As aparentes dicotomias exterior-interior em Paredes Falsas (2013), comunicação-contemplação em Permeável (Perto Demais)(2012) e tudo-nada em Aposta (2013) parecem tratar-se de um  chequemate dialético, mas não. Os três trabalhos apresentados por Daniel Escobar na Galeria Olido, como parte do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo de 2013, somam intercursos cruzados entre si, dentro da narrativa expositiva, e para além-muros, numa narrativa da burocratização da espontaneidade que costura nossas relações na e com a cidade contemporânea. As estruturas arquitetônicas provisórias do outdoor publicitário com o painel temporário do espaço expositivo das Paredes Falsas ilumina a equivalência do ato de contemplação ao de consumo da arte.Permeável (Perto Demais) consiste em camadas de imagens fúteis – a partir de imagens excedentes de empresas de colagens de cartazes em outdoors – perfuradas e sobrepostas de modo a interromper a funcionalidade imediatista e histérica das imagens publicitárias, criando uma paisagem de representações carregadas de silêncio sinuoso. O “painel eletrônico” estático de Aposta, que alude ao enriquecimento fácil ao alcance de qualquer jogador, sugere que a própria vida tornou-se uma grande loteria: numa sociedade de contornos políticos de favoritismos, elitismos e privilégios concedidos a alguns, o mérito não tem lugar; a sorte vira um elemento determinante na condução da vida, atrofiando a capacidade do livre-arbítrio. O espontâneo não está no jogo, está no amor. Azar…
Daniela Castro, 2013.



Aposta, 2013.



Serviço:
Abertura: 30/11/2013
Exposição: 30/11/2013 a 24/02/2014
Local: Galeria Olido (Av. São João, 473 – 1º andar – centro. Tel. 3331-8399)
Horário: terça a sábado, das 13 às 20h, domingos, das 13h às 19h - Entrada Gratuita 


DANIEL ESCOBAR // STUDIO
Av. Cauduro 209/302, Bom Fim | 90035-110 | Porto Alegre
+55 51 3508 9235 
+55 51 8310 9424

Jose Ribera




José de Ribera (1591–1652) Pintor e gravador espanhol nascido em Valência Também conhecido como Jusepe de Ribera ou Giuseppe Ribera. Ligado ao Tenebrismo. Muito cedo, dirigiu-se a Itália para seu aprendizado. Cremona, Milão, Parma e Roma, lá tomou conhecimento das obras de Guido Reni, Ludovico Carracci e de Caravaggio. Finalmente instalou-se em Nápoles, onde construiu uma sólida reputação iniciada com suas extraordinárias gravuras. Ribera nunca voltou a Espanha, mas Nápoles pertencia ao seu país de origem. Suas pinturas mostram, retratos e temas mitológicos e bíblicos entre elas predominava o martírio e fatos do dia a dia. Mais adiante, sob a influência de Van Dyck tornou suas pinturas mais claras e coloridas. Está sepultado em Nápoles. Portrait Jose Ribera. 1591-1592. Biblioteca Nacional de España.



 

 Adoration of the Maghi, 1620. Getty Center, Los Angeles.





Drunken Silenius, 1626.National Museum of Capodimonte, Nápoles.
 
 

Drunken Silenius, 1628. Gravura. Metropolitan Museum of Art, Nova York.




Martyrdom of Saint Andrew, 1628. Szépmûvészeti Múzeum, Budapeste.


Portrait of Archimeds, 1930. Museu do Prado.




Magdalena Ventura with his Husband, 1631. Museo Fondación Duque de Lerma, Toledo.




Blind Old Beggar, 1632. Allen Memorial Art Museum.



Imaculate Conception, 1635. Augustian Convent, Salamanca.
 
 
Saint Paul the Hermit, 1938. Walters Art Museum, Baltimore, Maryland.
 


The Martyrdom of Saint Philip, 1639. Museu do Prado.



Jacob' Dreams, 1939. Museu do Prado, Madrid.
 
 
The clubfoot, 1642. Museu do Louvre, Paris.

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
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