terça-feira, 30 de abril de 2013

Günter Förg





Günther Förg (1952-) Nasceu na Bavária, Alemanha. Pintor, desenhista gráfico, escultor e fotógrafo. É um dois mais conceituados artistas jovens da Alemanha. Estudou na Academy of Fine Arts, Munique com Karl Dahen. Foi professor até 1999 na Staalich Hoschule für Gestaltung, Karlshue. Alia-se ao Abstracionismo. Recebeu o Prêmio Wolfgang Hahm. Vive e trabalha em Colombier, Neuchâtel.




Escultura em Freiburgo, 2010. 


Sem título, 2006.

Sem título, 2006. Galeria Nasbaum Redug, Paris.




Exposição em galeria comercial.



Barcelona Pavillon, 1988/1998. Gelatin silver print 264,7x115 cm. Fundación Telefonica.







Sem título, 1994. Acrílica sobre papel. Deutsch Bank Collection. Guggenheim Berlin.




Sem título, 1992, Oito painéis. Coleção particular.



Sem titulo, 1987. Tinta sobre papel. MoMA, Nova York.
 






segunda-feira, 29 de abril de 2013

Frida Kahlo




Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón Frida Kahlo (1907-1954) Nasceu em Coyacan, México. Seu pai era fotógrafo alemão e sua mãe uma mistura de índia com espanhol. Frida nasceu e cresceu em sua cidade natal na Casa Azul. Era a terceira de quatro irmãs. Aos seis anos, teve poliomielite, doença que a deixou com um defeito físico e, em virtude das brincadeiras dos colegas, passou a usar calça ou saia comprida. Aos 18 anos, aprendeu gravura com Fernando Fernandez. Sofreu acidente de trânsito e uma peça metálica atingiu a região lombar, seu abdome e a pélvis com hemorragia grave. Internada, foi obrigada a usar colete de gesso, utilizado como suporte para suas primeiras pinturas. Aos 21 anos, foi admitida no Partido Comunista, onde conheceu o muralista Diego Rivera, com quem se casou. Foi uma relação muito tumultuada, com traições de ambos. Frida era bissexual e Diego tinha várias amantes inclusive a irmã de sua mulher. Frida engravidou várias vezes, mas não conseguiu levar a gravides à termo. Separou-se de Diego, tentou o suicídio algumas vezes. Anos depois, voltou a viver com o pintor, mas sem casar. A obra de Frida é autobiográfica. Seus temas abordam auto retratos, retratos de familiares e amigos, a representação de suas tragédias pessoais e a história, o folclore e a cultura de seu querido México. A obra de Frida é classificada por alguns como ligada ao Surrealismo.

"Em abril de 1953, menos de um ano antes de morrer aos 47 anos de idade, Frida Kahlo ganhou a primeira grande exposição de suas pinturas em sua terra natal, o México. Àquela altura sua saúde estava tão deteriorada que ninguém esperava que ela conseguisse comparecer à estréia, Porém, às oito da noite, pouco antes da abertura das portas da Galeria de Arte Contemporânea da Cidade do México, uma ambulância aparece. A artista usando seu traje mexicano tradicional favorito foi tirada do veículo e levada para dentro da galeria numa maca e acomodada em sua cama de quatro colunas, que havia sido instalada na galeria naquela tarde.... Um a um centenas de amigos e admiradores fizeram fila para cumprimentar Frida, depois formaram um círculo em volta da cama e cantaram baladas mexicanas até bem depois de meia-noite".

Hayden Herrera in Frida A Biografia.




A casa azul, onde nasceu a artista e transformada em Museu Frida Kahlo.



Frida pintando o retrato de seu pai Guillermo.


Fotografia de Frida Kahlo com seu amor e marido Diego Ribera.
 
 
 
Frieda e Diego Rivera, 1931.
 
 
 
Henry Ford Hospital or The Flying Bed .1932.
 


My Grandparents, My Parents and I, 1936. MoMA, Nova York.
 
 
 
 
 The Two Frida, 1939.
 
 Self Portrait with Cropped Hair, 1940. MoMA, Nova York.
 
 
 

 
Me and My Parrots, 1941.
 



Retablo, 1943.
 
 
 
Self Portrait as a Tebuana or Diego in My Thoughts or Thinking of Diego,1943.
 
 


The Broken Colunn ,1944.
 

 
 


Whitout Hope (1945)
 
 


The Wounded Deer or I Am a Poor Little Deer, 1946.




 

Frida Kahlo Pain and Passion _ Kettenmann A.: Taschen, 1993.
Frida A Biografia; Herrera, H. _ Editora Globo, 2011.
 

domingo, 28 de abril de 2013

Imagem Semanal O Trabalho


Uma homenagem aos trabalhadores.  Pinturas tendo como temas as atividades profissionais.





Pieter Bruegel  O Velho (1525-1569) Pintor e gravador flamengo. Nasceu em Breda. Viajou para Itália para aperfeiçoar-se. Na volta, instalou-se em Antuérpia e depois em Bruxelas. Os temas de Bruegel retratavam a vida e os costumes dos camponeses e episódios da Bíblia adaptados para os cenários de sua cidade. O artista viajava pelo interior e ia buscar inspirações nas cenas observadas por ele The .Harverst, 1565. É um dos seis painéis feitos por encomenda para representar as estações do ano. Metropolitan Museum of Art, Nova York.


Diego Rodriguez Velazquez (1599-) Nasceu em Sevilha. Foi aluno de Francisco de Herrera, o Velho e depois de Francisco Pacheco. Após seu treinamento foi aprovado como membro da Guilda de São Lucas, Sevilha. Casou-se com a filha de Pacheco. Muda-se para Madrid e a qualidade de seu trabalho o faz ser o pintor do rei Felipe IV. Seus temas foram os retratos e assuntos históricos e religiosos. Foi membro da Academia de Pintura de Roma. Ligado ao Forge of  Vulvan, 1630. Museu do Prado. Apolo com sua coroa de louro e túnica laranja visita Vulcano em seu trabalho. Ele comunica ao ferreiro que sua mulher Vênus, deusa da beleza o trai com Marte, deus da guerra. O trabalho foi criado após sua primeira  a Roma e é considerada como a afirmação do artista de estar a pintura no mesmo patamar da poesia e da música, longe do artesanato.


Johannes Vermeer ou Vermeer de Delft (1632-1675) Nasceu e viveu toda sua vida em Delft. Foi o maior pintor da Escola de Delft., onde viveu todo seu tempo, Foi sepultado na antiga Igreja de Delft. Foi comerciante de arte, de onde tirava seu sustento. Viveu e morreu na extrema pobreza. Há cerca de 40 quadros atribuídos a ele. Litle Street (1659-1650). Lady Seetead at a Virginal, 1662. National Gallery.  The Art of Painting, 1666. Kunsthistorisches Museum, Viena. A cena mostra o artista no momento de sua criação retratando a modelo diante de um grande mapa da Holanda. É considerada uma das mais importantes obras de Vermeer.

Francisco Jose Goya y Lucientes (1746-1828) Um dos maiores nomes da pintura espanhola. Foi excepcional gravurista. Começou seu aprendizado aos 13 anos, em Saragoza, com José Luzán importante artista. Mais tarde, em Madrid, estudou com Francisco Bayeu. Durante um ano, ficou na Itália para aperfeiçoamento. Em Madrid, foi eleito membro da Academia de San Fernando e tornou-se pintor do rei Carlos III. Título confirmado pelo sucessor Carlos IV. Trabalhou com paisagens, retratos, temas religiosos, mitológicos e obscenos. Por duas vezes, foi indicado em processo da Inquisição, conseguiu absolvição em ambos. Goya era um apaixonado pelas touradas. Pintou vários quadros sobre o tema. No fim da vida, triste e doente retirou-se para Bordeaux, França.de morreu. As obras religiosas de Goya são em sua maioria do início de sua carreira. Eram patrocinadas pela Igreja e incluem pinturas em telas e afrescos. Self Portrait, 1815.


 Eugène Delacroix (1798-1863) Nasceu em Charenteon, Ille  de France. Pintor e ilustrador francês ligado ao Romantismo. Fez ilustrações para obras de Shakespeare, Walter Scott e Goethe. Le Marechal Ferrant. Faz parte da série sobre o Oriente.

Honoré Daumier (1808-1879) Nasceu em Marselha. Pintor, desenhista, gravurista e caricaturista. Uma de suas caricaturas, ridicularizando o rei Luiz Felipe o levou a cumprir pena de prisão por seis meses.   Estudou com Lenoir. Influenciado por Rubens e Ticiano.  Produziu cerca de 4000 litografias The Laundress, 1886. Musée D'Orsay, Paris.



 Gustave Coubert (1819-1877) Nasceu em Armans, França. Pintor anarquista autodidata. Dedicou-se as paisagens, retratos, auto-retratos e temas sociais. Nasceu em La Tour de Peitz. The Stonebreakers, 1849. Gemäldegalerie, Dresden. Obra destruída durante a Segunda Guerra.



Ford Madrox Brown (1821-1893) Nasceu em Calais. Viajou para Bruges, Ghent e Antuérpia antes de mudar-se para Londres, onde foi aluno do Pré-Rafaelista Rosetti. Mesmo tendo oportunidade de fazer parte do grupo preferiu uma carreira solo. Temas sociais e sobre a moral eram seus preferidos.  Work, 1852-1863. Manchester City Art Gallery, Manchester.




Edgard Degas (1834-1917) Escultor, gravador e pintor. Nasceu em Paris. Começou como copista do Louvre, mas estudou na École de Beaux-Art, Paris. Após a formatura passou três anos na Itália sendo influenciado por Rafael, Michelangelo, Ticiano. É relacionado ao Impressionismo, mas algo refutado pelo artista. The Orchestra at the Opera (1870) Musée D’Orsay, Paris.




Tarsila do Amaral (1886-1973) Um dos maiores nomes da pintura brasileira. Foi aluna de Pedro Alexandrino e depois foi estudar na Academia Julien, Paris. Uma das grandes expressões do Modernismo brasileiro. Foi casada e teve uma filha, após separar-se, conseguiu anular o casamento. Mais adiante, casou-se com Oswald de Andrade com quem viajou pela Europa. .O Vendedor de Frutas,1925. Coleção Gilberto Cahteaubriand. MAM, RJ.




Liliana Porter (1941-) Nasceu na Argentina e em 1964, radicou-se nos Estados Unidos. Vive e trabalha em Nova York. Começou como gravadora. Usa brinquedos e objetos do dia a dia para construir suas fotografias, desenhos, gravuras, vídeos e obras públicas. Graduou-se na Escuela Nacional de Belas Artes e na Universidade Ibero Americana da Cidade do México. Recebeu bolsa da Fundação Guggenheim e da Cidade de Nova York. É professora do Queen's College, The City University of New York. Exposições individuais Centro Cultural Recoleta, MOMA, Nova York e retrospectiva no Bronx Museum. Participou da Bienal do MercoSul. É representada pela Barbara Krakow Gallery, Boston e Luciana Brito, São Paulo. Labor Force II, 2004. Tate Gallery.

sábado, 27 de abril de 2013

Cai Zhisong




Cai Zhisong (1972-) Nasceu na Província de Liaoning, China. Graduou-se no Departamento de Escultura da Academia Central de Artes. Pós graduação na mesma Instituição.  Seu interesse é discutir a antiga China e as mudanças verificadas com a globalização. Utliza-se de esculturas de governantes, servos e guerreiros. Participou da Bienal de Veneza de 2011. Foi o primeiro artista chinês a receber o Taylor Prize, Paris.



 Custon to Motherland No 1, 2001.


Conton to Motherland No2.



Ode to Motherland No 1, 2001-2003.



Ode to Motherland No 3.


Refinement to Motherland No 3, 2003.





Warrior Head No 6, 2009.


Servent Head, 2009.




Rose.


Cloud, 2011. Bienal de Veneza.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Stanley Spencer








Self Portrait, 1914. Tate Gallery, Londres.


Self Portrait, 1959. Tate Gallery, Londres.





Sir Stanley Spencer (1891-1959) Nasceu em Cookham, Berkshire, Reino Unido. Aos 17 anos, entrou para Slade School of Fine Art at University College e foi considerado o aluno mais talentoso da instituição.Durante a 2a Guerra Mundial, serviu no corpo médico do Exército Real, as cenas vividas viriam a influencir seu trabalho. Ao terminar a guerra dedicou-se à pintura. Temas bíblicos eram seus prediletos, mas adaptados para paisagens ao longo do Tâmisa. Sua vida sentimental complicada e infeliz. Um casamento não deu certo, casou-se pela segunda vez, mas sua mulher já tinha uma companheira e o casamento nunca se consumou. Para alguns, esses fatos pessoais entraram nos assuntos de seu trabalho. Foi influenciado pelos Pré-Rafaelitas e pelo Cubismo. Em 1962, foi inaugurada a Stanley Spencer Gallery em Cookham para preservar a obra do artista. Recebeu o título de Cavalheiro.






 
The Centurion's Servent, 1914. Tate Gallery


Zaccharias and Elizabeth, 1913-1914. Tate Gallery, Londres.



Last Supper, 1920.






San Francis and the Birds, 1935. Tate Gallery, Londres.



The Garage, 1929. Coleção Lord Lloyd Webber.



 Ressurection. Stanley Spencer Gallery.


 
Nursery, 1936. MoMA, Nova York.






 
The Dustbin, Cookham, 1956. Royal Academy of Arts, Londres








Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now