domingo, 10 de novembro de 2013

Imagem Semanal Novembro Azul




Para ajudar na  divulgação da campanha de prevenção do câncer de próstata, a Imagem Semanal com novembro azul.



Congresso Nacional iluminado de azul.




Vincent Van Gogh (1843-1890) Star light over the Rhône (1888) Musée d’Orsay, Paris. Nascido em Zudert é um dos grandes nomes da pintura holandesa. É ligado ao pós-impressionismo e considerado um dos artistas que fez a ligação com o modernismo. Sua vida tumultuada e a doença mental não o impediram de deixar uma obra extraordinária.


Edouard Manet (1832-1903) Nasceu em Paris. Foi um dos mais importantes e influentes artistas do século XIX. The Bar at the Folies-Bergeres, 1882.  Courtauld Gallery, Londres






James Mc Neil Whistler (1834-1903) Nasceu em Massachusetts. Passou parte de sua juventude em São Petersburgo. Foi para Paris e estudou com Charles Gleyres. Influenciado por Rembrandt, Johannes Vermeer, Pieter de Hooch, Gabriel Metsu, Diego Velásquez e os contemporâneos franceses. Fixou-se em LOndre, onde desenvolveu uma vitoriosa carreira. Nocturne: Blue and Silver - Cremorne Lights,  1872. Tate Gallery, Londres.






Henri Matisse (1869-1954) Pintor, desenhista, gravador e escultor francês. É considerado um estudioso das cores. Blue Nude II (1952) Centre Pompidou, Paris. Já perto do fim da vida, Matisse abandonou a pintura e dedicou-se a construir sua série de papéis cortados representando mulheres nuas em diferentes posições.

Pablo Picasso (1881-1973) La Vie (1903) The Cleveland Museum of Art. Nasceu em Málaga e passou a maior parte de sua carreira em Paris. Pintor, gravador, desenhista, escultor e ceramista é considerado o maior artista do século XX. La Vie é obra da fase azul em que ele procurou representar seus sentimentos da época _ solidão, pobreza indiferença dos outros com as dificuldades dos necessitados.

 Marc Chagall (1887-1985) Pintor, gravador, ceramista e vitralista russo. Nasceu em Vitebk na Rússia uma pequena e pobre cidade, onde metade era de judeus. Sua obra está ligada ao Surrealismo. Blue Lovers, 1904. Coleção particular.


Claude Monet ( 1840 - 1926) Nasceu em Paris e morreu em Giverny. Foi um dos precussores do Impressionismo. Water Liles, 1906. The Art Institute of Chicago


Paul Klee (1879-1940 Pintor e poeta suíço. Pertenceu a Bauhaus e foi um grande estudante da cor. Twittering Machine, 1924. MoMA, Nova York.

Joan Miró (1893-1983) Blue Star (1927) Coleção particular. Nasceu em Barcelona Pintor, escultor, gravurista e desenhista surrealista catalão. No amadurecimento, suas obras se resumiam a linhas e pontos e alguns símbolos transformado em pinturas de difícil leitura.




Mark Rothko (1903-1970) White and Greens in Blue Painting No 14 (1954) The Rockfeler Collection. .Nasceu na Letônia e naturalizou-se cidadão americano. Homem de grande cultura era um profundo conhecedor de filosofia. Foi um dos maiores nomes do Expressionismo Abstrato Americano.




 Yves Klein ( 1928 -  1962) Além de artista, músico e judoca. Filhos de pais pintores. O início dedicou-se às pinturas monocromáticas de várias cores, mais adiante, concentrou-se no azul, até criar, e patentear o azul  Internacional Klein. Foi fundador do Novo Realismo e para muitos era um Neodada. Klein. Morreu aos 42 anos de infarto do miocárdio.   Victoria de Samotracia S 9, 1962. Museo Reina Sofia, Madrid.


Donnald Jud (1928-1994) Nasceu em Spring, Misouri e morreu em Nova York. Artista de grande sucesso ligado ao Minimalismo. Real Materials Existing in Real Space., 1965.


Lucio Fontana (1899-1968) Nasceu em Rosário, Argentina. Sua família voltou a Itália, onde desenvolveu brilhante carreira, tendo feito parte da Arte Povera. Lançou o Manifesto Branco e criou o Cocetto Spaziale, a pintura além da tela.   Concetto Spaziale Attese, 1968. Coleção particular.



Elsworth Kelly (1923-) Nasceu em Newburgh, Nova York. Estudou no Pratt Institute e na School of Art, Boston. Aprofundou seus estudos na Europa. Blue Panel, 1977. Metropolitan Museum of Art, Nova York.


Damien Hirst (1965-) No Love Lost. Blue Painting No 4 Série de pinturas exibidas na Wallace Collection, Londres. Hirst é considerado um dos mais poderosos artistas do mundo da arte contemporânea. Suas obras atingem preços estratosféricos. Pertenceu a Young British Artists. O tema de sua obra é a morte ou a impossibilidade de não morrer.


Anish Kapoor (1954) Artista indiano britânico. Sua formação inicial foi na Índia e a complementação em Londres, onde vive e trabalha. Suas obras são simples constituídas de formas curvas, normalmente monocromáticas. As aberturas cavadas e as cavidades sugerem os opostos terra e céu, homem e mulher, luz e treva Instalação em galeria comercial.


Claudio Edinger (1952-) Fotógrafo e artista nascido no Rio. Vive e trabalha em  São Paulo. Trabalhou 20 anos nos Estados Unidos e publicou vários livros com suas fotografias; Veneza, 2013. Fotografia. Via Iphone.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now