terça-feira, 2 de abril de 2013

Kim Badawi Workshop Ateliê da Imagem

                                               


Eli Rocha 
  
 
 
 
 
Ateliê da Imagem
Oferece uma grande oportunidade:
 
Workshop com o fotojornalista Kim Badawi em
Introdução ao Fotojornalismo/Ensaio Fotográfico
Início dia 10 de abril de 2013
Inscrições abertas
 
O Ateliê da Imagem convidou o renomado fotojornalista americano Kim Badawi para ministrar a partir do dia 10 de abril “Introdução ao “Fotojornalismo/Ensaio Fotográfico/Ensaio Fotográfico”.  O workshop (com 13 aulas) é recomendado para estudantes de comunicação, jornalismo e antropologia. Inscrições abertas. Aulas em inglês. (Ateliê da Imagem, Avenida Pasteur, 453, Urca – 2541-3314)
 
Quem é:
Kim Badawi é americano, nascido na França em 1980. Atua como fotojornalista freelancer e fotógrafo de retrato com experiência no Egito, França e Eslovênia. Badawi começou sua carreira fotografando o drama das famílias refugiadas do Mississippi para o Texas após a passagem do furacão Katrina, enquanto ainda era estagiário da Contact Press Images e Magnum Photos em Nova Iorque. Selecionado para publicação pelo Center for Documentary Studies da Universidade de Duke, seu trabalho apareceu em 25 Under 25: Up-and-Coming American Photographers (PowerHouse Books, 2008).
 
O último livro de Badawi, The Taqwacores, uma história sobre o gênero punk muçulmano americano – foi lançado pela PowerHouse Books em 2009 e inspirou um filme com o mesmo título. Kim documentou os primeiros dias da revolução no Egito e na Tunísia, seus desdobramentos e resultados a partir da perspectiva como correspondente internacional  para a CNN e WSJ (Wall Street Journal). Também obteve um prêmio da Fundação Franco-Americana para realizar um trabalho extensivo documentando os primeiros assentamentos de chineses no continente africano.  Kim Badawi é representado pela La Galerie Rauchfeld em Paris e pela Getty Images em Nova Iorque.
 
O Curso
Pré-requisitos: ter feito o Curso Básico (Módulos 1 e 2) ou aplicação de questionário. O aluno deverá ter uma câmera digital com no mínimo 4 megapixels e uma lente de zoom ótico de pelo menos 3X ou uma câmera de 35mm reflex com uma lente zoom.
Este curso não irá concentrar-se em pós-produção, habilidades no laboratório analógico ou digital, e sim no pensamento e preparação de quem quer trabalhar em projetos de documentário e jornalismo.
O curso será ministrado em inglês.
 
Objetivos:
A experiência vem através da experimentação. Por isso, para se ter êxito em uma indústria já competitiva, é preciso estar familiarizado com os trabalhos de fotógrafos atuais, além de conhecer e revisitar o que já foi feito. O curso pretende oferecer ferramentas conceituais para aperfeiçoar a técnica e confiança visual dos alunos com a mídia fotográfica, tornando-os capazes de comunicar algo com uma imagem e aprender noções de como contar uma história com uma seqüência de fotos.
O método utilizado será experimental, por meio de conteúdo teórico, no início de cada aula, seguido de demonstrações práticas, revisão de trabalhos dos alunos,  projeções, visitas a exposições, possíveis saídas a campo, discussões sobre tratamento de imagem e críticas coletivas.
 
SERVIÇO
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Workshop “Introdução ao Fotojornalismo/Ensaio Fotográfico”, com Kim Badawi
Início: 10 de abril - quartas 19h às 22h
Valores: 3x R$290,00 ou 2x R$415,00 à vista R$790,00
Avenida Pasteur, 453, Urca
Telefone (21) 2541-3314
www.ateliedaimagem.com.br
Assessoria de imprensa
RS Comunicação & Eventos
Eli Rocha | elirocha246@gmail.com
(21) 2547-4953 e 9179-4763
 
Ementa completa
AULA 1: Apresentação do curso e do conteúdo programático. Introdução aos materiais a serem utilizados durante o curso. Discussão sobre: a câmera, as lentes, velocidade de filme, velocidade do obturador, abertura, medidor de luz, luz de leitura. O que é uma história? O que é um tópico? Como ler e compor uma imagem e contar uma história. Projeções: James Mollison - Where Children Sleep; Philip Toledano - Days with my Father; Gilles Perez  - Telex Iran; Elliot Erwitt – Dogs.
Tarefa (com prazo de entrega de 1 semana): Fazer um retrato – tirar uma foto de um colega de classe nu/de maneira íntima. (Pode também ser um autorretrato, membro da família, colega)
 
 AULA 2: Revisão e discussão de trabalhos.  Discussão em classe: a importância de respeitar  os seus assuntos, criando uma relação com os assuntos fotográficos, a “etiqueta” de apresentação no fotojornalismo. Projeções: Antonin Kratochvil - Vogue portraits; Miguel Angles Sanchez – Portraits; Tamara Abdul Hadi - Portraits of Men; Richard Avedon - American West.
Tarefa: eleger a esquina de uma rua como foco - e criar a partir desta situação uma narrativa.
 
AULA 3: Técnicas de tomadas fotográficas. Longa exposição e on/off flash da câmera. O que é um Plano de Ambientação? Projeções: Metropolis - Martin Roemers; Alex Webb - Haiti  Ben Lowy – Perspectives; Julio Bitencourt - Câmera Indiscreta; Paul Frusco - RFK Train.
Tarefa: fotografar um estranho na rua.
 
AULA 4: Discussão de trabalhos. Trabalhos colaborativos e colaborações com desconhecidos. Como trabalhar em em ambientes hostis, fotografar “crises” e lidar com prazos. Projeções: Amy Arbus – Portraits; Bruce Gilden – Yakuza; Jan Banning – Beaucratics; James Nachtwey – War; Christopher Morris - Men in Black.
Tarefa: fotografar uma pequena empresa (estabelecimento, detalhes e retratos). Trabalho com duração de 3 semanas.
 
AULA 5: Revisão de trabalhos e discussão em aula sobre "grandes idéias", e projetos de longo prazo. Uso de som e multimídia. Os alunos são encorajados a começar a pensar em um projeto final. Projeções: James and Carla Murray - Storefronts ; Rebecca Norris - The Glass between us; Kosuke Okahara - Women who cut themselves; Ed Kashi - Aging in America; Patrick Brown - Black Market; Jonas Bendiksen - Places we live.
AULA 6: O que é estilo? Discussão sobre noções regionais e internacionais de estilo, fluxo de trabalho, paleta de cores e temas. Os alunos serão convidados a imprimir 40 imagens (tamanho de cartão postal para a semana seguinte).  Projeções: Trent Park - Dream Life; Pascal Meunier – Hammams; Martin Parr - Thinking of Finland; Yuri Kozyez - On Revolution Road; Bruce Gilden – Yakuza.
AULA 7: Discussão em classe sobre impressão de imagens: a importância da apresentação e uso de várias ferramentas (portofólio em website, auto-publicação, auto marketing, financiamento público). O que é uma agência? O que é um coletivo? Discussão sobre câmeras fotográficas tradicionais x câmeras de “brinquedo” (holga/lomo/Iphone). Projeções: Andreas Gursky - select works; Simon Norfolk - select works; Vincent Laforet - select tilt-shift works; Sumit Dayal - Holganistan ; Benjamin Lowy – iLybia; Balaz Gardi - Hipstermatic Iraq.
Os alunos já deverão ter escolhido seu projeto final. Próxima tarefa: Escrever uma carta lançando uma história para um editor de uma revista.
 
AULA 8: O que é um "público-alvo" e como pensar como um editor de revista? Construindo uma carreira consistente e networking. Projeções: Ed Ou - Children Soldiers; Jessica Dimmock - The Ninth Floor; Richard Kalvar – Earthlings; Kim Badawi - Illegal Immigrant; Lauren Greenfield – Girl Culture; Rachel Papo – Serial No. 3817131.
 
AULA 9: Perspectivas históricas e culturais. Existe algo como uma "escola" brasileira de fotografia? Fotógrafos documentais brasileiros de sucesso e os diferentes temas abordados. Projeções sobre fotógrafos sul-africanos e brasileiros: Mikhail Subotzky - Beaufort West; Pieter Hugo - Hyena Men; Roger Ballen – Portraits; Lalo de Almeida – select works; Adriana Zehbrauskas – Faith; Sebastião Salgado – select works.
 
AULA 10: Fotógrafos que usam a câmera como parte de sua "mensagem". Discussão sobre o futuro do documentário, mix media, características da mídias online/tablet/ipad x a indústria de revistas impressas. Projeções: Pep Bonet - Blind Faith / Sierra Leone; Abelardo Morell - select pinhole works; Taryn Simon – Secret sites; JR – select street art; Jeff Jacobson – Selected mistake photography.
 
AULA 11: Marketing pessoal e distribuição. O que faz um fotolivro ser considerado bem sucedido? Como mostrar consistência no seu fluxo de trabalho? Serão apresentadas formas de promoção da carreira por meio de exemplos de vários fotógrafos que trabalham em diferentes áreas, como David Alan Harvey – Based on a True Story; Peter Dench – England Uncensored; Stanley Greene – Black Passport; Jason Eskenazi – Wonderland; Donald Weber – Interrogations; Cristina De Middel – The Afronauts.
 
AULA 12: Esta aula irá focar-se em como o Brasil é retratado na fotografia documental; como temas específicos são tratados por vários fotógrafos e coletivos e se refletem a realidade da sociedade brasileira contemporânea. Alguns temas que serão discutidos: pacificação das favelas, o abismo da saúde entre ricos e pobres; o crescimento econômico de cidades brasileiras como São Paulo, transgêneros na sociedade brasileira, e os indígenas brasileiros. Serão apresentados trabalhos de fotógrafos brasileiros e estrangeiros como Pilar Olivares, Sebastian Liste, Jon Lowenstien, Pep Bonet, Andrea Bruce, Alex Majoli, Kadir Van Lohuizen, Sebastião Salgado, entre outros.
 
AULA 13: Discussão final a respeito de projeto de documentário em andamento de cada aluno. Breve discussão sobre o refinamento de imagens e pós-produção. Como aplicar para bolsas e prêmios. Possível visita dos fotógrafos Marizilda Cruppe/Sebastien Liste  ou de algum curador.
 
 








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Maurizio Cattelan

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