domingo, 14 de abril de 2013

Imagem Semanal Arte Coreana





Motivado pelas notícias da ameaça de guerra entre as Coréias, fomos procurar algo da arte e da cultura do país, agora dividido. Sua arte teve influência da China, da Índia e do Japão durante a ocupação por esse país. Pinturas, esculturas, utilitários nos dão idéia da riqueza da milenar cultura coreana. Antes de se tornar um país único, era dividido nos Três Reinos até que a dinastia Shilla, 668-930, derrotou os outros dois e unificou a região da Península Han na Ásia Oriental. Foi introduzido o Budismo como religião na Dinastia Goryeo (918-1392). Seguiu-se a conhecida Dinastia Josean, quando foi implantado o Confucionismo como filosofia oficial. De 2010 a 1945, ficou sob a dominação do Japão. Após a 2a Guerra, para acomodar interesses foi dividida em duas. Como aceitar duas Coréias? Como compreender os irmãos separados?




Autor desconhecido (?) Avalokiteshvara, 1310. Kagami Jinjya Temple, Japão. Pintura realizada com tinta sobre seda na dinastia Goryeo. É a representação de Buda.



Autor desconhecido Gyeongcheona Pagoda, 1348. National Museum of Corea. É cosiderada a peça história No 86 da Coréia do Sul. Construída em mármore, tem 13 m de altura com desenhos de Buda e flores em sua parede. Foi inicialmente colocado no Templo Gyeonchiona, agora destruído. Durante a ocupação japonesa, foi levado para Tóquio, foi devolvido em 1960. Preseva a arquitetura da era Goryeo, famosa por suas construções em madeira.



Na Gyeon (Período inicial do período Joseon). Nasceu  em Jikok. Foi pintor oficial da corte de Joseon. Dream Journey to the Peach Blosson Land, 1447.




Yi Ahm (1499-?) Mother Dog. National Museum of Korea.



Autor desconhecido Bowl, século XV. Da dinastia Joseon. Metropolitan Museum of Art, Nova York.


Jung Seon (1676-1759) Pintor de paisagens influenciado pela arte chinesa. Trabalhou para corte coreana. A Seclude House Near a Valley, 1742.



Autor desconhecido. Sixtieth Birthday Banquet for Queen Songeon, 1868. Getty Museum, Los Angeles.


Jang Seung-eop ou Owon (1843-1897) Pintor da última dinastia Josean. Era órfão e aprendeu pintura na infância. É considerado um dos três maiores pintores da Coréia. Paisagens e pinturas de gênero eram seus assuntos prediletos.  Rooster.
 
 
Autor desconhecido. Altar Attendant (Tongj) Holding a Turtle, Século XVIII. Getty Museum, Los Angeles.


Fonte: Wikepedia.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now