domingo, 10 de março de 2013

Imagem Semanal As Artista Pioneiras


Para comemorar o Dia Internacional da Mulher ocorrido em 8 de março, uma homenagem às artistas pioneiras. A coragem delas foi determinante para participação das mulheres na Arte.


Catherine de Vigri (1413-1465) Nasceu em Bologna. Aos 10 anos, entrou para a corte de Nicolas III d"Este como dama de companhia de Margareth  Após o casamento de Margareth, fundou uma ordem religiosa com outras jovens de Ferrara. Retornou a Bologna e criou um monastério, onde passou a viver. A ela foi atribuído vários milagres. Ao morrer, foi cremada, após 15 dias seu corpo foi achado intacto, sendo transferido para o convento. Tornou-se Santa Catarina de Bologna.  Mary and Jesus with Fruit,





Properziada Rossi (1490-1576) Nasceu em Bologna. Pintora, poeta e musicista. Estudou com o gravador Marcantoni Raimondi, do ateliê de Rafael. Começou com miniaturas de esculturas Com o tempo, utilizou-se do mármore para realizar suas esculturas em larga escala representando corpos desnudos. Joseph and pot's Wife, 1520. Museum San Petronio, Bologna.





Lavinia Teerlinc ( 1510-1576) Especialistas em miniaturas de retratos seguindo a tradição dos artista dos Países Baixos, onde nasceu. Princess Elizabeth Tudor, age 13, 1546. Windsor Castle.



Catherine van Hemessen (1528-1587) Nasceu em Antuérpia. Irmã do pintor Jan Sanders Hemessen. Ambos foram treinados pelo pai. Foi a primeira pintora a fazer um auto retrato. Especialista em retratos de mulheres, representava-as  em geral sentadas com um fundo escuro ou neutro. Pertenceu a Coperativa de St Luke, onde ensinava jovens pintores homens. Foi patrocinada por Maria da Áustria. Portrait of a Lady, 1551. Bowes Museum.

Sofonisba Anguissola (1537-1623) Nasceu em Cremona. Teve quatro irmãos pintores. Foi aluna de Bernadino Campi. Mudou-se para Roma e recebeu a proteção de Michelangelo. Durante 20 anos trabalhou na corte de Philipe I como pintora oficial. Foi a primeira  artista de grande prestígio e admirada. Children with Dog, 1570-1590. Sanlung Lord Methuen.



Lucia Anguissola (1536-1658) Irmã de Sofonisba. Morreu aos 32 anos. Foi treinada pela irmã, razão da similaridade da obra. Educação humanista esmerada em arte, filosofia, música e Latim. A sua representação com vestido preto teria o significado de mostrar ser pessoa de virtude. Um dos seus mais conhecidos trabalho é o retrato do médico Pietro Maria, 1560. Museu do Prado.



Diana Scultori Ghisi ou Diana Mantovane (1547-1612) Nascida em Mantua.  foi gravadora e pintora. Aluna de seu pai. Produziu manuscritos para corte Papal. Após seu casamento mudou-se para Roma A ela foi permitido, pelo Papa,  assinar e vender seus trabalhos. 




Lavinia Fontana (1552-1614) Nasceu em Bologna. Filha do pintor Prospero Fontana. Casou-se com o pintor Paolo Zappi com quem teve 12 filhos. Foi pintora da corte papal e a primeira mulher a ser admitida na Accademia di Roma. Temas religiosos e mitológicos. Minerva Dressing, 1613. Galeria Borgese, Roma.




Fede Galizia (1578-1630) Nasceu um Milão. Estudou com seu pai Nunzio Galizia. Especializou-se em narrativas religiosas e retratos. Aos 12 anos, já recebia muitas encomendas. Foi pelas naturezas mortas, representadas detalhadamente e com grande perfeição, que passou a história da Arte. Trabalhou em Milão e Trento.  White Ceramic Bowl with Peacheslues Plums, 1610. Silvano Lodi Collection, Campione.




Artemisia Gentileschi (1593-1653). Nasceu em Nápoles. Estudou com seu pai o famoso pintor Orazio Gentileschi. Por ele, ela foi encaminhada para continuar seu treinamento com o pintor Agostino Tassi. Por ele foi violentada aos 17 anos. Obrigada a um casamento de conveniência dedicou-se inteiramente à pintura, obtendo grande reconhecimento tendo trabalhado em Florença, Roma, Veneza, Nápoles e em Londres na corte de Charles I. Seus temas preferidos foram as tragédias. Influenciada por Caravaggio.  Foi a primeira mulher a ser admitida na Accademia delli Arte e Designo de Florença. Judith Beheading Holofernes. Galleria degli Uffizi, Florença. É considerada um dos nomes mais importantes da história da arte.




Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now