domingo, 2 de dezembro de 2012

Imagem Semanal Escola de Delft




Delft era uma pequena cidade da Holanda, famosa pela fabricação de azulejos e tapetes. A cidade ficou decadente em relação a Amsterdam e Roterdam. Num determinado período, juntaram-se ali um grupo de pintores de qualidade excepcional o que levou esse tempo ser identificado como Escola de Delft ou a Época de Ouro da pintura holandesa. Entre tantos fazem parte: Carel Fabritius, Nicolaes Maes, Pieter de Hooch, Vermer, Gerard Houchgeert e Emanuel de Witte. View of Delft, 1660-1661. de Joahannes Vermeer. Mauritshuis.


 Hendrick Cornelisz Vroom (1566-1640) Nasceu em Harlen. Seu treinamento foi em Delft. Foi para Espanha e Itália, tendo ficado em Florença sob o patrocínio do Cardeal Ferdinando de Medici, até retornar a Harlen, onde se fixou. Dedicou-se às marinhas. View of Deftt from the Southwest, 1615. Stedelijk Museum, Amsterdam.




Carel Fabritius (1622-1654) Nasceu em Midden-Beensteer. Trabalhou em Delft, onde morreu. Foi aluno de Rembrandt e um dos fundadores da Escola de Delft. Paisagens, cenas de gêneros e retratos eram sua especialidade. Foi professor de Vermeer. View of Delft, 1652. The National Gallery of London.
Johannes Vermeer ou Vermeer de Delft (1632-1675) Nasceu e viveu toda sua vida em Delft. Foi o maior pintor da Escola de Delft., onde viveu todo seu tempo, Foi sepultado na antiga Igreja de Delft. Foi comerciante de arte, de onde tirava seu sustento. Viveu e morreu na extrema pobreza. A pintura exalta a virtude doméstica. Há cerca de 40 quadros atribuídos a ele. Litle Street (1659-1650). Lady Seetead at a Virginal, 1662. National Gallery.




Pieter de Hooch (1629-1684) Foi o pioneiro da escola de Delft e um dos mais inventivos pintores holandeses da sua Era de Ouro. Pouco se sabe sobre sua vida. Nasceu em Roterdam e estudou em Harlem. Foi aluno de Berchen e contemporâneo de Vermeer com quem dividiu os temas e o estilo. de Hooch retratou os costumes de seu país em sua época. Mistress and her Mais. Museu do Hermitage, São Petersburgo.




Gerard Houckgeestst (1600-1661) Nasceu em Hague. Trabalhou  Delft e outras cidades. Dedicou-se a registrar a arquitetura imaginárias e interior das igrejas. Ambulatory of the New Church in Delft, 1651. Mauritshuis.






Hendrick Cornelisz Van Vliet (1611-1675) Nasceu e morreu em Delft. Especilaizado em retratos e cenas mitológicas e históricas. Portrait of Michiel van der Dussen, his Wife, Wilhelmina and their Children, 1640. Stedelijk Museum, Amsterdam



Emanuel de Witte (1617-1692) Nasceu em Alkman, Holanda. Estudou Geometria. Ligou-se a Coperativa de São Lucas em sua cidade natal Ao mudar-se para Delft foi aluno de Evert van Aelst. Inicialmente pintava retratos e cenas religiosas ou mitológicas. Em Delft, dedicou-se à pintura de interiores de igrejas. Witte teve una vida trágica e sofrida terminada com seu suicídio. Interior of a Calvinist Church, 1660. Rijksmuseum, Amsterdam

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now