quinta-feira, 7 de junho de 2012

Anna Maria Niemeyer Uma homenagem



Anna Maria Niemeyer e seu pai Oscar na galeria.


O blog Art&Arte associa-se às mainfestações de pesar com o falecimento da querida Anna Maria Niemeyr, ocorrido ontem e comunica seu sepultamento hoje às 13h no Cemitério São João Batsista.

Anna Maria Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro, onde viveu e trabalhou. Colaborando desde muito jovem com seu pai, o arquiteto Oscar Niemeyer, dedicou-se à ambientação de interiores, tendo realizado inúmeros projetos como funcionária da NOVACAP, entre eles: os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, em Brasília, onde residiu de 1960 a 1973. Juntos estudaram uma linha de móveis que são produzidos no Brasil e foram durante algum tempo também fabricados na Itália, tendo sido em ambos os casos expostos em espaços como: o Centre Georges Pompidou, em Paris; o Chiöstro Grande em Florença; a Organização das Nações Unidas em Nova York; o Salão de Paris; o Salone Del Móbile em Pádua; a Feira Internacional de Colônia; o Salão Internacional do Móvel de Milão, e em diversos museus brasileiros.

Em 1977, inicialmente no Leblon, inaugurou a galeria de arte que tem seu nome. Em 1979, transferiu-se para o Shopping da Gávea onde até hoje produz, gerencia, coordena e organiza algumas das mais de 300 exposições individuais e coletivas. Eventualmente, sua galeria também realiza: mostras coletivas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros.

Desde o final dos anos 50 atua na área do design de mobiliário e desde o final dos anos 70 também como design gráfico atuando como responsável por todo o material editado para os diversos eventos realizados e ou apoiados pela Galeria Anna Maria Niemeyer.

Posteriormente, retornou ao design de interiores e realizou os projetos de decoração do Parlamento Latino-Americano em São Paulo, do Superior Tribunal de Justiça e a residência de Sebastião e Dirce Camargo, ambos em Brasília. É autora também da ambientação do MAC-Niterói e de alguns ambientes (bar, salão de exposição e administração - no prédio novo) do Museu Oscar Niemeyer (ex-Novo Museu) em Curitiba, para onde foram criados alguns móveis especiais.

Foi, com Victor Arruda e Italo Campofiorito, autora do projeto de criação do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-NITERÓI), tendo intermediado junto a seu pai o arquiteto Oscar Niemeyer a doação do projeto de arquitetura para a Prefeitura de Niterói. Logo em seguida coordenou a exposição “A Caminho de Niterói - Coleção Sattamini”, realizada no Paço Imperial e integrou inicialmente a Comissão para Estudo de Implantação do Regimento Interno do e posteriormente o Conselho Deliberativo e da Comissão de Acervo do MAC-Niterói.

Membro Vitalício do Conselho Curador da Fundação Oscar Niemeyer e desde 2003 foi agraciada com o título de Sócio-Benemérito da Associação de Amigos do Paço Imperial.

Eventualmente atua como curadora convidada em mostras coletivas, entre elas: 1986 / Território Ocupado (Ocupação da Piscina por Victor Arruda) - na Escola de Artes Visuais do Parque Lage-RJ; 1998 / Eliane Duarte, Galeria Camargo Vilaça, São Paulo-SP; 1999 / Os 90 - Sala Especial Eliane Duarte e Marcos Cardoso e em 2002 / Brasil Contemporâneo - Década de 90, ambas as mostras realizadas no Paço Imperial-RJ.

Em 2005, comemorando o 26º aniversário de funcionamento da galeria no Shopping da Gávea e dando início às comemorações dos 30 Anos de sua fundação inaugurou um novo espaço, no Baixo-Gávea, localizado na Praça. Santos Dumont, 140 loja A, destinado exclusivamente à exibição permanente de obras dos artistas representados com exclusividade pela Galeria Anna Maria Niemeyer.

Fonte: Galeria Anna Maria Niemeyer.


































 




Um comentário:

leonor azevedo disse...

marcio querido
obrigado poir seu carinho e homenagem e esteja certo que ela te admirava e respeitava muito. bjs

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now