domingo, 22 de janeiro de 2012

Imagem Semanal Coruja Reprise Ampliada





"Corujinha corujinha

Que peninha de você. Fica toda escondidinha. Sempre olhando não sei o que. O teu canto de repente faz a gente estremecer

Vinicius de Morais A corujinha.



Agnolo Bronzino (1503-1572) Grande nome da pintura italiana ligado ao Maneirismo. Não existem informações sobre sua infância, o que sugere ter origem humilde. Estudou com Rafaelino del Garbo e depois entrou para o ateliê de Jacopo Carucci ou Portomo, grande mestre da época e que adotou Bronzino como filho. Os dois fizeram junta a decoração da capela Capponi da igreja de Santa Felicita em Florença. Durante dois anos, trabalhou sob o patrocínio da família Della Rovere em Pesaro. A convite de Cosimo I de Médici mudou-se para Florença e dedicou-se aos retratos e temas religiosos. Produziu inúmeras pinturas com assuntos mitológicos para as tapeçarias da realeza. Quando Portomo morreu, Bronzino dedicou-se a terminar os afrescos de seu mestre. Foi um dos fundadores da Academia do Desenho de Florença. Seu principal discípulo foi Alessandro Allori que em sua homenagem adotou o nome de Allessandro Bronzino. Ritrato Del Nano Morgante (1552 )Galeria Palatina. Durante uma discussão sobre o valor da escultura e pintura, Bronzino produziu esse trabalho com duas telas representando em tamanho real o anão preferido de Cosino de Medicis. Para ser colocada no meio da sala tal qual uma escultura. A pintura mostra Morgante de frente e de costa sem roupas. De frente, ele sai para uma caça da e de costa está de volta. Durante mais de 300 anos a pintura original foi alterada com a colocação de folhas de parreiras com o intuito de esconder a nudez do anão. Com a última restauração foi possível identificar o verdadeiro trabalho do artista. Morganti traz em seu ombro a figura de uma coruja.


Albrecht Dürer (1471-1528) Nasceu em Nuremberg, Alemanha. Pintor, desenhista, gravador, arquiteto. Filho de ourives com ele aprendeu o ofício. Fez duas viagens a Itália, onde recebeu influência do movimento renascentista, que trouxe para a Europa do norte. Em 1512, foi nomeado pintor da corte do Imperador Maximiliano I. Dürer era homem de grande cultura e nos últimos anos de sua vida dedicou-se à produzir textos teóricos sobre matemática, geografia, geometria, arquitetura e fortificação. The Little Owl (1508). Graphische Samlumg Alberttina, Viena. Áustria.



Franz Halls (1582-1666) Pintor barroco holandês. Nasceu em Antuérpia. Viveu e morreu em Harlen.Foi influenciado fortemente por Rembrandt. Pintava diretamente na tela sem um desenho prévio. Sua fama de retratista o fez famoso e rico, mas o abuso do álcool levou-o a perder a saúde e o dinheiro. Sua arte ficou em segundo plano por 200 anos até ser redescoberta. Ele é considerado um dos maiores retratistas de todos os tempos. A pintura seria a representação de uma taverna, a mulher segura um enorme recipiente para cerveja e pousada em seu ombro a coruja. Malle Babbe ou Hille Bobbe ou Witch of Haaarlen (1633-1635) Gemäldegalerie, Berlin.


Ferdinand van Kessel (1648-1696) Nasceu em Antuérpia. Pouco se sabe sobre sua história. Dedicou-se à pintura de temas botânicos. Especializou-se na representação de macacos em funções humanos. A Monkey Smoking and Drinking with Owl (data desconhecida).



Pieter Boel (1626-1674) Pintor flamengo barroco. Nasceu em Antuérpia. Membro da Cooperativa de São Lucas. Em 1968, instalou-se em Paris, onde trabalhou para Charles le Brum desenhando para tapeçarias. Foi pintor da corte. Dedicou-se às naturezas mortas, vanitas e animais. Morreu em Paris. Still-life with Owl (data desconhecida) Museu voor Schone Kunsten, Gent, Bélgica.




Francisco Jose Goya y Lucientes (1746-1828) Nasceu em Fuendetodos , Saragossa e morreu em Bordeaux na França. Pintor, desenhista e gravador. Suas obras abordam paisagens, retratos, cenas religiosas e mitológicas. Aos 14 anos, começou seus estudos com Dom Jose Lezan e Martinez em sua cidade natal. Aos 17 anos, mudou-se para Madri para estudar com Mengas. Casou-se com Josefa irmã do grande pintor Bayeu. Dedicou-se ao retrato e fez muito sucesso tendo sido admitido na Academia de San Fernando. Foi nomeado Pintor do Rei por Carlos IV. Teve vida atribulada com constantes atritos com a Igreja e a realeza. Foi amante de Duquesa de Alba. Por duas vezes foi chamado pela Inquisição e conseguiu escapar de ambos. A gravura faz parte da série Caprichos e recebeu o nome El sueño de La razon produce monstruos.




René Magritte (1898-1967) É o grande nome do Surrealismo na Bélgica. Passou um período em Paris, onde fez sólida amizade com André Breton. Iniciou-se no impressionismo, entro para Ecole de Beaux Arts de Bruxelas e sob a orientação de Constant Montald, ligou-se ao Futurismo. Ao retornar a Bruxelas, tornou-se pintor Surrealista tendo obtido sucesso financeiro e reconhecimento. Permaneceu em Bruxelas até sua morte. Magritte foi um amante da fotografia para registrar seus amigos e fixar a imagem dos modelos. Image a La Fenêtre (1944) Coleção particular.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now