domingo, 27 de novembro de 2011

Imagem Semanal O Manto

"Que llueva, que llueva//la Virgen de Cueva//los pajaretos cantam//los nubes se levantam//!que si!, que no!//que carga un chaparron//..."

Dito popular de Sevilha.





The Coronation Mantel (1113 AD) É usado sobre o ombro esquerdo no dia da coroação, pesa cerca de 11 kilos. O manto veio para o Sagrado Império Romano por meio de um casamento político. Ele foi feito para o Viking Roger ao conquistar a Sicília e tornar-se seu rei. A filha de Roger, Constance, casou-se com Henrique VI, em 1186. Ele deixou sua mulher e seu filho na Sicília e retornou a Alemanha levando o manto com ele. Com a morte de Constance, a Sicília tornou-se parte do Império Romano e o manto passou a pertencer a família imperial alemã _ Hohenshaufer. Frederico II, filho de Constance e Henri VI ficou órfão aos 14 anos, ele retornou a Alemanha e foi coroado em 1220, utilizando o manto. 47 seguidores também o utilizaram. O manto é bordado em ouro sobre tapeçaria com figuras de leões derrotando camelos. No centro, está representada a árvore da vida. A interpretação ocidental dada à cena é a vitória do Cristianismo sobre os pagãos.



Giotto di Bondane (1266-1337) Nasceu em Colle Vespignano e morreu em Florença. É considerado uma das figuras mais importantes da pintura por ter saído do estilo bizantino com a introdução da sensação do espaço tridimensional. Sua pintura representava os santos com aspecto humanizado, uma das características da Renascença. Foi pintor e arquiteto. Aluno de Cinni di Pepo. Durante dez anos, trabalhou em Roma sob os auspício do Papa Benedito XI. Foi patrocinado, antes de seu retorno para Florença, pelo Rei de Nápoles. Em Florença, foi o resposável pela construção da Catedral da cidade. Giotto sofria de nanismo. St Francis Giving his Mantel to a Poor Man (1297-1299) Afresco Igreja de São Francisco, Assis. A obra faz parte da série de afresco pintados pelo artista sobre a vida de São Francisco na cidade de Assis. Ao encontrar um homem levando duas ovelhas nos ombros, para vende-las no mecado, São Francisco trocou os dois animais pelo seu manto salvando-os da morte.



Lorenzo Monaco (1370-1425) Nasceu em Siena e morreu em Florença. Pintor ligado ao Gótico e a Renascença. Foi influenciado por Giotto. Entrou para o Monastério dos Comaldulenses de Santa Maria degli Angeli, mas abandonou a vida religiosa. A maioria de suas obras estão no convento em que viveu. Virgen with Mantel (1415) Igreja Santa Maria degli Angeli.




Francisco de Zurbarán (1598-1664) Pintor espanhol ligado ao Maneirismo. Nasceu em Fuente de Cantos e morreu em Madrid. Aos dezeseis anos, começou seus estudos com Pedro Villanueva. Tornou-se ativo e conhecido em Sevilha. Especializou-se em cenas e retratos religiosos e naturezas mortas.  La Virgen de las Cuevas (1665) Museo de Bellas Artes de Sevilla. A figura central da Virgem com seu manto levantado por dois anjos, abriga de cada lado seis monges em posição respeitosa. Rosas e jasmim estão sob seus pés. O manto divide a pintura em duas partes, a terrena na parte inferior e a celestial na superior, onde predomina o dourado e está representado, sob a forma de pomba, o Espírito Santo.



Francisco Goya y Lucientes (1746-1828) Nasceu em Fuendetodos, Espanha e morreu em Bordeau, França. Extraordinário pintor e gravador espanhol. Começou seus estudos de pintura aos 14 anos com José Martínez. Mais tarde em Madri, ligou-se ao atelier dos irmãos José e Ramón Bayeu, tendo se casado com uma irmã dos professores. Por meio deles, foi introduzido na corte, inicialmente pintando motivos para a confecção de tapeçarias. Seu sucesso foi enorme e ele acabou escolhido Pintor do Rei de Espanha.  King Ferdinad VII with the Coronation Mantel (1814) Museu do Prado. Com o fim do domínio francês Ferdinand retornou do exílio e foi coroado rei. Goya pintou seis retratos do jovem monarca.



Artur Bispo do Rosário (1909-1989) Nasceu em Japaratuba, Sergipe e morreu no Rio de Janeiro. Trabalha como empregado em casa de família quando iniciaram as manifestações de sua doença mental. Foi internado no Hospício Pedro II e depois transferido para a Colônia Juliano Moreira, onde permaneceu por 50 anos. Passou a construir objetos com utencílios e roupas do próprio hospital sendo o mais conhecido o  Manto da Apresentação com que ele iria se apresentar no dia do Juízo Final. O diagnóstico do Bispo foi de esquizofrenia. Discutiu-se sobre ser ele uma artista, pois não era capaz de falar e identificar sobre o que costruia. Os seus objetos foram colocados no museu e ele foi inserido entre os artistas contemporâneos.



El Anastsui (1944-) Man Cloth British Museum Nasceu em Gana. Vive e trabalha na Nigéria. Graduação e Mestrado na University of Science and Technology de Gana. É professor da University, Nigéria. Suas obras são realizadas com materiais reciclados como invólucros do gargalo de  garrafas de bebidas alcoólicas e arames. Elas remetem a cultura e a tradição de seu país de origem. Além dos mantos, produz enormes esculturas.


Sugestão: Goya: Robert Huges _ Companhia das Letras, 2007.

Um comentário:

VOZES DO OLHAR disse...

FERNANDA ..EU MAIS DO QUE NINGUÉM VENHO ACOMPANHANDO SUA TRAJETÓRIA DE PERTO E DESDE QUE COMEÇOU POSSO DIZER QUE VC SEMPRE ME SURPREENDE NAS SUAS LEITURAS E RELEITURAS TENDO A DISCUSSÃO DO CORPO DE FORMA OBJETIVA E OU SUBJETIVA...ADOREI A ENTREVISTA E SENTI UMA ENORME SATISFAÇÃO DE LER CADA PALAVRA...JÁ QUE PARA MIM A PALAVRA COMO FIO CONDUTOR DE MINHA OBRA TEM O PAPEL DE CONSTRUIR SEMPRE TROCANDO VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS..VOCÊ É ALGUEM MUITO ESPECIAL E COM MUITO TALENTO..QUE SÓ FAZ CRESCER A CADA DIA...PARABÉNS E TENHA CERTEZA DE QUE SOU ALÉM DE AMIGA UMA GRANDE ADMIRAÇÃO PELO SEU TRABALHO...SUAS PALAVRAS ME TRANSMITEM FORÇA E LEVEZA...EU ACHO QUE ESSAS DUAS PALAVRAS SIMBOLIZAM PARA MIM A SUA JORNADA PELO INUSITADO MUNDO DAS ARTES DESPERTANDO SEMPRE NO ESPECTADOR A POSSIBILIDADE DE PERCEBER COISAS NOVAS E INESPERADAS ATRAVÉS DE SUAS OBRAS INTERATIVAS..VALE RESSALTAR QUE TE ADMIRO MUITO....MAIS UMA VEZ CONGRATULATIONS.....VC MERECE DENISE MEYER OU DDMEYER

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now