segunda-feira, 10 de outubro de 2011

On Karawa Arte Conceitual



On Kawara Possível retrato do artista.




On Karawa (1933-) Artista conceitual japonês. Graduou-se na Kariya High School. Mudou-se para Tóquio, México acabou fixando residência em Nova York, onde vive e trabalha. Participou das Bienais de Tóquio, Kioto, Veneza, Valencia, Sidnei, Gwangju e da Documenta de Kassel. É representado en Nova York pela Davi Zimmer Gallery. Algumas séries de sua obra:

Série I Am Still Alive


Série I Went and I Met I Am Still Life


Serie I Went and I Met I Am Still Life (1973) MoMA, Nova York.

Série I Got Up At Cartões postais enviado com o carimbo I got Up at e a hora em que ele acordou. O cartão postal identificada o lugar.
Série I Got Up At (1974-1975) 19 cartões postais enviados a John Baldessari com o carimbo I Got Up At  The Museum of Contemporary Art, Los Angeles. Doação Johan Baldessari.

Serie Today Date Paintings A data é pintada, na maioria das vezes sobre uma tela de fundo escuro. As convenções gramaticais observadas são aquelas do país, onde o trabalho é realizado. As pinturas quando não estão expostas, são guardadas em caixas de acrílico com um jornal do dia e do local da produção da tela. Quando o artista não consegue terminar o trabalho num dia, ele á destruído. As telas são assinadas no verso. De acordo com Zalinda Cartaxo: "On Kawara pensa a pintura através de sua história, valendo-se de um suporte com formato tradicional (retangular e horizontal), o artista converte em tema um elemento sempre presente na pintura ocidental: a data..."








Documentação da data da pintura com o jornal do local onde foi realizada.


Assinatura do artista no verso da tela.



Cartaxo Z. _ Pintura em Distenção:  Rio de Janeiro, 2006.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now