domingo, 23 de outubro de 2011

Imagem Semanal São Lucas Padroeiro dos Médicos e dos Artistas

"Lucas é um historiador de primeira categoria, não apenas são as suas declarações de fato de confiança, mas ele é possuidor do verdadeiro sentido histórico ... em suma, esse autor deve ser colocado junto com os maiores historiadores".

                                                     Sir William Ramsay Arqueólogo.

São Lucas nasceu em Antioquia, Síria no ano 31 DC. Foi convertido ao Cristianismo e transformou-se num missionário viajante para divulgar a religião cristã. Treinado como médico é patrono da Medicina. É relatado ter sido um exímio pintor, o que o tornou patrono dos artistas, pintores e escultores. Seu símbolo é o touro, que significa o sacrifício de Cristo. Foi um dos Quatro Evangelistas. São Lucas não conviveu com Jesus, teria aprendido os ensinamentos com Maria.



Rogier van der Weyden (1400-1464) Seu verdadeiro nome era Rogier de La Pasture. Foi notável pintor gótico flamengo. Discípulo de Robert Campim, viveu em Roma e Ferrara. Foi nomeado pintor oficial de Bruxelas.  St Luke Drawing a Portrait of the Virgin Mary , St Luke Madonna (1435-1440) Museum of Fine Arts, Boston. van der Weyden representa São Lucas como o pintor da Virgem.


Jan Mabuse (1478-1532) Seu nome era Jan Gossaert e adotou o nome artístico ao matricular-se na Guilda de St Luke de Antuérpia. Tabalhou em Roma e na volta introduziu na pintura flamenga o nu nas cenas históricas e mitológicas. St Luke Painting the Madonna (1520-1525) Kunsthistorisches Musum, Viena.


Francisco de Zurbarán (1598-1664) Pintor espanhol conhecido por suas pinturas religiosa e naturezas mortas. Era conhecido como o Caravaggio espanhol pelo uso do claro e escuro em suas pinturas. Pintor da Contrareforma. St Luke as a Painter Before Christ on the Cross (1630) National Gallery of Art, Washington. Seria um auto retrato.


El Greco (1541-1614) Seu nome era Domínikos Theotokópoulos. Nasceu em Creta, Grécia e morreu em Toledo. Foi pintor, escultor e arquiteto tendo desenvolvido a maior tempo de sua carreira em Toledo.  Seu treinamento foi em sua cidade natal sob a ordem vingente a arte pós-bizantina. Creta era suborbinada à república de Veneza, o que facilitou a ida do artista para Itália. De Veneza foi para Roma, mas não conseguiu se firmar. Instalou-se em Toledo, onde realizou sua magnífica obra até sua morte. Seu estilo particular, com figuras alongadas e fantasmagóricas, incomodou seus contemporâneos, mas a consagração chegou em vida. St Luke (1605-1610) Catedral de Toledo.


Jacob Jordaens (1593-1678) Pintor barroco flamengo, contemporâneo de Rubens e Anthony van Dick na Escola de Antuérpia. Começou seu treinamento aos 14 anos com van Noort. Foi membro da Guild de St Luke, Antuérpia. Além de pintor de cenas religiosas e de gênero e retratos, foi exímio desenhista para tapeçarias. Jacob Jordaens foi, após a morte de Rubens, o mais importante pintor de Antuérpia  The Four Evangelists (1625) Museu do Louvre, Paris. Os quatro evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João.



James Joseph Jacques Tissot (1836-1902) Nasceu em Nantes. Estudou na École de Beaux-Arts, Paris. Foi aluno de Ingres. Produziu cerca de 700 aquarelas sobre a vida de Cristo e sobre o Velho Testamento, uma parte está desaparecido, a outra pertence ao Broklin Museum.   St Luke (1886) Brooklin Museum.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now