domingo, 9 de outubro de 2011

Imagem Semanal Papagaio De Dürer a Frida Kahlo


 "Pensavaram que eu era surrealista, mas nunca fui.  Nunca pintei sonhos, só pintei a própria realidade".

Frida Kahlo.



Albrecht Dürer (1471-1528) Adan and Eve (1504) Gravura. Metropolitan Museum of Art, Nova York. Um dos mais notáveis artistas. Gravador e pintor. Teve formação na Itália e foi o grande nome da Renasença no norte da Europa. Foi nomeado pintor da corte do Imperador Maximiliano I. Numa de suas viagens, encontrou Erasmo de Roterdã. Dürer era homem de grande cultura, no final de sua vida dedicou-se ao estudo e a publicação de temas de suas diversos interesses, geografia, arquitetura, geometria e edificações.  O papagaio  está colocado como uma referência ao pecado.



Lavinia Fontana (1552-1614) Nasceu em Bolonha, filho de Prospero Fontana o principal pintor da cidade. Foi aluna do seu pai. Artista de grande habilidade pintou nus masculinos e femininos e retratos da alta burguesia. Casou-se e teve onze filhos, dos quais só tres permaneceram vivos até sua morte. Enquanto seu marido cuidava da casa e dos filhos, ela pintava para sustentar a família. Mudou-se para Roma a convite do Papa. Portrait of Five Women with a Dog and Parrot. Coleção particular


Quiringh Gerritsz van Brekenkan (1662-?) Há poucas informações, sabe ter sido aluno de Gerard Dou e ter pertencido a Cooperativa de Leiden. Pintor de gênero, paisagens, naturezas mortas e retratos. An Interior with a Lute Player and a Woman Holding a Parrot (?) 


Gianni Battista Tieppolo (1696-1770) Young Woman with Parrot (1760-1761)  Ashmolen Museum, Oxford. Mestre da Escola Veneziana. Influenciado por Tintoretto e Paolo Veronese. Aqui o papagaio é utilizado como símbolo do erotismo.


Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) Woman with Parrot (1871) Guggenheim Museum, Nova York. Pintor francês ligado ao Impressionismo. Foi influenciado por Ticiano, Fragonard, Boucher, Rafael e Ingres. Aos 13 anos, começou a pintar porcelana em sua terra natal Limoges. Mudou-se para Paris e durante dois anos frequentou a École de Beaux-Arts. Abandonou-a para ligar-se ao Impressionismo. Serviu na Guerra Franco Prussiana. O quadro mostra uma bela e jovem mulher vestida elegantemente dentro de um ambiente sofisticado, ao introduzir o papagaio, símbolo de sexualidade, Renoir sugeriu ser sua modelo uma cortesã de grande classe.


Vincent van Gogh (1853-1890) Pintor pós impressionista holandês. Uma vida difícil devido a problemas emocionais e mentais. Algumas internações em sanatório até seu suicídio por tiro. Green Parrot on Pech (1886) O modelo foi um papagaio empalhado.



Gustave Courbet (1819-1877) Woman with Parrot (1866) Metropolitan Museum of Art, Nova York. A obra foi aceita no salão de arte de Paris em 1886. Courbet foi pintor francês ligado ao realismo. Seus temas prediletos as paisagens, o erotismo e a desigualdade social. Foi influenciado por Franz Hals e Vélazquez. Aqui a mulher desnuda tendo a mão o papagaio nos remete ao erotismo. 


Frida Kahlo (1907-1954) Nasceu em Goyoacan, México. Filha de um fotógrafo alemão e de mãe índia. Aos seis anos contraiu poliomielite, o que a deixou com uma deficiência física. Aos dezoito anos, aprendeu gravura. Sofreu acidente, que a deixou acamada por longo período. Começou a dedicar-se a pintura. Casou-se com Diego Ribero e levou uma infeliz vida devido as traições do marido, ao aborto espontâneo e às diversas cirurgias realizadas . Me and My Parrots (1941) Coleção particular. A tela foi pintada durante seu relacionamento com o fotógrafo americano Nikolas Murray. Eles fazem alusão ao erotismo. Frida Kahlo foi a principal personagem de sua obra. 



Sugestões:  Pierre-Auguste Renoir Um Sonho de Harmonia _ Feist P.H.: Taschen, 2000.
                   Gustave Courbet _ Beaux Art Éditions, 2007.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now