domingo, 30 de outubro de 2011

Imagem Semanal Homenagem aos Dentistas


"Eles amarraram esta preciosa virgem, quebraram todos os seu dentes com socos nos maxilares, fizeram uma fogueira e ameaçaram queimá-la viva, mas ela continuava recusando a recitar as blasfêmias que eles queriam que ela recitasse. Então, de repente, ela mesmo entrou na pira e foi logo envolvida de um fogo do "Espírito Santo" pois de lá de dentro ela nos olhava com o rosto de uma cristã sem nenhum medo."
 Dionísio em carta para Fabius.

Santa Apolônia foi uma das virgem assassinadas durante a perseguição realizada por Décio contra os católicos. Santa Apolônia recusou-se a renegar sua religião, ela teve seus dentes arrancados ou quebrados e foi queimada viva numa fogueira. É a patrona dos Dentista.


Guido Remi (1575-1642) Pintor e gravador barroco italiano. Nasceu e morreu em Bologna. Seu treinamento inicial foi em música com seu pai. Estudou pintura com Calvaert e no atelier dos irmãos Carracci. Foi influenciado por Dürer e Rubens. Durante 15 anos trabalhou em Roma, onde conheceu a obra de Caravaggio. The Martyrdon of Saint Apollonia (1600-1603) Museo do Prado.


Francisco de Zurbarán (1598-1664) Grande pintor maneirsta espanhol. St Apollonia (1636) Museu do Louvre, Paris. Os tema prediletos de Zurbarán eram os retratos de santos e santas e cenas bíblicas.



Gerrit Dou (1613-1675) Pintor e gravador dos Países Baixos. Aprendeu seu ofício com o pai e tornou-se na adolecência um grande pintor de vidros. Aos 15 anos, foi admitido no atelier de Rembrandt, onde permaneceu por seis anos. Seus temas prediletos eram naturezas mortas, objetos de uso diário, retratos de santos e cenas bíblicas. Seus trabalhos eram realizados sobre madeira e em pequenos tamanho, mas com grande maestria. Deixou cerca de 300 obras, sendo três retratando o dentista durante o trabalho. Dentist by Candlelight (1660-1665) Kinbell Art Museum.



Gerrit van Hanthorst (1590-1656) Pintor holandês de Ultrecht. Iniciou seu treinamento na Holanda e viajou para Itália, onde foi influenciado por Caravaggio. Ao retornar, tornou-se pintor e tutor dos filhos da Rainha Elizabeth da Baviera, irmã de Charles I da Inglaterra, exilada na Holanda. Por indicação dela, foi a Londres e pintou diferentes retratos do integrantes da corte. The Dentist (1622) Gemäldegaleria, Dresden.



Jacon Toorenvliet (1640-1719) Nasceu em Leiden, Holanda. Aluno de Frans van Mieris. Pintor de grande prestígio, trabalhou em Leiden, Amsterdam, Roma, Veneza e Viena. Sua carreira teve maior dimensão em Leiden, onde  foi um dos fundadores da Leiden Drawing Academy. The Dentist (1690) Brighton and Hoven Musem.


Thomas Webster (1800-1886) Pintor de gênero inglês. Iniciou-se na música, mas em 1821, foi admitido na Royal Academy, Londres. Desenvolveu uma vitoriosa carreira comercial. Seus últimos anos, foram vividos em Kent. A Visit to the Dentist (?) Coleção Particular.


Salvador Dali (1904-1989) Nasceu e morreu em Figueres, Espanha. Foi o grande nome do Surrealismo, grupo do qual foi expulso por ser considerado muito comercial. Iniciou sua formação acadêmica na Escola de Belas Artes de San Fernando, sendo expulso por desqualificar os professores. Mudou-se para Paris, onde teve grande convívio com Picasso. Fez cinema com Luiz Buñel. Em sua cidade natal, criou o Teatro-Museo Gala Salvador Dali. The Dentist The Healing Light (?) Litografia em papel

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now