domingo, 2 de outubro de 2011

Imagem Semanal Cosme e Damião Fra Angelico

"In the bearing and expression, the saints painted by Fra Angelico come nearer to the truth than the figures done any other artist" 
George Vasari


São Cosme e São Damião os santos gêmeos. Eles exerciam a função de médicos, praticaram muitos milagres e angariaram prestígio trazendo muitos fiéis para a Igreja Católica. O prefeito Lysis, para atender o imperador Deocleciano, prendeu e torturou os dois mártires. Milagrosamente, eles escaparam da morte por afogamento, crucificação, apedrejamento e fogueira. Acabaram mortos em consequência a decapitação por espada junto com seus irmãos Anthimus, Leontus e Euprepius. A morte ocorreu em 27 de setembro de 287. O imperador Justiniano (527-565) restaurou a cidade de Cirus, onde eles morreram, em homenagem aos mártires. Justiniano foi, segundo a lenda, curado de uma séria doença por ação dos santos gêmeos.

Fra Angelico (1387-1445) Seu nome verdadeiro era Guido di Pietro Trosini. Nasceu em Vicchio di Mugello e morreu em Roma. Começou seus estudos com Lorenzi Monaco antes de ser admitido no convento de Fiesole. Um desentendimento com o Papa Alexandre V fez com que toda a comunidade fosse transferida para o convento de São Marcos em Florença. Lá produziu inumeros afrescos. Foi convocado pelo Papa Nicolau V para decorar a capela do Vaticano. Trabalhou, ainda, em Orvieto. A maior parte de sua obra está no convento de São Marco. Sua pintura é realizada com cores claras e linhas bem definidas e seu tema são os assuntos religiosos. Em 1982, o Papa João Paulo II determinou sua beatificação, passando a chamar Beato Fra Angelico. Ele pintou um painel com nove telas para o altar mor da igreja de São Marcos sobre a vida dos santos gêmeos Cosme e Damião. Quando houve a reforma, o painel foi desmembrado e hoje está dividido em vários museus.







Saint Cosma and Saint Damian Before Lycias (1439-1440)



Saint Cosma anda Damian Savaged (1440) Alte Pinakothec, Munique





Fra Angelico (1400-1455) Saint Cosmas and Saint Damian Crucified and Stone (1438-1440) Alte Pinakothek



Fra Angelico  Saints Cosmas and Damian and Brothers Surviving the Stake (1439-1440) National Gallery, Irlanda.



Beheading of Saint Cosmas and Damian () Museu do Louvre, Paris.


 Sepulchring of Saints Cosmas and Damian (1483-1480)
The Healing of Justinian by Saint Cosma and Damian (1438-1440)

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now