terça-feira, 30 de novembro de 2010

Patti Smith Robert Mapplethorpe














Patti Smith e Robert Mapplethorpe apareceran na cena de artes em Nova York nos anos 60. Ela roqueira e performista. Ele fotógrafo. Moraram e viveram juntos, ambos eram bi sexuais e a relação durou algum tempo. Fizeram sucesso e separaram-se. Mapplethorpe morreu de AIDS e Patti continuou com sua música. Ela conta em seu livro Just Kids o período que viveram juntos.

Peter Fishili/David Weis

Peter Fischili David Weiss

Instalação Tate Gallery Retrospectiva.



At the Carpet Shop (1979) c-print 51x70 cm. Mathew Mark Gallery





Natural Face (1985) c-print 30x24 cm.







Sun, Moon and Stars (2009)





Masturbine (1984-1985)











Die Gezetzlosen (1984-1985) Série Equilibrium.
Peter Fischili (1952-) David Weiss (1964-) Ambos nasceram em Zurick, onde vivem e trabalham. Uma longa e produtiva colaboração entre os dois artistas iniciada em 1979 transformou a dupla entre os mais conceituados artistas da Suiça e da Europa. Com filmes, fotos e esculturas eles conseguem criar com humor e ironia objetos e situações do dia a dia dentro do universo da arte. Ganharam o Golden Lion de 2003 da Bienal de Veneza. Retrospectiva na Tate Gallery.
100 Contemporary Artists _ Taschen, 2009






segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Günther Förg

Sem título (2006)

Sem título (2006) Galeria Nasbaum Redug, Paris.




Exposição em galeria comercial.



Barcelona Pavillon (1988/1998). Gelatin silver print 264,7x115 cm. Fundación Telefonica.







Sem título (1994) Acrílica sobre papel. Deutsch Bank Collection. Guggenheim Berlin.





Sem titulo (1987) Tinta sobre papel. MoMA, Nova York.
Günther Förg (1952-) Nasceu na Bavária, Alemanha. Pintor, desenhista gráfico, escultor e fotógrafo. É um dois mais conceituados artistas jovens da Alemanha. Estudou Academy of Fine Arts, Munique com Karl Dahen. Foi professor até 1999 na Staalich Hoschule für Gestaltung, Karlshue. ALia-se ao Abstracionismo. Recebeu o Prêmio Wolfgang Hahm. Vive e trabalha em Areuse.





domingo, 28 de novembro de 2010

Mercedes Viegas Arte Contemporânea Coletiva




Imagem Semanal. A Coruja























"Corujinha corujinha

Que peninha de vocêFica toda escondidinhaSempre olhando não sei o queO teu canto de repente faz a gente estremecer

Vinicius de Morais A corujinha.







Dedicado à minha amiga colecionadora de corujas

















Agnolo Bronzino (1503-1572) Grande nome da pintura italiana ligado ao Maneirismo. Não existem informações sobre sua infância, o que sugere ter origem humilde. Estudou com Rafaelino del Garbo e depois entrou para o ateliê de Jacopo Carucci ou Portomo, grande mestre da época e que adotou Bronzino como filho. Os dois fizeram junta a decoração da capela Capponi da igreja de Santa Felicita em Florença. Durante dois anos, trabalhou sob o patrocínio da família Della Rovere em Pesaro. A convite de Cosimo I de Médici mudou-se para Florença e dedicou-se aos retratos e temas religiosos. Produziu inúmeras pinturas com assuntos mitológicos para as tapeçarias da realeza. Quando Portomo morreu, Bronzino dedicou-se a terminar os afrescos de seu mestre. Foi um dos fundadores da Academia do Desenho de Florença. Seu principal discípulo foi Alessandro Allori que em sua homenagem adotou o nome de Allessandro Bronzino. Ritrato Del Nano Morgante (1552 )Galeria Palatina. Durante uma discussão sobre o valor da escultura e pintura, Bronzino produziu esse trabalho com duas telas representando em tamanho real o anão preferido de Cosino de Medicis. Para ser colocada no meio da sala tal qual uma escultura. A pintura mostra Morgante de frente e de costa sem roupas. De frente, ele sai para uma caça da e de costa está de volta. Durante mais de 300 anos a pintura original foi alterada com a colocação de folhas de parreiras com o intuito de esconder a nudez do anão. Com a última restauração foi possível identificar o verdadeiro trabalho do artista. Morganti traz em seu ombro a figura de uma coruja.


Albrecht Dürer (1471-1528) Nasceu em Nuremberg, Alemanha. Pintor, desenhista, gravador, arquiteto. Filho de ourives com ele aprendeu o ofício. Fez duas viagens a Itália, onde recebeu influência do movimento renascentista, que trouxe para a Europa do norte. Em 1512, foi nomeado pintor da corte do Imperador Maximiliano I. Dürer era homem de grande cultura e nos últimos anos de sua vida dedicou-se à produzir textos teóricos sobre matemática, geografia, geometria, arquitetura e fortificação. The Little Owl (1508). Graphische Samlumg Alberttina, Viena. Áustria.













Franz Halls (1582-1666) Pintor barroco holandês. Nasceu em Antuérpia. Viveu e morreu em Harlen.Foi influenciado fortemente por Rembrandt. Pintava diretamente na tela sem um desenho prévio. Sua fama de retratista o fez famoso e rico, mas o abuso do álcool levou-o a perder a saúde e o dinheiro. Sua arte ficou em segundo plano por 200 anos até ser redescoberta. Ele é considerado um dos maiores retratistas de todos os tempos. A pintura seria a representação de uma taverna, a mulher segura um enorme recipiente para cerveja e pousada em seu ombro a coruja. Malle Babbe ou Hille Bobbe ou Witch of Haaarlen (1633-1635) Gemäldegalerie, Berlin.








Francisco Jose Goya y Lucientes (1746-1828) Nasceu em Fuendetodos , Saragossa e morreu em Bordeaux na França. Pintor, desenhista e gravador. Suas obras abordam paisagens, retratos, cenas religiosas e mitológicas. Aos 14 anos, começou seus estudos com Dom Jose Lezan e Martinez em sua cidade natal. Aos 17 anos, mudou-se para Madri para estudar com Mengas. Casou-se com Josefa irmã do grande pintor Bayeu. Dedicou-se ao retrato e fez muito sucesso tendo sido admitido na Academia de San Fernando. Foi nomeado Pintor do Rei por Carlos IV. Teve vida atribulada com constantes atritos com a Igreja e a realeza. Foi amante de Duquesa de Alba. Por duas vezes foi chamado pela Inquisição e conseguiu escapar de ambos. A gravura faz parte da série Caprichos e recebeu o nome El sueño de La razon produce monstruos.




René Magritte (1898-1967) É o grande nome do Surrealismo na Bélgica. Passou um período em Paris, onde fez sólida amizade com André Breton. Iniciou-se no impressionismo, entro para Ecole de Beaux Arts de Bruxelas e sob a orientação de Constant Montald, ligou-se ao Futurismo. Ao retornar a Bruxelas, tornou-se pintor Surrealista tendo obtido sucesso financeiro e reconhecimento. Permaneceu em Bruxelas até sua morte. Magritte foi um amante da fotografia para registrar seus amigos e fixar a imagem dos modelos. Image a La Fenêtre (1944) Coleção particular.





sábado, 27 de novembro de 2010

Albert Eckhaut. O pintor de Mauricio de Nassau

Mameluco

Negra


Tupaya Woman





Mameluca 1641-1644)




Negro com Caixa de Ouro.










Dance Tupay Indian (1640)



Brazilien Fruits (1666)


Albert Eckhaut (1610-1666) Nada se sabe sobre a infância e a formação de Eckhaut. Nasceu em Groningen, Holanda.Veio para Recife em 1937 com a comitiva de Maurício de Nassau. Instalou-se em Recife e trabalhou junto com Franz Post, Visitou a Bahia e o Chile. Sua função era documentar a fauna, flora, a paisagem e os habitantes do Brasil. Em 1644 voltou com Maurício de Nassau para Holanda, Foi enviado para Dresden, Alemanha para servir ao Rei João Jorge II. Há 21 telas atribuídas ao artista, todas pertencentes a Royal Collection da Dinamarca. João Maurício de Nassau Siegen presenteou o rei Frederico II da Dinamarca com a extraordinária coleção. Em 1 dezembro, será lançado o livro Alberto Erckaut _ Visões do Paraíso Selvagem na Livraria da Travessa do Shopping Leblon com a palestra de Rebecca Parker Brienen às 18h O livro tem 432 páginas com cerca de 800 imagens, Editora Capivara (No Prelo Caderno Prosa e Verso. O Globo 27 de novembro de 2010.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Berte Morisot

Degas Portrait of Berte Morisot with a Bouquet of Violetes. (1872) Musée D'Orsay.

Jeunne Femme au Divan (1885) Tate Gallery, London.


In the Wheatfields at Gennevillers (1875) Musée D'Orsay, Paris.


The Cadle ( 1873) Musée D'Orsay, Paris.



The Harbor at Lorient (1869) National Gallery of Art, Washington.




Study for Young Woman in Green Coat (1894) Metropolitam Museum of Art. Nova York.




The Mother and Sister of Artist Reading. (1869-1870) National Gallery of Art, Washington.
Berte Marie Pauline Morisot (1841-1895) Nasceu em Bouges e morreu em Paris. Pintora e gravurista ligada ao Impressionismo. Começou os estudos com Chocame-Moreau e Guichar. Aprofundou-se com Corot seu gande mestre. Fez viagém a Espanha e Inglaterra. Na volta, tornou-se amiga de Manet e casou-se com seu irmão Eugênio. Viajou para Itália, Holanda e Bélgica. Em 1886, expos em Nova York. Berte Morisot teve menos prestígio do que os outros impressionista, mas recebeu o reconhecimento de todos eles.







quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Zemog na Marcia Barroso do Amaral


Foi inaugurada a exposição do artista Zemog na Galeria Marcia Barroso do Amaral. Cassino Atlântico. Copacabana.

Rochelle Costi

Rochele Costi


Desvios Instalação.

Toalhas Bienal de Havana.








Nada (1990) Emulsão fotográfica, pastilha cerâmica, metal, olho mágico, cartão postal e lâmpada.














Série Quartos São Paulo (1998) 168x230 cm.















Desmedida Living (2009) c-print analógico 100x150 cm.









Paisagem Bienal de São Paulo 2010.
Rochelle Costi (1961-) Nasceu em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Formoçou-se em Comunicação Social. PUC, RGS. Mudou-se para Beleo Horizonte e estudou na Escola Guignard. Em 1983, fez sua primeira exposição. Em 1988, transferiu-se para São Paulo, onde vive e trabalha. Entre 1991-1992, morou em Londres, frequentando a Saint Martin School of Arte a Camera Works. Participou das Bienais de São Paulo e Havana. É representada pela Galeria Luciana Brito, São Paulo. Recebeu numeros prêmios entre eles: Residência Artística WBW Vrje. Gemak, Holanda, Bolsa Vitae Fundação Vitae, SP. Prêmio Marc Ferrez. Suas obras estão em museus e coleções nacionais e internacionais

Todas Tortas Tamara

O blog gostaria de prestar um serviço aos seus leitores do Rio de Janeiro recomendando TODAS AS TORTAS. Diferentes tortas, bolos e quirches de qualidade excepcional. Todas as Tortas é de responsabilbidade de Tamara. Telefone 32044655. Entrega em casa.
Para o Natal a imperdível torta de noz pecan e as tradicionais tortas de nozes.
TODAS AS TORTAS
Tamara 32044655

Lançamentos livros de arte Editora Taschen

Neo Rauschen Edição artística. Todos os exemplares assinados. Acompanha gravura. US$ 4500.

Neo Rauschen

Collecting Contemporary Art US$ 14,90. Um livro para artistas e colecionadores.


Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now