quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pietá Idade Média

Verge de Pietié (1400) Musée Cluny, Paris. Uma imagem de pequenas dimensões sugere o seu uso particular. O corpo rígido de Jesue está amparado por Maria, representada como jovem e com aspecto de sofrimento. A mão sobre o peito representa sua dor. O véu toma um aspecto de auréola sagrada. Pedra calcárea policromada. Autor desconhecido.



Pietá (1375-1410) Autor desconhecido. Alemanha. Cloister, Nova York. Maria segura o corpo morto de seu filho. Jesus exibe as marcas da Paixão. O pequeno Cristo poderia ter relação com uma história medieval que relatava Maria pensar estar segurando o filho como bebê. Madeira policromada.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Kiki Smith


Ave (200) Litografia com colagem.




Hanging Woman (1992) The Darkis Joannou Collection







Blueu Girl (1978) Coleção particular.















Kiki Smith (1954-) Nasceu em Nuremberg. Filha de um escultor e de uma cantora de ópera. É artista americana mais conhecida por suas esculturas em diferentes materiais. Trabalha , ainda, com desenho, pintura, colagem e gravuras. Sua obra faz uma reflexão sobre a existência humana, a vida e a motre e sobbre o universo simbólico da mulher. Recebeu o prêmio de arte do Brooklin Museum. Teve retrospectiva no Whitney Museum, Nova York e na Tate Gallery, Londres. Participou em duas Bieniais of Whitney Museum.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Face Arte Formatos


Encontro de Artes Plásticas de Atibaia

Estão abertas as inscrições para seleção do Encontro de Artes Plástiasde Atibaia.

Carl Andre

Graphiti Silence (2005) Galerie Tschudi.

Roma VI (1997)



Cooper Galaxy





Equivalent VIII (1996) Tate Gallery, Londres.







Carl Andre (1935-) Massachusetts. Um dos grandes nomes do Minimalismo. Estudou na Phillips Accademy em Andover, Massachusetts. Inspirou-se em Brancusi e foi influenciado por Frank Stella. Fez obras para espaços públicos. Teve retrospectiva no Guggemheim Museum of Art, Nova York.Stadelijk van Albe Museum, Eindover e Moderm Museum of Art em Oxford. Foi casada com a artista Ana Mendieta e ele foi acusado de assassinato, pois ela caiu ou foi jogada da janela do prédio onde ambos moravam. Carl Andre usa diferentes materiais com madeira, cobre, cerâmcia, plástico, mármore e pedra.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Man Ray O Erotismo

Anatomie (1930)



Mr and Mrs Woodman. Uma série de 27 fotografias utilizando bonecos de madeira.

Lips



Presse-Papier a Priape
. (1968) O original em metal foi perdido. Foi refeito o trabalho em mármore numa edição de 50 peças.



Salvador Dali e Man Ray



Emanuel Rudzisky ou Man Ray (1890-1976) Nasceu na Filadélfia. Pintor, cineasta e fotógrafo americano. Mudou-se para Nova York, onde estudou Engenharia, Arquitetura e Artes Plásticas, Foi fundador do movimento Dada americano com o seu amigo Marcel Duchamp. Integrou o Surrealismo.










Man Ray Paris-L A _ Track 16 Gallery / Robert Berman Gallery,1996.

domingo, 25 de abril de 2010

Richard Prince

Numa fotografia da atriz Brookshildes aos 10anos, do fotógrafo Gory Gross, Richard Price com autorização dele e da mãe da menina produziu esse trabalho. (1963).

Untittled (1983)

Nurse of Greenmeadow (2002)





Untittled (2009) Colagem e acrílica.







Untittled Girl friend (1993)









Richard Prince (1949-) Panamá. Fotógrafo e artista plástico americano. Ficou mundialmente conhecido por sua foto do cowboy americano utilizado no anúncio da cigarro Malboro. Faz intervenções em fotos de outras pessoas. Sua arte é bastante controvertida em virtude da apropriação das fotos antigas deles e de outros artistas e por sua crítica a cultura americana. Seus assuntos prediletos são: A cultura de massa, a identidade americana, subculturas, anúncios e entetenimentos. Ao completar 60 anos, teve retrospectiva no Guggenheim Museum, Nova York com o título Spiritual America.

sábado, 24 de abril de 2010

Andy Warhol Death and Disaster

Ambulance Disaster (1963)

Eletric Chair (1963)

Gren Car Crash or Green Burning Car I (1963)





Gangster Funeral (1963)







Red Explosion (1963)









Andy Wharhol (1928-1982) Foi o mais importante artista americano da Pop Art. Entre 1963-1965 realizou a série Death and Disaster, na qual a partir de fotos publicadas nos jornais sobre acidentes, suicídios, assassinatos ou qualquer outro tipo de morte violenta, por meio do silk screem monocromáticos, transformava a foto preto e branco em telas coloridas. Era uma mostra da violência, que varria os Estados Unidos nesse anos. As imagens são de obras do acervo do Andy Warhol Museum, Pitsburgo.





Andy Warhol Mr. America _ Pinacoteca, 2010.





Andy Warhol A Comercialização da Arte _ Taschen, 1992.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Saint George Paolo Uccello

Paolo Uccello Saint George and the Dragon (1460) Galeria National, Londres. A representa da luta e da vitória de São Jorge contra o dragão que aterrorizava a cidade e a libertação da princesa presa do animal. No céu, observa-se a formação de um furacão cujo o olho está na direção da lança do santo guerrreiro, o que sugeriria intervenção divina. No chão desenhos estranhos, utlizados pelo artista para compor a perspectiva.


Paolo Uccello (1395-1473) Pintor do quatrocento nascido em Florença. Tinha especial interesse pelo estudo da perspectiva e empregava a técnica do claro e escuro. Foi aprendiz de Lorenzo Shiberti. Uccello destacou-se pela pintura de afrescos com temas religiosos especialmente para a Catedral de Florença e a Igreja Santa Maria Maior na mesma cidade. Morreu pobre e sem o devido reconhecimento. Está sepultado na Igreja de Santo Spirito.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Arrebaldes/Arredores/Cercanias Exposição coletiva.

Para quem for a São Paulo tem mais essa opção. A exposição Arrebaldes/Arredores/Cercanias patrocinada pela Fundação Armando Alvares Penteado. Entre os artistas participantes Tiago Tebet

A Experiência Rex :Éramos o Time do Rei".Fernanda Lopes


A experiência REX "Éramos o time do Rei" livro de autoria de Fernanda Lopes com prefácio de Glória Ferreira e a orelha escrita por Agnaldo Faria, faz uma extensa revisão sobre a atuação e o significado do Grupo Rex. O livro foi resultado da dissertação de mestrado, defendida em 2006 na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A publicação recebeu o Prêmio de Artes Plásticas Marcantônio Vilaça Artes Visuais/Funarte/Minc 2006, categoria monografia. Há rica citação bibliográfica e entrevista com vários artistas entre eles Wesley Duke Lee, Nelson Leirner, Carlos Fajardo e José Resende participantes do Grupo. É um livro merecedor de estar na biblioteca de todos os estudiosos da arte brasileira. Parabéns Fernanda.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Efrain Almeida Handmaid

Efrain Almeida inaugura a exposição Handmaid em São Paulo. 01 de maio de 2010

Alvaro Seixas, Chico Fernandes e Rafael Alonso

Alvaro Seixas Troço (2006-2010) Acrílica sobre tela. 65x46cm.

Chico Fernandes Bebe Monstro (2009) 74x90cm.



Rafael Alonso. Helping Band (2009) Fotografia Ed. 5 50x70 cm.





A Amarelonegro arte contemporânea inaugurou sua coletiva de abril. Cláudio recebe a todos sempre com elegância e gentileza. Os artistas participantes Alvaro Seixas, Chico Fernandes, Elvis Almeida, Gisele Camargo, Raul Leal e Rafael Alonso. O conjunto de obras é impressionante pela originalidade, cada um com seu pensamento se harmonizam e constroem uma bela exposição. Os preços são muito competivos levando-se em conta a qualidade das obras. Quem não pode ir não perca. Conversamos com Alvaro Seixas, Chico Fernandes e Rafael Alonso razão pela qual mostraremos trabalhos dos tres jovens, todos com 26 anos de idade e artistas fixos da galeria. Como defensor da documentação das exposições, lamento não ter havido um texto e um folder, coisa comum nas mostras no Brasil.






Rafael Alonso participa com duas pinturas ou não pinturas. O material utilizado para construí-las são fitas e tiras de elásticos fotografadas e ampliadas, que funcionariam como as tintas. As composições lembram paisagens e letras são incluídas já que estão no material fotografado. Rafael estudou na Escola de Belas Artes da UFRJ, foi assistente de Lúcia Laguna e é professor temporário da UFRJ.



Chico Fernandes Tem preferência pela vídeo arte. Usa seu próprio corpo como material para produzir seu trabalho. Participa com um vídeo e uma fotografia. O trabalho amadurecido vem da participação em diferentes exposições.



Alvaro Seixas Formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ. É o pintor. Utiliza tela, pincel e tinta. Seu trabalho faz referência ao Modernismo brasileiro especialmente ao Concretismo. Uma das telas apresentadas foi feita em 1996 e deixada de lado durante quatro anos. As experiências vividas e o amadurecimento adquirido fizeram que Alvaro retomasse trabalho, restaurou o necessário e colocou-se à disposição da admiração do espectador.

terça-feira, 20 de abril de 2010

DASARTES Artes Visuais em Revista No 9.

Rafael Alonso O seu belíssimo trabalho Objeto Autodestrutivo (2006) Elásticos de escritório sobre Lâminas de vidro, 10x15x05cm. está enfocado em Garimpo assinado por Aline Leal. Mais informações dripbook.com/rafaelalonso.


O número 9 da revista DASARTES já está na banca. É uma excelente publicação, com belas fotos, diferentes colaboradores, informações relevantes sobre exposições, leilões, feiras e entrevistas. As obras de Carlos Vergara, Sophie Calle e o Futurismo são alguns assuntos abordados. O ponto alto é a reportagem de Fernanda Lopes sobre Regina Silveira e sua magnífica obra. Dois artigos sobre colecionadores A primeira enfoca Joe Bernardo um rico português dono da "mais vasta e completa coleção de arte da Europa". Matéria fraca, que pouco acrescenta. A outra fala sobre o fotógrafo Joaquim Paiva e sua vasta coleção de fotografias e é muito interessante. O artigo sobre direitos autorais, tema importante, pareceu-me exagero em extensão. Na última matéria, Glória Ferreira analisa o tema Revistas de Arte: breve panorama. Como sempre impecável. DASARTES acrescenta muito ao mundo artísitico brasileiro. Parabéns ao editor Guilherme Bueno e seus colaboradores. Revista bimensal . R$ 17,90. Editora O Selo.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Gian Lorenzo Bernini

O Extase de Santa Teresa em seu nicho na Igraja da Cornaro, Roma


O Êxtase de Santa Teresa detalhe

O Êxtase de Santa Teresa.


Gian Lorenzo Bernini (1558-1680) Nasceu em Nápoles. Escultor desenhista, cenógrafo e pintor barroco italiano. Iniciou seu aprendizado com seu pai o escultor Pietro Bernini. Bernini foi muito ligado à Igreja e utilizou sua obra para influenciar o correto comportamento dos fiéis. No início foi patrocinado pelo Cardeal Borghese. Atingiu grande prestígio durante o papado de Urbano VIII grande admirador e incentivador das artes. Sua obra máxima é considerada o Êxtase de Santa Teresa.(1645-1652). Capela Conaro. Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma. O trabalho representa a experiência mística de Santa Teresa de Àvila trespassada por uma flecha de amor divino jogada por um anjo. Santa Tereza tinha visões e ouvia vozes e ficou convencida de ter sido ferida pelo anjo. Foi dela as palavras:" A dor foi tão grande que gritei, mas ao mesmo tempo senti uma doçura tão infinita que desejei que ela durasse para sempre".

domingo, 18 de abril de 2010

Andy Warhol na Pinacoteca São Paulo

Little eletric chair
Marilyn Serigrafia

Andy Warhol Auto retrato.






Uma bela exposição das obras de Andy Warhol está na Pinacoteca de São Paulo. O acervo pertence ao Museu Andy Warhol de Pittsburgh, Pensilvânia. Fotos, filmes, pinturas e instalações compoem a belíssima mostra denominada Andy Warhol Mr. America. Quem não puder visitar, pode comprar o catálogo, 291 páginas R$ 100,00.




Andy Warhol (1928-1987) Nasceu em Pittsburgo. Aos 17 anos, entrou para Universidade Carnige Mello, onde se graduou em Design. Foi para Nova York, trabalhou como ilustrador na Vogue, Happer's Bazar e The New York. Trabalhou fazendo anúncios para propaganda. Em 1980, associou-se à Pop Art, tornando-se uma das suas figuras principais. Sua vasta produção foi baseada em produtos comerciais, fotografias de celebridades e notícias de jornais e revistas.




Andy Warhol Mr. America _ Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2010.

sábado, 17 de abril de 2010

Michelangelo Pietà


Michelangelo A representação do Cristo morto no colo de Maria foi representado por diferentes artistas, tanto em escultura como em pintura. A mais famosa e a mais perfeita é aquela encomendada pelo padre cardeal Juan de Lagrauls, colococada na basílica de São Pedro no Vaticano. Michelangelo criou uma versão diminuindo o corpo de Cristo para que ele se encaixasse perfeitamente no regaço de Maria. A mãe de Deus foi representada muito jovem e sua facies transmite resignação. Na faixa no corpo de Maria está escrito Michael Angelus Bonarotus Florent Facietat A escultura é feita em mármore de Carrara polido. Michelangelo tinha 23 anos quando completou a obra. Pietà (1498-1499).

Jardim das Delícias Terrenas Hyeronimus Bosch

Aba direita fala sobre o inferno, representado com criaturas fantásticas. Ao centro, o homem árvore sobre a cabeca leva um disco em cima do qual estão monstros diversos. Na parte de baixo está o inferno musical, cujos os instrumentos servem para tortura.




O painel esquerdo é a imagem do paraíso. O Jardim do Éden com a fonte da vida, a representação de Deus como Jesus Cristo ao lado de Adão e Eva, esse de mãos dadas com Deus. Perto deles, a árvore do bem e do mal, uma palmeira com a serpente. Há brigas entre os diferentes animais, que poderiam sugerir o que viria a acontecer. Insetos, répteis e anfíbios representam o pecado feminino, já que terra e água eram considerados essenciais e prontos para receber a semente. Insetos, morcegos e aves significam o pecado masculino. O ar é considerado elemento ativo, associado ao fogo. O demônio está escondido nos buracos, nos tanques e rochas. A coruja presente, símbolo da malícia, aparece em um orifício de uma árvore oca.


A parte central significa onde o homem sucumbe ao pecado. Homens e mulheres despidos em atos sexuais, assim como plantas e animais. Há posições eróticas hétero e homosexuais. Os lagos não são cristalinos.




O Jardim das Delícias Terrenas (1504) é um trípitico descrevendo o mundo a partir da criação. (1504) Painel fechado. Mostra a criação do mundo. A terra dentro de uma esfera transparente seria a representação d esua fragilidade. Os tons utilizados mostram a ausência do sol e da lua No canto superior esquerdo aparece pequena imagem de Deus com tiara e a Bíblia e a frase: "Ele diz e todo foi feito. Ele o mandou e tudo foi criado".



Joeren van Aeken mais conhecido como Hyeronimus Bosch (1450-1516) Pintor flamengo. Infkluenciou a obra de Pieter Brugel e o Sulrrealismo via Max Ernest. São conhecidas cerca de 40 obras atribuídas a ele. Teve vida tranquila, pois casado com mulher oriunda d eamília rica pode dedicar-se à pintura. Acredita-se ter pertencido à alguma seita secreta.

Bosch Obra Completa de Pintura _ Taschen, 1991.





terça-feira, 13 de abril de 2010

Jan Vermeer Milkmaid

Milkmaid (1658-1660) Rijskmuseum, Amsterdam. Uma pintura do dia a dia em que uma mulher diante de uma mesa verte o leite numa tijela. A iluminação vindo da janela, com um vidro quebrado, realça sua touca branca e a sua face alva. Ela transmite firmeza e competência. O cõmodo é simples, as paredes despidas, em um canto uma cesta de compras e um balde. No chão um aquecedor relatado a a desejo sexual, que aquece a mulher. O rodapé é de azulejo pintado, típico das casas holandesas. com figuras de cupidos, o que reforçaria a referência ao sexo. Para alguns, ela estaria fazendo um pudim de pão sugerido pelos pedaços de pão em cima da mesa. Para outros haveria uma referência a ama de leite cujo leite derramado nunca terminará.


Jan Vermeer (1632-1675) Nasceu em Deft. Foi membro e chefiou a Cooperativa de Saint Lucas Painters. Vermeer vivia, da venda de quadros de outros artista, em extrema pobreza. Casou-se e, após sua morte, sua mulher vendeu seus trabalhos para pagar dívidas. Há menos de 40 trabalhos atribuídos a Veermer.


Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now