domingo, 19 de dezembro de 2010

Imagem Semanal O Nascimento de Cristo




 


"Ele é o Rei, não só dos Judeus, mas de todos os homens".

Mateus (28:18-20)
 



Domenico Ghirlandaio (1449-1494) Seu verdadeiro nome era Domenico Tomamoso Bigordi e Ghirlandaio veio de sua habilidade na pintura de guirlandas. Nasceu em Florença, foi aluno de Alesso Baldo e recebeu grande influência da pintura holandesa. Foi professor de Michelangelo e de Francesco Granacci. Seus principais trabalhos estão não Palazzo Vechio e na Capela de Santa Novella. Foi a Roma pintar um afresco na Capela Sistina. Nativity ou Adorazonie dei Pastori (1485) Capela de Santa Trinità, Florença. Maria ajoelhada diante da criança, à esquerda São José e à direita estão três pastores, um deles o próprio artista. A cidade ao fundo é identificada como Jerusalém. A árvore morta significa a sua queda. A cidade à esquerda representa Roma com os túmulos dos imperadores Augusto e Adriano. Na estrada à esquerda, há uma longa procissão composta pelos Reis Magos passando pelo arco.

Fra Fillippo Lipi( (1406-1469) Pintor florentino renascentista. Ficou órfão ainda criança, foi criado por uma tia, que o encaminhou para carreira religiosa. Aos 16 anos foi admitido num convento. Há poucas informações sobre sua formação, mas foi influenciado por Masaccio e Fra Angelico. Foi professor de Botticelli. Pintor habilidoso e um grande colorista. Seu tema principal foram as cenas religiosas. Enviado a Prato para decorar com afrescos a catedral, apaixonou-se por uma noviça com quem teve um filho. O Papa dispensou os dois dos votos e permitiu o casamento. O período de Prato é considerado o ápice da carreira do artista. De Prato foi para Spoleto, onde morreu. Madonna in the Forest (1460) Staaliche Museum, Berlim. A Madona está com uma túnica azul reverenciando a criança deitada sobre flores. À esquerda um anjo e ao fundo José. Acima do menino estão representados o Espírito Santo e o Pai.



Lorenzzo Loto (1480-1556) Pintor, desenhista e ilustrador da Escola de Veneza. Seus temas eram cenas religiosas e retratos. Foi artista de grande destaque tendo trabalhado em Veneza, Treviso, Roma e Bergamo. Influenciado por Giovanni Bellini e Georgione. Nattivity (1523) Lotto fez a representação clássica do nascimento de Cristo em um estábulo. Maria e José estão ajoelhados admirando a criança. Pequenos anjos estão acima das figuras. Um crucifixo ao fundo e uma ratoeira ao lado do cesto seriam alusões ao futuro. National Gallery of Art, Washington D C.


George de la Tour (1593-1652) Pintor francês barroco. Nasceu em Vic-sur Seich, Lorena. Estabeleceu seu ateliê na pequena cidade de Luneville. Seus temas prediletos eram as cenas religiosas e aquelas do dia a dia. Tornou-se conhecido e angariou grande prestígio. Foi nomeado Pintor do Rei em 1638. Foi influenciado por Caravaggio dedicando-se ao uso do claro e escuro. Nativity ou L' Adoration dês Berges (1644) Museu do Louvre. Três homens e duas mulheres circundam a criança posta em destaque pela iluminação sobre ela. La Tour utiliza-se dos marrons, terras, ocre e bege na maioria de suas composições
Michelangelo Messi Caravaggio (1571-1610) Nativity with Saint Francis and Saint Lawrence ou The Adoration (1609) É a mais famosa obra desaparecida, ela foi roubada em 1969 do Oratório de San Lorenzo. Caravaggio nasceu em Milão atuou em Roma, Nápoles, Malta e Sicília. Seu estilo barroco foi inovado pela introdução de figuras comuns como modelos dos retratos religiosos. Vida muito atribulada trabalhava um período ganhava dinheiro e ficava algum tempo sem produzir, freqüentando os lugares piores de Roma. Matou um jovem e teve que fugir, razão pela qual pintou em tantos lugares diferentes.







http://marciofo.blogspot.com/ O blog da arte.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now