domingo, 3 de outubro de 2010

Imagem Semanal Velas

"Nunca termino um quadro ou uma gravura sem pedir que ela diga sim ou não".
Marc Chagall
















Robert Gober (1954-) Nasceu em Wallingford, Connecticut. Estudou na Middleburry College, Vermont e na Tyler School, Filadélfia. Produz desenhos, fotografias, objetos e instalações. Seus temas prediletos são a natureza, a sexualidade, a política e a religião. Seus objetos são construídos manualmente e remetem a memórias de sua infância e à família. Sem título Leg with Canddle. (1991) Coleção particular. A perna de um homem sai de uma parede, há um buraco em sua calça onde está colocada uma vela. Tal qual no Surrealismo ele tenta reconfigurar o universo com imagem estranha.







Gerhard Richter (1932-) Nasceu em Dresden. Viveu sob o regime comunismo e estudou na Kunstakademie de Dresden. Mudou-se para a Alemanha Ocidental e concluiu seus estudos na Staatliche Kunstakademie de Düsseldorf. É considerado um dos maiores nomes da pintura nos séculos XX e XXI. Richter passou pelo expressionismo abstrato, foi influenciado pelo Fluxus, Dadaísmo e Pop Art e junto com Sigmar Polke criou o Realismo Capitalismo. Mais adiante integrou o Construtivismo e as pinturas monocromáticas. Realizou uma série de pinturas baseadas em fotografia de velas. Three Candles (1982) foi comprado por um colecionador particular por US$ 5 400 000.












Marc Chagall (1887-1985) Nasceu de uma família judia na cidade de Vietbsk, Bielorrússia., um assentamento para judeus. Aí iniciou seu treinamento. Cursou a Academia de Belas Artes de São Petersburgo. Mudou-se para Paris, onde permaneceu até o início da Primeira Guerra. Com a vitória da revolução comunista, foi nomeado comissário de Belas Artes,mas uma um desentendimento com Malevich o fez perder o cargo. Casado com Bella mudou-se para Paris, onde começou uma fase muito produtiva até se mudar para os Estados Unidos para fugir do nazismo. Após a Guerra retornou a Paris. Chagall foi artista Ligado ao Surrealismo e utilizou a pintura, gravura, e cerâmica para sua obra. Ilustrou a Bíblia e as Fábulas de La Fontaine. Morreu em Saint-Paul-de-Vence. Three Candles (1938-1940). Coleção particular. O fundo mostra uma cidade com um pequeno morro. Figuras sugerindo anjos também aparecem. Um casal flutuando sobre a cidade fita as três velas, o que mostraria o significado religioso da relação entre ambos.


















Peter Paul Rubens (1577-1640) Nasceu em Siegen, Países Baixos. Quando retornou de uma de suas viagens a Itália, Rubens foi influenciado pela técnica de Caravaggio e pintou uma série de cenas noturnas A luz produzida pela chama da vela ilumina as faces do menino e da senhora e mostra o contraste entre a face lisa do jovem e as rugas da mulher. Old Woman and Boy with
Candle (1616-1617). Mauritshuis, the Royal Collection. A obra pertencia à coleção particular do próprio artista.
















George de La Tour (1593-1652) Nasceu em Vic-Sur-Seicle, França. Nada se sabe sobre sua formação artística. Há informação sobre o início da carreira em 1620, em um ateliê na cidade de Lunéville. Em 1638, foi nomeado a Pintor do Rei. Começou como pintor barroco, mas influenciado por Caravaggio, ligou-se a técnica do claro e escuro. Seus temas prediletos foram as cenas religiosas e as do dia a dia de sua cidade. Em Repenting Magdalena (1638-1643) do acervo do Metropolitam Museum of Art, Nova York, ele representou Magdalena de perfil com vergonha de seu passado. Ela não encara o espectador nem o espelho. o que coloca em evidência a vela acesa. Os objetos sobre a mesa indicam ter ela abandonado as coisas materiais. Há discussões sobre o significado do crânio, poderia equivaler ao perdão ou a morte de Cristo. George de La Tour fez quatro representações sobre o mesmo tema.











Gerard Honthorst (1590-1656) Pintor holandês da época de ouro da Escola de Ultrecht. Foi à Itália em treinamento e recebeu influência de Caravaggio, sendo o grande nome do claro/escuro da Holanda. The Matchmaker (1625) Museu Central de Ultrech, Holanda.




Sugestão: Chagall/Jackie Wellscholler _ Editora Globo, 2009.














http://marciofo.blogspot.com/ O blog da arte.








Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now