domingo, 22 de agosto de 2010

Imagem Semanal Flauta



















"Nem sempre a pintura precisa de um tema"


Eugene Delacroix















Sir Anthony van Dick (1599-1641) Marsyas Kneeling with Flute National Gallery, Sternberg Palace, Praga. Grande pintor flamengo do século XVII. Iniciou seu aprendizado em Antuérpia com van Balen. Abiu um ateliê com Brughel, o jovem. Estudou com Rubens o grande nome da pintura flamenga. Em 1620, passou um ano em Londres a serviço de James I. Foi para Itália aperfeiçoar-se, onde permaneceu por seis anos. Em 1632 até sua morte estabeleceu-se em Londres sob os auspícios de Charles I. Desenvolveu uma incrível perícia em retratos. Recebeu o título de cavaleiro. Marsyas figura da mitologia grega, com sua bizarra aparência segura em sua mão direita a flauta com que desafiou Apolo para um duelo musical.













Gerrit Dou (1613-1675) A Young Artist Sketching Nasceu em Leiden. Pintor egravador flamengo. Estudou com Rembrandt. Seus temas preferidos foram naturezas mortas, pequenos objetos domésticos, retratos e cenas bíblicas. Imortante pintor da Escola de Leiden.



































Giacomo Ceruti (1698-1767) Young Man Playing Flute. Museo Civico Luigi Baelo Nasceu em Milão. Sua atividade maior foi em Brescia. Pintor italiano barroco. Seus temas preferidos natureza morta, cenas religiosas e pintura de gênero.



































Ferdinand Vitor Eugéne Delacroix (1798-1863) Museu do Louvre. Nude Man Playing Flute and Leaning his Head on one Shoulder. Maior pintor do Romantismo francês. Começou seus estudos com Guerrin, depois entrou par École de Beaux-Arts, Paris. Pintou diversos temas políticos. Numa viagem ao Marrocos encantou-se com o exotismo e a luminosidade do lugar, daí surgiu alguns trabalhos mostrando a cultura árabe. Decorou o Palácio de Luxemburgo e a biblioteca de Saint Sulpice. Realizou ilustrações para Macbeth e Hamlet e também para Sir Walter Scott e Lord Byron. No final da vida isolou-se em seu ateliê.











Marc Chagall (1882-1985) Litografia colorida. Coleção particular. Woman Playing Flute (1957) Chagall nasceu em Vitelbsk, Bielorrússia de uma família judia. Começou seus estudos com um professor de sua cidade. Entrou para a Academia de Arte de São Petersburgo, quando aprendeu russo, até então só falava iídiche. Mudou-se para Paris, onde teve contato com os vanguardistas. Voltou para São Petersburgo e, após a vitória da Revolução Socialista foi nomeado comissário para artes. Um desentendimento com o poderoso artista Malevitch o fez perder o cargo. Retornou a Paris até exilar-se nos Estados Unidos para fugir do nazismo. Após a guerra, retornou a França e instalou-se em Saint Paul-de-Vince até sua morte. Chagall foi um dos maiores artistas ligados ao Surrealismo. Trabalhou com cerâmica e com vitral para os templos judeus. Ilustrou a Bíblia, as Fábulas de La Fontaine, alma morta de Gogol. Fez os cenários para o balé O Pássaro de Fogo de Stravinsky. Em 1977, foi agraciado com a Grã Cruz da Legião de Honra da França.






































Pier Paolo Calzolari (1943-) Nasceu em Bologna. Ligou-se ao movimento de Arte Povera italiano. Utiliza em suas obras materiais orgânicos associados a instrumentos tecnológicos. Com isso discute a passagem do tempo e a integração entre o natural e aquilo feito pelo homem. Esteve na Bienal de Paris, São Paulo e Veneza. Um Flauto Dolce Per Farm Suonare Sommung Goetz, Munique. Uma flauta moderna repousa sobre um apoio no qual estão escritos em alto relevo o nome da obra, um fio liga aos auto-falantes.


















Sugestões: http://www.recordehomepage.net/






Chagall Amor e Exílio/Jackie Wullschlager _ Editora Globo, 2009.













http://marciofo.blogspot.com/ blog sobre arte.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now