terça-feira, 29 de junho de 2010

Diego e Frida Uma História de Amor.

Diego Rivera (1923-1928) Detalhe do mural Arsenal Ministéri da Educação Pública, Cidade do México. Frida foi representada distribuindo armas.

Frida Kahlo Diego on My Mind (1943) ou Self Portrait as a Tebuana.

Frida Kahlo The Life Embrace of the Universe, the Earth (Mexico) Mysels, Diego and Señor Xólotl (1949).



Diego Ribera (1947-1948). Detalhe do mural Sonho de uma Tarde Dominical no Parque Alameda. Hotel do Prado. A morte ladeada à esquerda por Fida e Diego de calças curtas e à direita pelo desenhista José Guadalupe



Frida Kahlo Diego e Frida. (1931).




Retrato de Diego Rivera e Frida Kahlo.




"Serão as núpcias de um elefante com uma pomba" Comentário do pai de Frida quando soube do casamento de sua filha querida com Diego Rivera, duas vezes mais velho e tres vezes mais pesado do que ela. Foi uma história de amor registrada na obra dos dois. História triste cheia de traições, violência e desgraças, mas marcada definitivamente pela paleta de ambos os artistas os mais famosos mexicanos. Diego Rivera (1886-1957). Nasceu em Guanajuato. Estudou San Carlos Academia. Foi para Europa sendo influenciado pelo Impressionismo, Fauvismo e, principalmente pelo Cubismo. Tornou-se um dos maiores muralistas do México. Magdalena Carmem Frida Kahlo y Calderon (1907-1954) Nasceu em Coyoacón. Sua vida foi sempre trágica. Poliomielite na infância, um acidente que deixou sequelas para o resto da vida, um aborto interrompeu o seu sonho maior. Casou-se com Diego em 1929. Lésbica, traiu seu marido com Trotsky. Diego aceitava a relação dela com outras mulheres, mas não com homens. Diego a traiu com sua cunhada. Além do amor duas coisas ligaram os dois grandes artistas o comunismo e a pintura.
Diego e Frida Biografia / J.M.G. Le Clézio _ Editora Record, 2010.
Frida Kahlo Pain and Passion _ Taschen, 1993.

Nenhum comentário:

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now