quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo

Aproveito a foto das comemorações de Ano Novo na Austrália para desejar aos amigos e leitores tudo de bom em 2010. Com os agradecimentos Marcio Fonseca

Norman Rockwell

Norman Rokwell
New Year Look

Happy New Year





Norman Rokwell (1894-1978) Pintor e ilustrador americano. Aos 14 anos, começou estudar arte na Chase Art School. Completou sua formação na National Academy of Design e na Art Students Leagues. Durante quatro décadas fez a capa do The Saturday Evening Post. Fez cerca de 4000 obras originais. Entre 1925 e 1976, contribuiu para o calendário do Boy's Scout. Ilustrou cerca de 40 livros. Em 2001, retrospectiva no Guggenheim Museum of Art, Nova York. Há um museu Norman Rockwell

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Walter de Maria

The Broken Kilometer (1979) Foto: John Abbott Dia Art Foudation.

Seen/Unseen Known/Unknown Nooshima, Japão.

The Lighthtening Field (1971-72) Quemados Novo Mexico. 400 mastros de aço foram dispostos num quadrado no deserto. Os mastros transformavam-se em condutores luminosos de forças elétricas.


Walter de Maria (1935) Escultor e músico americano. Estudou Arte em Berkeley na Universidade da Califórnia. Influenciado pelo Dadaísmo. Aborda a relação entre a obra e o lugar. Foi um dos mais importantes participanes da Land Art.

DASARTES Artes Visuais em Revista

O número 7 da revista está nas bancas, comemorando um ano de existência, com uma bela obra de Gonçalo Ivo como capa. O destaque é a entrevista da crítica e escritora Rosalin Krauss. Outra reportagens: Vito Acconci, Ser um artista jovem no Brasil, Ricardo Basbaum, A quem pertencem as obras confiscadas na 2a Guerra, Mestre Vitalino, Paula Rego e Residências Artísticas. O espaço ocupado antes por Raul Mourão, será por um período de um ano de Guy Amado, que promete "comentários sobre questões e temas relativas a produção artística e seu meio". Há, ainda, uma tabela/calendário com as atrações de artes plástica no período.
Guilherme Bueno editor chefe e a Editora estão de parabéns pela qualidade dos artigos e o belo visual. Preço:$ 17,90. Venda nas bancas de jornais.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Louise Bourgeois

Arch of Hysteria (1993) Galerie Kasten Greve Foto: Allen Finkelman
Louise Bourgeois (1911-) Artista e escultora nascida na França e radicada nos Estados Unidos. Seu sucesso começou tarde, quando já estava instalado em Nova York. É considerada uma das mais influentes artistas da atualidade. Em 2005, a Tate Gallery fez uma retorspectiva sobre sua obra.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Fernand Léger


A Grande Parada (1954) Guggenheim Museum of Art, Nova York.



Acrobatas at the Circus (1918) Öffenfliche Kunstsmmlum Basel





Still Life with Berr Mug (1921)



Jules-Fernand-Henri Léger (1881-1954) Pintor, desenhista e gravurista francês ligado ao Cubismo. Estudou na Escola de Arts Decorativas. Foi aluno de Gérôme e da Academie Juliard. Conviveu com Chagal, Picasso e Braque e abraçou o Cubismo. Serviu na Primeira Guerra Mundial a após a baixa executou alguns trabalhos com máquinas mecânicas. Na Segunda Guerra, mudou-se para os Estados Unidos, onde foi professor em Yale. Retornou a França e filiou-se ao Partido Comunismo. Recebeu o prêmio da Bienal de São Paulo. Um dos seus temas preferidos foi o circo.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Yayoi Kusama

Ascenssion of Polka Dots (1996) Bienal de Singapura.
Instalação com espelhos e manequins MCA


Na comemoração dos 100 anos da AUDI ela foi convidada para decorar um dos carros


Produziu uma série limitada para telefones celeulares.


Yayoi Kusama (1929) Nasceu em Matsumoto no Japão. A doença, transtorno obsessivo compulsivo, começou na juventude quando ela tinha visões de pontos, flores e redes. A partir dos pontos, ela construiu uma significativa obra. Está ligada a Arte Conceitual e a POP Arte. Em 1958, após longa correspondência com Georgia O'Keef mudou-se para Nova York, onde desenvolveu brilhante carreira produzindo objetos, quadros, instalações e preformances. Participou das Bienais de Vnenza 93,98,99 e de Singapura. Foi a primeira mulher a receber o Praemim Impreriale importante honraria dada aos artistas japoneses. Em 1968, retornou ao Japão, internando-se, por vontade própria, numa casa para doentes mentais. Continuou a produzir.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Jennifer Allora Guillermo Calzadilla

Jennifer Allora e Guillermo Calzadilla

Under Discussion. (2005) DVD Brooklin Museum.

Land Marks (2005)


Hoppe Hippo (2005) Instalação performance. Bienal de Veneza.



Jennifer Allora (1974) Nasceu na Filadelfia. Guillermo Calzadilla (1971) Nasceu em Cuba. Vivem e trabalham am Porto Rico. A colaboração dos dois artistas começou em 2005. Fazem arte conceitual e abordam temas sociais e políticos. Instalações;vídeos;performace; esculturas e fotografias. Participaram da Bienal de Veneza e do Mercosul



Ice Cream _ Phaidon, 2007.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Petrus Christus

Portrait of a Carlthusian (1446) The Jules Boch Collection. O retrato é em 3/4 sob um fundo avermelhado está a figura de um religioso desconhecido. O motivo do halo dourado, atestado de santidade é desconhecido. A face e o hábito estão bem iluminados. Um inseto desenhado sobre a moldura remete a um talismã para proteção ou a momento mori. O nome e a data estão gravados em Latim.
Petrus Christus pintor flamengo radicado em Bruges. Nasceu perto de Bruxelas entre 1410/20 e morreu em Bruges em 1473. Alguns consideram ter ele trabalhado no ateliê de van Eyck, outros acreditam ter sido um pintor independente. Fez sucesso e recebeu o título de Mestre de Bruges.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A Ceia em Emaús Caravagio


Michelangelo Mersi Caravaggio (1573-1610) A Ceia em Emaús (1601) Gallery National, Londres. Caravaggio ficou órfão ao 11 anos. Começou seu aprendizado com Simone Petrarca em Milão. Desentendimentos ocom o professor o levaram para Roma, onde sob o patrocínio do Cardeal Francisco del Monte iniciou sua carreira. Caravaggio criou o Tenebrismo, o fundo da tela escuro com a luz incidindo sobre a cena principal. Usava como modelo pessoas das ruas de Roma. Em a Ceia de Emaús mostra uma cena bíblica em que depois da Ressureição, Cristo sai de Jerusalém e é acomapnhado por dois seguidores. Ao chegar em Emaús, Cristo revelou-se abençoando a refeição. O pão e vinho fazem referência à Comunhão.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Ernesto Neto

While Nothing Happens (2008) Macro Museum, Roma

Esqueleto Glóbulos (2001) Thyssen-Bornemisza Art Contemporary


Just Like Drops of Rain, Nothing (2002) Contemporary Art Space





Ernesto Neto (1954) Começou sua formação na Escola de Artes Visuais Parque Lage com Jaime Sampaio e Goldberg. Posteriormente no MAM com Roberto Moriconi e Cleber Machado. Suas esculturas ou instações são feitas de lycra, algodão e poliomida preenchidas com chumbo, cravo, canela, ervas, miçangas e espuma. Há, em sua obra, uma referência ao corpo humano. É um dos mais destacados artistas brasileiros no exterior. Participou das Bienais de Veneza, São Paulo, do Mercosul. Suas obras estão nos maiores museus do mundo.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Imagem Semanal As mãos

Em www.imagemsemanal.blogspot.com o tema é sobre As Mãos com obras de Keith Edmier/Farrah Fawcett, Douglas Gordon, Escher, Alfred Sieglitz; Leonardo da Vinci e Dürer.

Disney Christmas Song

Para nossos leitores Feliz Natal

Marepe

Sem título (2008) Galeria Luisa Strina
Cabeça Acústica (1966)



Mudança


Touxa 04



Marepe diante de uma instalação. Neis Andres/A.E.




Marepe Marcos Reis Peixoto (1970-) Santo Antônio de Jesus, Bahia. Artista de projeção internacional graduou-se na em Artes Plásticas da Universidade da Bahia. Estudou Escola de Belas Artes em Salvador. Ganhou bolsa para aperfeiçoar-se na Alemanha. Os temas de Marepe estão vinculados à sua terra e à cultura afro brasileira. Ele usa com frequência objetos do dia a dia em suas instalações. Participou das Bienais de São Paulo, Sidnei, Instambul, Veneza e do Merco Sul. Fez exposições no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, PS1 Art, Centro George Pompidou e Tate Gallery. É representado pela Galeria Luisa Strina.

Art Now Vol. 3 _ Taschen, 2008.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Museu de Évora Portugal

Busto Feminino (Século II d.C) Mármore.


D. Afonso VI, infante Avelar Ribeiro





Cordeiro Místico Agnus Dei (1630-1634) Josefa de Óbidos.



O edifício do Museu de Évora funciona desde 1943 no antigo \palácio do Bispo datado da idade média. Sob seus alicerces, descobriu-se parte do Fórum Romano, habitações do período islâmico e sepulturas medievais. Seu acervo tem cerca de 20 000 peças. O museu organiza exposições de arte contemporânea e fotografias.
É incrível coo numa pequena cidade de Portugaal, assim como em outros países da Europa, é possível encontrar museus bem conservados, com acervo significativo e organização de exposições periódicas, algo impossível em nosso país, onde os museus, mesmo nas grandes cidades, não tem política de conservação e muito menos de aquisição de novas peças para seu acervo.









sábado, 19 de dezembro de 2009

Sui Jianguo Artista Contemporâneo Chinês

Sem Titulo

Jurassiac Age (2006)




Suit Legacy Mantel (1996)



Sui Jiango (1956-) Proveniente de uma família de trabalhadores, onde a mioria dos membros não sabia ler. Estudou Strandang Art School e fez o Mestrado em Arte na Central Academy of Fine Arts, Beijing. Sua obra refere-se a situação política da China.
Artists in China _ Verbavolant, 2007.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sandro Botticelli Obra religiosa

Adoration of the Magi (1481-82) National Gallery of Art Washington.

Coronation of The Virgin (San Marco Altarpiece) (1490-1492) Gallerie Uffizi, Florença.

Madonna of Pomegranate Madona and Child and Six Angels (1487). Gallerie Uffizi. Florença.


Sandro Botticelli (1445-1510) Um dos mais importantes pintores da Escola Florentina do renascimento. Foi aprendiz de Fra Filippo Lippi e Verrocchio. Aos 20 anos já tinha seu próprio ateliê. Foi patrocinado pela família Médici, que governava Florença. Nesse período, seus temas preferidos eram pagãos. Foi convidado pelo Papa Sisto IV para trabalhar, juntamente com Ghirlandaio, Perugino, Cosimo Rosseli e Luca Gignorelli, na elaboração dos afrescos da Capela Sistina. Após a morte de Lourenço Médici, por influência do beneditino Savonarola, Botticelli passou a produzir sua extraordinária obra sacra.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Lucien Freud

Fotografia de Lucien Freud
Man in Chair Coleção Thyssen- Bornemisza. Retrato do Barão Thyssen Bornemisza.



Large Interior W.9(1973) Coleção particular.


Benefit Supervisor Slleping (1955) Obra com preço recorde.



Lucien Freud (1922-) Nasceu na Alemanha. Em 1933, sua família mudou-se para o Reino Unido. Estudou na Goldsmith School. Recebeu a cidadania britânica. No início, seus trabalhos referian-se ao Surrealismo. A partir de 1950, dedicou-se aos retratos e nús utilizando-se de maiores camadas de tintas. Ganhou o Turner Prize de 1989. Teve retrospectiva na Tate Gallery. Recebeu encomenda para retratar a Rainha Elizabeth II para sua coleção particular. Um dos seus quadros foi vendido pela Christie's por 33,6 milhões de dólares. Sua vida pessoal é complicada, estima-se que tenha cerca de 40 filhos reconhecidos. É neto do pai da Psicanálise Freud.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Christimas Tree Tate Gallery


Em 1997, a artista Fiona Banner foi convidada para fazer a tradicional árvore de Natal da Tate. O título Peace on Earth.

Pieter de Hooch

Figures Drinking in a Courtyard (1658) Coleção particular.
Card Players (1658) The Royal Collection Her Majesty Queen Elizabeth II.



Woman Drinking with Soldier (1658) Museu do Louvre.


Pieter de Hooch (1629-1684) Um dos maiores nomes da pintura de gênero da Escola de Delft na Holanda. Foi contemporâneo de Vermeer. Morreu insano num hospício. Há 84 pinturas atribuidas a ele.
Pieter de Hooch 1629-1684 _ Peter C. Sutton: Yale University Press, 1998.

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now