segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Otto Dix

The Dancer Anita Becker (1925) Kunst Museum Stuttgard.

Portrait Dr. Mayer Hermann (1726) MOMA.


Tripitico La Guerra Museu de Dresden.

Transport of the Wounded (1921) Göthe Institute.








Otto Dix (1891-1969) Pintor expressionista alemão. Estudou na Escola de Dresden de Arte e Ofícios. Serviu na 1a Guerra e após a paz sua obra tornou-se contra a violência. Quando Hittler assumiu o poder, foi demitido e teve obras destruídas. Foi preso e acusado de participar do atentado contra o Führer. O retrato do Dr Mayer trouxe lhe grande prestígio e muitas encomendas.

domingo, 29 de novembro de 2009

Jorge Machi

La Ascención Instalação Bienal de Veneza. Oratório de San Filipo. Cama elástica com o mesmo formato do desenho do teto. Som de peça para viola da gamba e cama elástica. Na abertura, performance de um atleta.

Noturno Variação sobre o Noturno No 1 de Erik Satie (2002) Coleção do Artista.

Dollelgänger (2005)






Jorge Machi (1963) Nasceu em Buenos Aires, onde vive e trabalha. Cursou a Escuela de Bellas Artes de Buenos Aires.Usa a cidade e o cotidiano como elementos para suas obras. Há interação delas com a música e a escrita. Desenhos, vídeos, objetos e instalações. Participou das Bienais de São Paulo, Veneza, Istambul, Cuba e do MercoSul.




Jorge Machi _ 6o Bienal do Mercosul, 2007.




sábado, 28 de novembro de 2009

Gabriel Orozco

Pind Pond Table (1998) Coleção particular

Balloon long (2001)


My Hands are My Hearts (1991) Marion Goodman Gallery.





Gabriel Orozco (1962-) Nasceu em Vera Cruz, México.Estudou na Escuela Nacional de Artes Plásticas, México e no Circulo de Bellas Artes de Madrid.Usa a paisagem urbana e os objetos de dia a dia para converter noções convencionais em realidades diferentes. Participou da Documenta de Kassel XI com obras de cerâmica caracteristícas de seu país e das Bienais de Venez e do Whitney Museum. Retrospectiva no MOCA de Los Angeles. Mora e trabalha em Nova York, Paris e Cidade do México.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Damián Ortega

Controller of Universe (2002) PS1 Art Contemporary.

Cosmic thing (2002) VW Beetle Institute of Contemporary Art, Filadélfia.



Elote (2005) Espiga de milho e tinta.


Extensión, construciones (autoconstrución) Fotografia Inhotin.







Damián Ortega (1967-) Nasceu no México. Trabalha Na Cidade do México e em Berlim. Usa objetos comuns do dia a dia para ciar suas obras.Participou das Bieneis dae São Paulo e Veneza e da Documenta de Kassel. Suas obras estão nos maiores museus do mundo. Trabalha com objetos, instalações, fotografias, vídeos e esculturas.
Art Now _ Taschen, 2002.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Diego Velázquez

O Vendedor de Água de Sevilha (1623) Wellington Museum, Londres. Toda sua maestria é mostra na apintura, a diferença entre o barro, a cerâmica e o vidro, os rasgos das roupas e as feições dos moradores de Sevilha transformados em modelos são atestados de sua grande habilidade como pinor.


Retrato da Infanta Margarita (1953) Museu de Kiev.




Diego Velázquez (1599-1660) Pintor barroco espanhol. Foi aluno de Francisco Herrrera e Francisco Pacheco. Nascido em Sevilha mudou-se para Madrid e tornou-se pintor do rei. Foi amigo de Rubens, que o estimulou a visitar a Itália. Foi influenciado por Ticiano e a escola veneziana. Recebeu o título de cavaleiro da Ordem de Santiago.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mark Dion

Tate Collection Dig (2001) É o seu trabalho mais importante. Com um grupo de colaboradores recolheu o lixo do rio Tâmisa em frene a Tate Gallery e construiu dois moveis para mostra os achados.

Polar Bear and Toucans from Amazon to Svolbard (1999) Tania Banak Gallery

Providence Cabinet (2001)






Mark Dion (1961-) Artista americano. Graduou-se e recebeu o Doutorado Honorário da University of Hartford School. Usa noções científicas em suas instalações. Sua obra engloba as fronteiras entre história natural, a ciência e a arte. É professor da Columbia University.
Mark Dion _ Phaidon, 1997.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Livro de Artista tema atual e que ganha vulto entre os artista será abordado no Curso: Estratégias do livro de artista em Belo Horizonta

Nan Goldin Fotógrafa

Misty and Paulette in a Taxi (1991) Tate Gallery, Londres.

Greer and Robert on the Bed (1982) Guggenheim Museum, Nova York. A solidariedade do companheiro que vê o parceiro no estágio final da AIDS.




Nan Goldin (1953-) Fotógrafa americana nascida em Washington. Graduou-se na School of the Museum of Fine Arts e na Tufts University ambas em Boston. Instalou-se em Nova York. O interresse maior do seu trabalho é a sua própria experiência pessoal documentando seus amigos das comunidades Gay e Trnasexual e o cenário new wave punk. Em 1991, instala-se em Berlim com bolsa de estudos. Atualmente vive e mora em Nova York e Paris. Seu trabalho ampliou-se para cenas ao ar livre e naturezas mortas. Fez retrospectiva no Whitney Museum of Contemporary Art, Nova York e o Center George Pompidou.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Antonio Dias

Sem título (2006) Coleção Particular. Foto:Andrew Kemp


The Days as a Prisioner (2004) Coleção Particular

Nota sobre a Morte Imprevista (1965) Coleção do Artista.

Antonio Dias Bienal de São Paulo



Antonio Dias (1944-) Nasceu em Campina Grande, veio para o Rio de Janeiro e nos anos 60 participou de importantes exposições. Tornou-se artista de renome internacional dividindo seu tempo entre Milão e Rio. Trabalha com desenho, pintura, instalações, objetos,vídeos e filmes.

Aproximações do Espírito POP 1963 1968 Waldemar Cordeiro/Antonio Dias/Wesley Duke Lee/Nelson Leirner _ MAM São Paulo, 2003.
Antonio Dias Trabalhos 1965-1999 _ Cosac & Naify, 1999.

domingo, 22 de novembro de 2009

Rafel Sanzio Auto-retrato

Auto-retrato (1505/1506) Galleria degli Uffizi Pintado quando o artista tinha 23 anos. Roupas modestas e poderia ser identificada algumas características de melancolia e insegurança.

Rafael Sanzio (1483-1520) Aos onze anos, após a morte dos pais, foi entregue a Perugino. Logo, superou o Mestre. Aos 17 anos recebeu sua primeira encomenda. Foi, ainda, arquiteto.Substituiu Bramante na construção da nova Basílica de São Pedro. Morreu aos 37 anos e foi sepultado no Panteão local de heróis.

sábado, 21 de novembro de 2009

Marina Abramovic´

Shoes for Departure (1991) Enter the shoes with bara feets; eyes closed; motionless; departure

The Family (2008) Fotografia.



Marina Abramovic´ Merry Christimas (2008) MOMA





Barroque Balkans Com três projetores mostrando imagens dos pais etrês bacias de cobre com água, Marina limpa 1500 ossos de gado cantando canções de sua infância. É uma alusão a limpeza étinica ocorrida na guerra dos Balcans. Com o trabalho recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Veneza.







Marina Abramovic (1964-) Performer. Nasceu em Belgrado, na atual Sérvia. Seu tio avô foi patriarca da Igreja Ortodoxa da Sérvai a após sua morte foi feito santo. Seus pais eram militares, quando seu pai deixou a família, sua mãe criou a e ao seu irmão com uma rígida disciplina militar. Estudou na Academy of Fine Arts de Belgrado e concluiu a pós graduação na Academy of Fine Arts de Zagreb. Mudou-se para Amsterdam. Vive em Nova York. Marina e seu companheiro Yula trabalharam juntos explorando os limites do corpo. Em Lovers cada um partiu de um ponto oposto da muralha da China e ao se encontrarem acabaram a relação. Recebeu o Leão de ouro da Bienal de Veneza e foi convidada de honra para Bienal de Florença.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Coletiva no Espaço Crãnio


Sérgio Camargo

Relief Leiloada pela Sotheby's alcançou o maior preço do artista.

Sem título A obra participou da Bienal do MercoSul. Studio Art



Large Spitit Relief No 34/7/74 (1964) Tate Gallery, Londres.





Sérgio Camargo (1939-1990) Escultor brasileiro. Estudou na Academia Altamira de Buenos Aires com Lúcio Fontana e Emilio Pittorutti. Mudou-se para Paris, onde cursou Filosofia na Sorbone. Teve contato frequente com Brancusi e Jean Arp. Suas obras são abstratas e construídas com cones e esferas de madeira polida e pintadas de branco ou em mármore de Carrara. Participou das Bienais de São Paulo, Veneza, Paris, do MercoSul e da Documenta de Kassel. Foi premiado como melhor escultor Nacional (Bienal de São Paulo) e recebeu o prêmio Internacional de Escultura (Bienal de Paris). Sua obra Relief foi vendida em leilão da Sotheby's por R$ 2700 000,00.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Roy Decarava Fotógrafo

John Coltrane










Roy Decarava (1919-2009) Fotógrafo afro americano. Nascido no Harlen retratou a vida do bairro, fotografou figuras importantes do Jazz. Estudou na Cooper Unon e no Harlen Art Center. Foi o primeiro negro a receber bolsa da Guggenheim Foudation e a receber o prêmio National Medals of Arts. Publicou com o poeta Langston Huges o livro The Sweet Flypapers. Deixa um legado da vida no Harlen com fotos em branco e preto. Uma das características de suas fotos era o retrato com pessoas de costas. Realizou retropespectiva no MOMA.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

René Magrite

Infinite Gratitude (1963) Galéria Isy-Brancot

El Maestro de Escuela Coleção particular.




Vacacionnes de Regel (1958)





René Magrite (1898-1967) Foi o grande nome do Surrealismo belga. Estudou na Academie Royale de Beaux-Arts, Bélgica Esteve em Paris e integrou-se com o grupo de André Breton e Salvador Dali e Marcel Duchamp.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Clementino Fraga Filho Depoimento de um Médico Humanista


Organizado por Flavio Coelho Edler e publicado pela Editora FIOCRUZ será lançado o livro Clementino Fraga Filho depoimento de um médico humanista. A coletânea de assuntos abordados no leva a reflexão sobre a evolução da Medicina e do ensino médico. Informações importantes, documentos, fotos enriquecem o livro. Parabéns a Flavio Coelho Edler e ao Professor Clementino Fraga Filho por essa contribuição à memória da história da Medicina.

Os interessados poderão encontrar maiores informações e aquisição do livro na Editora Fiocruz 21 38829039 editora@fiocruz.br

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now