sábado, 31 de outubro de 2009

Dürer e os animais

Cabeça de Morsa (1521) British Museum, Londres.


Squirrels


A Young Hare (1502) Graphische Sammlung Albertina, Viena



An Owl (1508) Graphische Sammlang Albertina, Viena.






Rhinoceros (1515) British Museum



Albrecht Dürer (1471-1528) Foi um dos mais notáveis pintores e gravuristas da Alemanha. Além de responsável pela Renascença do Norte, foi um intelectual interessado especialmente em matemática. O mais famoso dos seus bichos foi o rinoceronte, pintado por informações, pois ele nunca viu o animal, morto durante a viagem.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Galeria Motor Submarino


Uma galeria virtual chamada Motor associou-se ao Submarino para comercialização de arte contemporânea. Veja o convite

De Kooning



Sem título de 1982.
Willen De Kooning (1904-1997) Nasceu em Rotterdan. Estudou na Rotterdan Academy of Finr Arts and Techniques. Em 1929, imigrou para os Estados Unidos, onde viveu um período de extrema pobreza. Mais adiante, instalou-se em Nova York e tornou-se amigo de D. Grahan e Ashile Gorky esse último com significativa influência em seu trabalho. De Kooning tornou-se um dos principais nomes do Abstracionismo Americano e seu tem predileto foi a mulher. Nos últimos anos de vida, foi diagnosticado com Doença de Alzheimar e, continou a pintar, mas suas obras perderam a intensidade. Para alguns, as alterações mentais seriam consequência do alcolismo crônico.
Waldman D. _ Willen De Kooning _ New York: Harry N. Abrams Inc., Pubblishers, 1987.


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

John Currin

The Dames (2006) Gagosian Gallery

Thanksgiven (2003)
Skinny Woman (1992)






John Currin (1962-) Pintor figurativo americano conhecido por retratar mulheres com distorções do corpo. Seus modelos vão desde a arte clássica até imagens de revistas de moda. Há forte conotação sexual em seus trabalhos. Formou-se pela Carnigie Mellon University e recebeu o título de Mestre da Yale University. Teve individuais no Museum of Contemporary Art, Chicago, Serpentine Gallery, Londres e Whitney Museum of American Art, Nova York. Vive e trabalha em Nova York. Para alguns, a pintura de Currin é politicamente incorreta em relação à mulher.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Frick Collection


Titian (1477-1576) Portrait of a Man with a Red Cap (1516)

Hans Holbein The Younger (1494-1543) Portrait of Thomas Moore

Duccio di Buonisegna Tentation of Christ (1527)


Frick Collection Fachada da 5a avenida.



Frick Collection é um museu e biblioteca localizada na 5a Avenida em Nova York. A belíssima casa foi residência Henry Clay Frick (1849-1919) e tornou-se uma galeria pública, após sua morte, para abrigar a esplêndida coleção de arte. Além das pinturas e desenhos, encontram-se porcelanas, pratas, tapetes, livros raros, esculturas e mapas preciosos. Exemplos de algumas preciosidades da coleção.
The Frick Collection Guide to the Galleries, 1979.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

An African-American Legacy Lost to the Flames Art in America

Kerry James Marshall Power to the People (detalhe) 2005

Hank Wills Thomas Basketball and Chain (2003)

Peggy Cooper Cafritz em sua casa entre algumas obras.


A edição de outubro da Art in America traz a reportagem sobre o incêndio ocorrido em 29 de julho na casa de Pegy Cooper Cafritz em Washington D.C., que destruiu a coleção de arte contemporânea afro-americana. A coleção tinha cerca de 300 obras incluindo nomes como Kara Walker, John Biggers, Nick Cave, Meshac Gaba, John Alexander, John Baldasari, Chuck Close, Kerry James Marshal, Sonia Gomes, Hank Wills Thomas e Nelson Leirner. Cafritz é conhecida pelo apoio dado a jovens artistas e por apoiar a igualdade racial. É notável seu empenho pessoal em melhorar a qualidade do ensino público em Washington.



Fonte: Art in America Insight October Stephanie Cash, 2009.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Professor Clementino Fraga Filho Livro


A Editora Atheneu convida para o lançamento do livro Evocações do Professor Emérito da UFRJ Clementino Fraga Filho na Livraria Argumento, dia 28 de outubro de 2009 às 19 horas.

Professor Clementino Fraga Filho aos 92 anos anos é o exemplo maior do médico, professor, administrador, pesquisador e educador. Ex Reitor da UFRJ, ex Diretor da Faculdade de Medicina, Presidente da Comissão de Implantação do Hospital Universitário e seu primeiro Diretor Geral por oito anos, Membro da Academia Nacional de Medicna e ex Presidente da ABEM e Chefe da 4a e 20a Enfermarias da Santa Casa de Miseiricórdia Sua longa atuação na Medicina, na Educação Médica e na Clínica Privada até hoje, influenciou inumeras gerações de médicos. Homem dotado de grande cultura, generosidade, competência e comportamento ético irrepreensível deixa registrado no livro algumas passagens de sua vida médica

http://imagesvisions.blogspot.com

O blog editado pelo fotógrafo Fernando Rabelo comemora dois anos de existência. Numa mensagem enviada aqueles que acompanham, ele fala da luta e dificuldades para fazer algo de qualidade. O blog é atualizado diariamente, com fotos e explicações claras e didáticas. O texto correto e os assuntos variados nos dão a possibilidade de aprender muito sobre fotografia. Cunprimento Fernado pelo bela contribuição ao enriquecimento da cultura em nosso meio.
http://imagesvisions.blogspot.com/

Goya e a tapeçaria

The Straw Man (1791) UCLA at the Armand Hammer Museum of Art and Cultural Center, Los Angeles.


The Seesaw (1791-1792) Philadelphia Museum of Art.


Winter (The Snowstorm) (1786) The Art Institute of Chicago



Francisco de Goya (1746-1792) Goya desenhou cerca de quarenta cartões para modelos de tapeçarias da Royal Tapestry Factory. Elas seriam usadas para decoração do Palácio Pardo. Foi o início da carreira de Goya até a chegar a Pintor do Rei e escrever seu nome entre os maiores artistas de todos os tempos. Com o tempo as tapeçarias perderam seu valor e as obras do artistas atingiram somas astrônomicas.
Goya Another Look _ The Art Institute of Chicago, 1999.

domingo, 25 de outubro de 2009

Leilão de Arte Contemporânea na Clarabóia


Felix Gonzalez Torres:America

Sem título (Perfect Lovers) MOMA, Nova York (1996)

Sem título (1988) Framed photostat. Coleção Privada.




Um pequeno livrode Nancy Spector, Amada Cruz, Suzanne Ghez e Ann Goldstein mostra a participação de Felix Gonzalez-Torres no Pavilhão dos Estados UNidos na 52o Bienal de Veneza de 2007. O stextos belíssimos acompanham a poética obra do artista tão precocemente desaparecido.
Felix Gonzalez-Torres _ United States Pavilion, 52o Venice Biennale,2007 Guggenheim MUseum, 2007

sábado, 24 de outubro de 2009

Robert Mapplethorpe

Marisol (1979)

Self Portrait
(1972)


Snakeman (1981)



Double Jack in the Pulpit (1988)





Gun Blast (1985)










Robert Mapplethorpe (1946-1989) Foi o mais polêmico fotógrafo americano. Estudou desenho, pintura e escultura no Pratt Institute. Recebeu influência de Joseph Cornel e Duchamp. Começou a fotografar em 1970 com uma Polaroide. Morou com Patty Smith durante dois anos. Adquiriu uma Hasselblad de formato médio e fotografou seus amigos, artistas, músicos, celebridades e artistas de filmes porno. Seus temas prediletos eram os retratos, os nus, as flores e a estatutária. Frequentava os clubes de orgia e sado masoquista. A parte de sua obra homoerótica foi combatida no Senado. Em 1988, o Whitney Museum of American Art realizou sua primeira retrospectiva. Um ano após, morreu em consequência de complicações da AIDS. Ele criou a Robert Mapplethorpe Foundation para promover a fotografia e apoiar pesquisas médicas sobre AIDS.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Arte Colombiana 1948-1965

Alejandro Oregón (1920-1992) Massacre de 10 de Abril (1948) Coleção Sociedade Colombiana de Arquitetos.

Fernado Botero (1932-) Bispos Mortos (1958) Coleção Museo Nacional.

No Centro Cultural FIESP_Ruth Cardoso Galeria de Arte do SESSI Av. Paulista 1313, está a exposição Arte Colombiana 1948-1965, período marcado pelos acontecimentos derivados do assassinato de Jorge Eliécer Gaitán líder popular liberal, o que levou conflitos entre os simpatizantes dos partidos Liberal e Conservador.A partir daí, houve a paralização do apoio oficial à arte e os artistas se articularam para dar continuidade às suas atividades. Além de Botero e Alejandro Obregón, há obras de Luis Angel Rengifo, Ignacio Gómez Jamarillo;Beatriz González; Lucy Tejada; Hernanda Tejada; Cecília Porras;; Marcos Ospina; JUdith Márquez; Gonzalo Ariza.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MASP

François-Hubert Drouais (1727-1775) O Duque de Barry e o Conde de Provença quando criança (1757)



François Clouet (1510-1572)) O Banho de Diana (1545) da exposição A Arte do Mito.



Walter Evans Portait of Allie Mae Burroughs. Alabama (1936) Retrato da depressão.






Walter Evans (1903-1975 Retrato



O Museu de Arte de São Paulo localizado na valorizadíssima Avenida Paulista num belo prédio é sem dúvida o melhor museu brasileiro. A nova direção e, uma visão diferente da curadoria tem procurado mostras o magnífico acervo por assunto e não mais por período ou países. Atualmente da coleção permanente há duas exposições extraordinárias, Olhar e Ser Visto compostas de retratos e A Arte do Mito com episódios mitológicos descritos sob a ótica de diferentes artistas. Ambas organizadas por Teixeira Leite. Há, ainda, uma exposição temporária do fotóografo americano Walker Evans. Quem for a São Paulo nada perderá com a visita ao MASP.
Olhar e Ser Visto _ MASP, 2008
A Arte do Mito _ MASP, 2008.
Walker Evans _ Fundación MAPFRE, 2009.

domingo, 18 de outubro de 2009

Oscar Niemeyer

Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Museu Oscar Niemeyer Curitiba
Museu Nacional Brasília.






Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho (1897-) Falar em Oscar Niemyer é falar em arte pura. Brasília é um monumento mundial. Cada obra do arquiteto é inovadora e surpreendente. Além de arquiteto ele é, ainda, desenhista e escultor. "...O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos rios, nas ondas dos mar, no corpo da mulher preferida. De curva é feito todo universo, o universo curvo de Einsten".
Fonte: Wikipépia e Carlos von Schimidt




Ao ter alta após dias de incerteza, faço uma homenagem no Dia dos Médicos ao clínico Fernando Gjorup, ao cirugião José Ribamar Saboia de Azevedo e ao cardiologista João Mansur profissionais que honram A Medicina pela sua competência, comportamente ético e dedicação e que cuidaram do Mestre.

sábado, 17 de outubro de 2009

Brassaï conversas com Picasso

Salvador Dali e Gala na casa de Picasso 1932

Picasso em seu ateliê




Brassaï 91899-1984) Fotógrafo húngaro conviveu com Picasso. Além de suas magníficas fotos, ele publicou conversas com Picasso em diferentes momentos e assuntos. O livro foi editado no Brasil pela Cosac & Naify em 2000.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cézanne e Zola

Paul Alexis Reading to Émile Zola (1869) MASP

Portrait of Émile Zola (1861)

Paul Cézanne foi um amigo muito próximo do escritor Émile Zola. Essa relação começou quando ambos estudavam no College of Bourbon. Havia em ambos interesses comuns como a literatura e poesia. Passavam o dia juntos e a ida de Zola para Paris foi uma significativa perda para Cézanne. Ele afirmou: " Desde que você partiu de Aix, meu caro, uma tristesa sombria me oprime; não estou mentindo, palavra de honra....mas até lá, gemo por sua ausência".
A amizade durou 34 anos, quando Cézanne identificou-se com um personagem e muitas passagens de sua juventude em L' Oeuvre um dos livros de Zola. A amizade terminou e nunca mais foi retomada. Cézanne escreveu a poesia para Zola.
Adeus meu caro Émile:
Não, sobre as águas móveis
Alegremente eu fujo
Como em dias de outrora.
Quando nossos braços ágeis
À maneira de répteis
Por sobre as águas dóceis
juntos iam nadando.
Adeus dias fagueiros,
Regados a bom vinho!
Pescas afortunadas
De peixes monstruosos!
Quando, na pinha pesca.
Junto à fresca ribeira
minha vara teimosa
Nada de horrível pegava.
Correspondência de Paul Cézanne _ São Paulo :Martins Fontes, 1992.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Livro de Artista

O termo Livro de Artista é de conceituação complicada. Para quem estuda o tema encontra divergências entre vários autores. No Brasil é pouco difundido,mas alguns artistas plásticos já o fizeram, geralmente em edições únicas ou pequenas. É um campo que permite uma enorme manifestação da criação. Para os interessados sugiro dois blogs:
http://gramatologia.blogspot.com de Amir Brito Cador e Http://cadernosafetivos.blogspot.com de Márcia Souza. Lá pode ser encontradas links, sugestões de editoras nacionais e estrangeiras, cursos e encontros para discussão do assunto.

Damien Hirst retorna à pintura

Vase
Skull Lemon

Damien Hirst o poderoso e polêmico artista britânico retomou a pintura. A exposição tem o título de My Love Lost, Blue Paintings. Serão mostradas 25 obras do período 2006-2008 e o local escolhido foi a Wallace Colection em Londres. Como sempre, o tema da morte permeia os trabalhos e a inauguração será em outubro.
Fonte: Raya Nirhaka. Telegraph.co.br

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now