terça-feira, 30 de junho de 2009

Nelson Leirner Estoril Open


Nelson Leirner recorre aos esportes como tema de muito de suas obras, como em Estoril Open Um jogo de duplas, numa quadra de saibro, com quatro Mona Lisa jogando. As torcedoras são figuras da Mona Lisa. Como rebater? Como aplaudir?

Hipopótomo

Magical container 1700-1500 aC Coleção Metropolitan Museum of Art. Nova York Objeto utilizado para armazenar óleos utilizados para a beleza.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Jeff Koons

Jeff Koons Artista contemporâneo americano. Koons mostra a série Popeye na Serpentine Gallery em Londres.

Mark Wallinger


Mark Wallinger (1959) Artista conceitual inglês. Fez parte da Young British Artist e participou com eles da exposição Sensation from the Saatchi Collection (1997), que lançou uma excepcional safra de novos artistas britânicos. Formou-se no Goldsmiths College.
Adjust American Flag.

domingo, 28 de junho de 2009

Janaina Tschäpe


A artista plástica Janaina Tschäpe nasceu em Munique, Alemanha. Morou até aos 11 anos no Brasil. Já fez exposições em diferentes países. No momento mostra fotografias, desenhos e vídeos na Galeria Laura Alvin Avenida Vieira Souto, 176. 3a a domingo de 13 às 21h.
Foto do trabalho Melantropics

O Caçador de Objetos

O Duelo IV O trabalho fez parte da exposição Nelson Leirner curador no Instituto Tomie Otake, São Paulo, 2004.
O Caçador de Objetos é o site destinado para divulgação dos trabalhos do artista Marcio Fonseca apresentados em exposições, salões e pertencentes a coleções particulares e do artista.


ocacadordeobjetos.blogspot.com

Imagem Semanal

O assunto da Imagem Semanal é o Retrato. http://imagemsemanl.blogspot

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Damien Hirst The Dream

The Dream um dos últimos trabalhos do artista inglês Damien Hirst. A figura mágica do Unicórnio dentro do tanque de formol. Hirst é um dos mais poderosos do mundo das artes, seus trabalhos atingem preços astrônomicos. Participou da exposição Sensation, que revelou uma nova e revolucionária geração de artistas ingleses.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

The Institute of Contemporay Art. Boston


Quando se fala na revilitação da área portuária do Rio de Janeiro, vale a pena divulgar o belíssimo edifício do The Institute of Contemporay Art na cidade de Boston. O projeto do arquiteto Diller Scofideo localiza-se junto ao pier daquela cidade e foi um enorme reforço para consagrar a modernização e revilitalização do porto de Boston.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Martha Roesler Library

Martha Roesler é conceituada artista americana nascida em 1943. Atua nas areas de vídeo, instalação e performance. É professora da Rutgers University e da Stäadelschule. Participou das Bienais de Veneza, Sidnei, Taipé, Whitney e da Documenta de Kassel. Publicou quinze livros. Num projeto com e-flux foi aberta sua biblioteca com cerca de 7000 volumes em 53 Ludlow Street Nova York. A biblioteca já foi mostrada em diferentes cidades como Paris, Liverpool, Frankfurt, Antuérpia e Edimburgo dando acesso ao público interessado a sua coleção pessoal de livros.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Younger Than Jesus Phaidon Press


O livro aborda os trabalhos de mais de 500 artistas, abaixo de 33 anos, de diferentes partes do mundo. Os editores procuraram selecionar os mais promissores atistas e por meio de suas propostas projetar o futuro da arte contemporânea. USD$ 49.95

Helio Oiticica A Pintura Depois Do Quadro


Helio Oiticica A Pintura Depois Do Quadro. O livro organizado por Luciano Figueiredo, publicado por Silvia Roesler Edições de Arte sob o patrocínio do USB Pactual aborda em quase 300 páginas a obra do artista Helio Oiticica com textos, entrevistas e fotos, permitindo ao leitor compreender de modo didático a complexa trajetória do artista. Helio Oiticica é uma referência mundial da arte brasileira. O Projeto Helio Oiticica, criado em 1981, pelos seus irmãos Cesar e Cláudio com os objetivos de preservar e divulgar as suas obras serviu como base para publicação do livro. Hélio Oiticia morrreu aos 42 anos.
Foto: wikipedia.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Virada Russa CCBB

Entre 23 de junho e 23 de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a exposição Virada Russa com 120 obras do Museu Estatal Russo de São Petersburgo com trabalhos de Malevitch, Chagal, Kandisnski, Rodchenko entre outros.
Centro Cultural Banco do Brasil Rua Primeiro de Março, 66
www.bb.com.br/cultural

domingo, 21 de junho de 2009

Imagem Semanal


O blog http://www.imagemsemanal.blospot.com/ mostra a arte em Portugal. São apresentados os artistas Grão Vasco, José Malhoa e Paula Rego e respectivas obras. Um fado inspirado pelo quadro Fado de Malhoa foi criado para a cantora Amália Rodrigues na década de 40. Fado Malhoa.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Tobias Rehberger ganha o Leão de Ouro

O artista alemão Tobias Rehberger (1966-) recebeu o Leão de Ouro, como melhor artista da Bienal de Veneza de 2009 com sua obra O que você ama também o faz chorar. Rehberger estudou com Thomas Bayerle e Martin Kippenberger. Na foto seu trabalho The Missing Colors. Vídeo. Coleção particular.

Loretta Lux Livro


O livro da artista e fotógrafa Loretta Lux em bela edição da Aperture Foudation traz um ensaio de Francine Prose com o título Imaginary Portraits. Por ele, é possível entender com mais profundidade o trabalho da artista baseado em fotos de crianças no estilo do Surrealismo. O livro na Amazon custa US$ 35.
The paper airplane (2004) Yoss Milo Gallery.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

FEIA 10 Inscrições

As inscrições para a exposição da Unicamp, Campinas a FEIA 10 foram prorrogadas. A FEIA é organizada por alunos de graduação e pós graduação do Instituo de Artes da Unicamp. Esse ano é a comemoração dos 10 anos.
Maiores infromações www.feia.art.br

Jeff Koons Puppy


Um dos mais conhecidos trabalhos de Koons foi Puppy realizado para o Guggenheim Museum de Bilbao.

Jeff Koons Livro

Jeff Koons The Post-Pop Superstar. O livro sobre a obra do artista foi lançado pela Taschen no modelo X large. A trajetória do polêmico americano está documentada com fotografias de qualidade e o texto ajuda a acompanhar as diversas séries do artista em 587 páginas. O preço na Amazon é de 75 dólares mais o frete.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Coleção João Sattamini MAC Niterói

O Museu de Arte Contemporâea (MAC) é um projeto de Oscar Niemeyer e localiza-se em Niterói. O MAC abriga parte da coleção João Sattamini com mais de 1000 obras e cerca de 300 trabalho do acervo próprio. Exposições temporárias, programas educacionais, lojas, restaurante e um visual desumbrante é programa imperdível para os amantes as artes.
Fonte: http://www.macniteroi.com.br/

Talentos da Maturidade

Sob o patrocínio do Banco Santader Brasil e Banco Real estão abertas as inscrições para 11o Concurso Talentos da Maturidade no período de 1o de junho a 14 de setembro de 2009. Os participantes deverão ter no mínimo 60 anos e as áreas são Artes Plásticas, Literatura e Música Vocal.
Informações 0800 12 0077
www.talentodamaturidade.com.br

domingo, 14 de junho de 2009

Coleção João Sattamini.

Arte e Ousadia O Brasil na Coleção Sattamini. Aprazível Edições, 2008/2009. O belo livro abrange cinco décadas, de 1950 a 1990. A cada década, há um pouco dos fatos relevantes ocorridos e a apresentação das obras dos artistas com breve biografia e respectiva foto. Embora, as informações sejam relevante, elas diminuem o espaço para fotos de maior número de trabalhos. Sente-se falta da presença alguns artistas o que é compreensível numa publicação desse tipo. O texto do crítico Luiz Camillo Osório e da jornalista Cristina Chacel auxiliam ao leitor na compreensão da construção da coleção. Há, ainda, uma rica entrevista com João Sattamini. O livro merece figurar em qualquer biblioteca de interessados em artes plásticas. O preço R$ 150,00 está adequado para qualidade da publicação.

Imagem semanal

O assunto abordado na imagem semanal é a vida obra de Edvard Munch para conferir http://www.imagemsemanal.blogspot.com/

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Puberty Edvard Munch

Em seu período em Berlim, Munch adquiriu grande prestígio. Lá ele fez a série chamada Puberty incluindo óleos, desenhos e gravuras. Sentada à beira da cama, uma jovem mostra sua ansiedade com o que estar por vir. O modelo poderia ter sido sua irmã mais velha Sofie. Munch Museum

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Katie van Scherpenberg workshop

A artista e professora Katie van Scherpenberg ministrará em seu atelier o Workshop de Materiais em Pintura. Inscrições e informações pelo telefone 21 25277653. Katie além de reconhecida artista, tem contribuido de maneira significativa para o desenvolvimento do ensino das artes plásticas brasileira. katie@domain.com.br

Museu de Arte de Ribeião Preto

Inaugurada em 10 de junho a exposição dos artistas selecionados no Programa Exposições de 2009. O Rio de Janeiro está representado pela artista Laura Bonfa Burnier.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Luiz Braga Bienal de Veneza

O fotográfo Luiz Braga (Belem 1956) será um dos representantes da delegação brasileira na Bienal de Veneza 2009. Autodidata, vive e trabalha em Belém. Seu trabalho tem reconhecimento internacional pelos muitos prêmios recebidos. Suas obras estão em diferentes e importantes museus e coleções nacionais e internacionais. Luiz Braga é representado pela Galeria Leme de São Paulo.
Vale a pena ver algumas obras no site www.luizbraga.com.br

terça-feira, 9 de junho de 2009

Delson Uchoa

Mira Chão Acrílica sobre lona.

Delson Uchôa (1956) Vive e trabalha em Maceió. Estudou pintura na Fundação Pierre Chalita e em Paris. Morou no Rio de Janeiro e participou da exposição Como vai você? Geração 80, na Escola de Artes Visuais Parque Lage, que revelou vários novos e talentosos artistas. Recebeu bolsa de estudos para a Alemanha, onde realizou exposição na Galeria Springer em Berlim. No retorno, fixou-se definitivamente em sua terra natal. Participou da XXIV Bienal de São Paulo. Representará o Brasil na Bienal de Veneza de 2009.
Fonte: http://www.delsonuchoa.com/ site desenvolvido por Murilo Uchôa Filho

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Turner Prize 2009

Roger Hiorns conorre com a instalação Seizure (Fotografia de Sarah Lee) Fonte: Charlotte Higgins guardian.co.uk

Roger Hiorns, Enrico David, Lucy Skaer e Richard Wright foram os artisas escolhidos para o Turner Prize de 2009. Eles concorrerão a 27000 euros e o vencedor será aunciado em Londres no dia 7 de dezembro. Os trabalhos serão expostos na Tate Gallery

Bienal de Veneza 53a Edição

A 53a edição da Bienal de Veneza será aberta para o público em 07 de junho e seu término está previsto para 22 de novembro. O diretor geral será o sueco Daniel Birnbaum e o tema escolhido foi Fazer Mundos. Serão representados 77 países com cerca de 80 artistas. Os grandes homengeados com o prêmio Leão de Ouro serão Yoko Ono e John Baldessari pela contribuição que deram à inovação da arte.
O curador da reresentação brasileira é Ivo Mesquita, que indicou o pintor Delson Uchoa de Alagoas e o fotógrafo Luiz Braga do Pará. Outros dois brasileiros Lygia Pape e Cildo Meireles, também, participarão, por escolha curador Daniel Bienbaum.

domingo, 7 de junho de 2009

Das Artes. Artes visuais em Revista

A revista é editada por Adolfo Montejo Navas, o que é uma garantia da qualidade das matérias abordadas. O número 3 apresenta artigos sobre Christo e Jeanne Claude, Ronaldo Barbosa, Arte de Cuba, Neoconcretismo, Mira Schendel e aborda o fenômeno Vic Muniz entre outros.
Agnaldo Farias analisa a escolha dos artistas brasileiros para próxima Bienal de Veneza.
Dasartes é bimestral e tem tiragem nacional de 8000 exemplares. O preço R$ 17,50.
www.dasartes.com

Art in America

A excelente revista Art in America era encontrada até março ao preço de R$ 38,00. No mes de abril, os distribuidores aumentaram seu preço para R$ 78,00 no momento em que o dolar teve significativa queda. A busca de lucro exagerado em nada cntribui para divulgação das artes plásticas e da cultura em nosso meio. Aguardamos uma reflexão sobre esse exagerado preço.

Santa Art Magazine

Há muito o Brasil precisava de uma revista de arte da qualidade da Santa Art Magazine. A excepcional qualidade das imagens, os textos escritos por competentes especialistas dão aos artistas e interessados em artes plásticas uma importante fonte de informações. A publicação é trimestal e, embora o preço seja de R$ 30,00, vale o investimento. O número 3 da revista mostra uma belíssima reportagem sobre a artista e fotógrafa Loretta Lux.
Edvard Munchen (1863-1944) Pintor e gravador smbolista norueguês. The Sick Child (1907) Tate Gallery, Londres. Munch representou o retrato de sua irmã mais velha e favorita, que morreu de tuberculose aos quinze anos.

sábado, 6 de junho de 2009

Bolsa Iberê Camago

Até 10/06/2009, estarão abertas as inscrições para Bolsa Iberê Camargo, os locais são:
Blanton Museum of Art/The University of Texas at Austin ou RIAA/Residencia Iternacional de Artistas en Argentina.
Inscrições e regulamnto em www.iberecamargo.org.br

Salão de Arte de Ribeirão Preto MARP

As inscrições estarão abertas até o dia 16/06/2009. As obras deverão terem sido produzidas a partir de 2007. Serão aceitas inscrições pelo Correio.
Maiores informações: MARP Museu deArte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, 323. CEP 14010-120. Ribeirão Preto SP. Tel.: 36352421
marp@cultura.prb.com.br
http://www.marp.ribeiraopreto.sp.gv.br/

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Imagem semanal

www.imagemsemanal.blogspot.com Essa semana é sobre o Museu van Gogh com suas obras e contemporâneos.

Crânio

Os novos encontros no Crânio são:

Os fundamentosda astrologia entre a ciência e arte - Claudia Lisboa.

Jung e a Física - Francisco Antonio Doria.

As palavras devem viver: Um pensamento do corpo na obra de Antonin Artaud - Alluana Ribeiro.

Informações e inscrições: Rua Pacheco Leão, 94 Jardim Botânico 31140171

ateliercranio@gmail.com



O local é espetacular, os palestrantes competentes e os preços convidativos

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Salão de Arte Contemporânea de Santo André

O trabalho Help do artista Marcio Fonseca foi selecionado parao 37o Salão e Arte Contemporânea de Santo André.

Nelson Leirner Ocupação

Neson Leiner Cadeira e tronco

Foi inaugurada, no Itau Cultural em São Paulo, a exposição do artista Nelson Leirner. Quatro trabalhos antigos são apresentados com releitura atual. O público tera a oportunidade de ver obras emblemáticas como: O porco, cadeira e tronco: matéria e forma e homenagem a Fontana. Um texto do curador Agnaldo Faria situa o espectador no objetivo da mostra. É possível ver as imagens no site http://www.itaucultural.org.br/
Foto publicada pela Folha.

Maurizio Cattelan

Maurizio Cattelan
Now